Depois de algums anos de desenvolvimento a versão 1.0 do OSSEC HIDS finalmente encontra-se disponivel para download.
Algumas novidades dessa versão:
* Registry monitoring on Windows
* Dynamic/nat’ed IP addresses in the server/agent communication
* ASL (Apple system log)
* Lotus domino
* Symantec AV
* Windows RAR
A lista completa de novidades e bug fixes está disponivel em:
http://www.ossec.net/announcements/v1.0-2007-01-15.txt
Maiores informações:
http://www.ossec.net/wiki/index.php/News
Download:
http://www.ossec.net/en/downloads.html
Veja outros envios de Marcus Maciel
Gostaria de dar os parabens ao Daniel Cid e toda equipe do ossec por fazer deste um dos melhores se não o melhor HIDS disponivel no mercado
eu confesso que ainda não entendi isso!! a grosso modo podemos dizer que ele é um analisador de logs?
OSSEC is an Open Source Host-based Intrusion Detection System. It performs log analysis, integrity checking, rootkit detection, time-based alerting and active response. It runs on most operating systems, including Linux, OpenBSD, FreeBSD, MacOS, Solaris and Windows.
http://www.ossec.net/wiki/index.php/OSSEC
Para quem não sabe inglês eu vou dar uma mão.
OSSEC é um sistema de detecção de invasão open-source. Ele verifica logs, checa a integridade do sistema, detecta rootkits, monitora alterações nos arquivos do sistema (esse não tá no texto mas eu sei que faz), emite aviso em tempo real e ainda possui resposta ativa.
Hoje ele possui clintes para monitorar os seguinte sistemas operacionais: Linux, OpenBSD, FreeBSD, MacOS, Solaris e Windows.
Possue um sistema de centralização, podendo ter um servidor dedicado para centralizar os dados de diversos servidores.
A resposta ativa nada mais é que regras pré-definidas em casos de possíveis ataques, como o já comum ataque de brute-force por ssh. Ele analisa os logs de negação de acesso por ssh. Se o cara receber 3 acessos negados o host que está solicitando o acesso é bloqueado por um tempo determinado. Se depois voltar ele bloqueia indefinidamente (e logicamente avisa ao administrador do sistema por e-mail).
Eu queria saber algumas coisas do Daniel (O marcus que utiliza o sistema acho que pode responder):
-O logs das ações do OSSEC estão sendo guardados em banco de dados (MySQL ou coisa assim?). Se não seria interessante implementar isso até para criar uma interface de relatórios.
-Ele analisa os dados do snort?
Respondendo as perguntas.
Ele tem um plugin para enviar logs para mysql.
E sim ele analisa logs do snort.