Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]

iPod + Linux = Portable Linux?

Como milhares de outras pessoas, eu também sou fascinado pelos iPod da Apple. Alguns críticos podem querer dizer que se trataipodlinux.jpg somente de outro music player, mas seu apelo vai muito além disso. O iPod é a definição de cultura pop moderna e, a despeito de precisar dele ou não, as pessoas o querem porque é realmente muito legal. Há algo errado nisso? Bom, o intereesante é que, graças ao projeto iPodLinux, até mesmo o iPod da Apple pode rodar um kernel Linuz adaptado.

Com o passar do tempo, o iPod melhora e os avanços podem ser claramente percebidos. Basta você comparar a primeira geração dos players com qualquer um dos atualmente expostos nas vitrines das lojas Apple. Não somente o tamanho do player diminuiu, mas também a capacidade de armazenamento e a vida das baterias aumentaram.

Nós constumávamos pensar que era legal ter um iPod com uma tela preto e branco que pudesse fazer calendários e listas de endereços, além de comportar músicas, mas agora dispomos de visores coloridos que podem mostrar fotos e vídeos, e até uma solução da Nike para o iPod que pode revolucionar sua malhação diária. Além disso, se os jogos antigos que viviam em nosso iPod não eram bons o suficiente para você, então você agora pode comprar os títulos mais avançados fora do iTunes. Com todas essas funcionalidades, você pode até acabar esquecendo que o iPod toca músicas também.

Apple logoBom, eu não sou o tipo de pessoa com um amor tão profundo pela Apple e tudo mais que eles fazem que eu possa fechar os olhos para os poucos avanços do iPod. Quero dizer que, se você fizer uma comparação honesta do iPod com alguns dos outros players do mercado de portáteis, você verá que certos membros dessa competição implementaram características para as quais a Apple ainda está engatinhando, tal como o suporte ao broader file format e funcionalidade FM.

A despeito desses atrasos, a Apple comanda o mercado e, muito embora alguns de seus competidores sejam tecnicamente mais robustos, isso realmente não importa no momento, porque crescer é difícil e eles ainda tem um longo caminho a percorrer. Como a Apple aprendeu da guerra dos SOs, mesmo que você tenha um serviço superior, não significa que você vai vencer imediatamente. Por exemplo, dê uma breve olhadela sobre a fatia de mercado compartilhada entre os sistemas operacionais X com aquela do Windows XP.

Parece estranho lembrar de Linux enquanto falamos de iPod, mas aqui é exatamente onde eu queria chegar. Este sistema otux.jpgperacional opensource tem sido um grande negócio para muita gente e permitiu alguns a entrar de cabeça fuçar em coisas até que estivessem plenamente satisfeitos. Usuários de Linux parecem ser capazes de perseverar sob as mais árduas circunstâncias computacionais e, diferente de alguns usuários de Windows e Mac, eles não vão desistir e pedir socorro na primeira vez que algo der errado. Pelo contrário, eles trabalharão arduamente para encontrar soluções sólidas, além de estar sempre tentando encontrar novas formas de difundir o Linux, o que significa focalizar as aplicações de uso diário para a média da população. E o que tem isso a ver com o iPod?

Ora, graças ao projeto iPodLinux até mesmo o iPod da Apple pode rodar um kernel Linuz adaptado. Ele está sendo desenvolvido há algum tempo, mas se você está interessado em tirar proveito disso, então você precisa ter um dos iPods suportados pelo projeto, o que não necessariamente inclui o último lançamento.

A interface de usuário criada para o software é chamada de Podzilla e sua habilidade em rodar diversas aplicações e módulos vai ajudar a habilitar seu iPod a fazer coisas que você nunca imaginou.Ele possui um navegador de arquivos, um interpretador BASIC e, inclusive, um emulador de Game Boy para você sair por aí jogando, e isso é só o começo: ele também lida com música. Música no iPod? Por favor, também quero!!!

Evidentemente não é algo que todo proprietário de iPod vai instalar e lidar, e eu estou certo de que é algo que não alegra muito a Apple, já que evidentemente não foi pra isso que planejaram seu produto. No entanto, para aqueles de nós contantemente ansiosos por obter mais de nosso hardware, é uma aventura divertida ver como o iPodLinux pode suplantar mesmo as capacidades de ambos, tanto do iPod quanto do Linux.

FONTE
autor: Brandon Watts
fonte do artigo: http://www.osweekly.com/

Links
iPodLinux: http://ipodlinux.org/Main_Page

Texto Livre: tradução AnaCristinaFMatte, TulioFQSantos, Anacrislima; revisão Flaviane Faria Carvalho


Leia Também



Sobre o Autor

author photo Professora da UFMG, coordenadora dos grupos SEMIOFON (pesquisa sobre fala, semiótica e fonética acústica e desenvolvimento de softwares associados) e Texto Livre (grupo de suporte à documentação em software livre, incluindo desenvolvimento de software didático). Editora da Underlinux.

Veja outros envios de acris


Envie um Trackback do seu site:

Comentarios

Comentarios estao desabilitados neste artigo.

  1. Por Marcelo Barros | novembro 6, 2006, 07:42

    Ola Cris !

    Esta frase sintetiza tudo pra mim: “iPodLinux é uma aventura divertida”. Eu cheguei a testar quase tudo que tinha nesta linha. Fui salvo algumas vezes por ter uma imagem do sistema original :-D

    Acredito que o projeto ipodlinux tem muito potencial ao agregar funcionalidades incriveis ao ipod (video para o nano, suporte a ogg e outros, teclado virtual, personalizacao, novos jogos, programas, mudancas de fontes, etc). No entanto, a “usabilidade” ainda precisa de varias melhorias. Pra quem estah acostumado com a interface do itunes/ipod, fica dificil conviver com o podzilla.

    Eu acredito que a turma do ipodlinux deveria investir em ter um ipod que toque musica de forma satisfatoria primeiro, com um bom esquema de sincronismo. Depois, viria o resto. Ai a apple teria que comecar a ficar com os cabelos em pe.

  2. Por Diogo | novembro 20, 2006, 22:20

    Pow.. eo baixei os programas na net..

    mas diz q nao tah axando o iPod…

    alguem me ajuda por favor!!

    msn> diogofermo@gmail.com

  3. Por fabio | janeiro 23, 2007, 19:35

    Estou com o mesmo problema que o Diogo… será k algum m podia ajudar??? agradeço desde ja ;)

  4. Por Tiago | junho 3, 2007, 11:15

    E ai eu sou un dos membros do ipod linux tente ver se vc eh o adiministrador do computador se naum nada funciona…..
    se quise eu t ajudo a po game boy no seu ipod….

Ultimas Noticias

Últimas dos Fóruns