• Mozilla Foundation Atrasa Futuros Lançamentos do Firefox

    O lançamento do Firefox 3.6, que estava sendo esperado para o final do ano passado (2009), foi atrasado para o "primeiro trimestre de 2010". A notícia veio do próprio Wiki [2] da Mozilla, onde o lançamento da versão 3.6 do Firefox foi atrasada para os primeiros três meses de 2010. Essa mudança causou uma certa perturbação no roadmap da Fundação. Com isso, o Firefox 4 só deverá ser lançado no final de 2010 ou início de 2011. O Firefox 3.6, de codinome Namaroka, é um pequeno upgrade do navegador da Mozilla, do qual seu beta 5 é a mais recente versão de desenvolvimento.

    O Firefox 3.6 irá ter temas (ou como eles chama, Personas) mais leves, a capacidade de executar JavaScript de forma assíncrona, alertas para plugins desatualizados, suporte para o formato de fonte WOFF, e atualizações para habilitar as novas versões das tecnologias como CSS (versão 3), DOM e HTML5.

    O Firefox 4.0 irá incorporar o projeto Mozilla Electrolysis, que visa a criação de um modelo de separação de processos para a UI, além de conteúdo Web e plugins para o navegador. Tudo isso para que possamos ver cada página sendo executada em seu próprio processo. A utilização de um modelo de separação de processos para os navegadores, onde o pioneiro foi o Google Chrome, permite a criação de um navegador mais robusto, ao isolar os problemas de quebra de sistema por página em execução (e obrigatoriamente, por aba). O Firefox 4.0 também é esperado que venha incluso o suporte interface multi-toques, e incorpore o projeto Mozilla Weave [3] para o sincronismo de bookmarks, histórico e senhas, na nuvem e entre os navegadores.

    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...es-893494.html
    [2] Mozilla Wiki: https://wiki.mozilla.org/Firefox/Goals/2010Q1
    [3] Mozilla Weave: https://mozillalabs.com/weave/
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Mozilla Foundation Atrasa Futuros Lançamentos do Firefox iniciado por tuxdahora