Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]

A Microsoft reconhece: Excel faz cálculos incorretos

Se você usa o Excel para trabalhar com cálculos simples, isso já pode ser um problema grave. Agorabomb logo imagine a situação em que os cálculos acontecem em planilhas com milhares de dados! Seja numa pesquisa científica, seja num balanço financeiro, o resultado é desastroso. Em outras palavras, não se pode confiar nos resultados dos cálculos do MS Excel. E muita, muitas mesmo!, teses aprovadas nesse nosso país (e em outros) foram realizadas com resultados obtidos no Excel.

O bug afeta a versão 2007 e pode, inclusive, ser motivo de processos, já que pode afetar diretamente a economia de diversas empresas, de todos os portes.

A notícia foi publicada no IDG Now. Leia a íntegra da notícia na fonte, está em português.


Leia Também



Sobre o Autor

author photo Professora da UFMG, coordenadora dos grupos SEMIOFON (pesquisa sobre fala, semiótica e fonética acústica e desenvolvimento de softwares associados) e Texto Livre (grupo de suporte à documentação em software livre, incluindo desenvolvimento de software didático). Editora da Underlinux.

Veja outros envios de acris


Envie um Trackback do seu site:

Comentarios

Comentarios estao desabilitados neste artigo.

  1. Por Marcelo Estanislau | setembro 29, 2007, 10:11

    De onde você tirou que isso atinge todas as versôes do Excel?

  2. Por acris | setembro 29, 2007, 15:02

    sorry, tens razao: apenas na versão 2007. Falha minha.

  3. Por NiX | setembro 29, 2007, 16:13

    De qualquer forma isto é ridículo. Algo tão fundamental…

    Se bem que o ‘bug’ não é exatamente no cálculo, mas mesmo assim é perigoso e arriscado depender dos resultados do excel para tomar uma decisão importante.

  4. Por Professor | setembro 29, 2007, 16:15

    Galera, cuidado…….

    Realmente é uma falha grave, mas vamos com calma, a resposta da Microsoft em relação a multiplicar o cálculo (resultado) por dois é verdadeira, fiz isto no meu micro e realmente ele mostra o resultado correto……..então acredito que o problema não está no calculo e sim na exibição do resultado como a microsoft diz……..

    Veja, não estou dizendo que a falha não é grave, mas o texto inicial da matéria publicada no underlinux dá a entender outra coisa……..

  5. Por acris | setembro 29, 2007, 17:34

    O problema é sério. Faça uma análise financeira simulada (para replicação de bug de cálculo), que é um teste de software,qualquer dado vinculado com as saidas já publicadas (65535 e outras) serão demonstradas na tela de forma bem diversa da real. Faça o “batimento” de cálculo com uma HP 12C e veja as diferenças… Ninguém vai ficar olhando o “código binário” para ver se a saída de tela esta certa. Se o resultado não for apenas uma etapa, mas o resultado final, voce vai tomar 100000 por 65535, o que é uma diferença significativa. Além do mais, se voce está trabalhando com uma tabela com mais de 100 dados, não vai verificar um por um para ver se caiu no bendito bug. Não vale a pena confiar num programa assim, quer queira, quer não.

  6. Por joseguilherme | setembro 29, 2007, 17:44

    Coitado do exel, é um cálculo muito complexo para ele…

  7. Por Alexandre | setembro 29, 2007, 18:39

    Qualquer resultado das operações com as saídas (oque o usuario visualiza na tela) que envolvem aqueles numérarios e outros que não vieram a público são multicados por 2x e mais algumas dezenas flutuantes. Isto em calculos vinculados sim altera toda a significancia da série. E oque não foi oficialmente publicado foi a vinculação igualmente errada consolidada na série e arrastada até o final dos cálculos. Não adianta o programa calcular a operação binária certa e a interfrace gráfica multiplicar sequencias numéricas espeficas ou flutuantes por 2,1356122 e acabar com a precisão dos dados. ESTE É O BUG.

    Agora eu pergunto, dá para desprezar isto ????

  8. Por André | setembro 30, 2007, 16:56

    Bom eu tenho que concordar que o problema apresentado no OFFICE 2007 é bem grave
    mas nem por isso temos que jogar o programa no lixo e dizer que ele não serve mais!

    Acho que todos os softwares possuem seus problemas e por um BUG não iremos trocar ou
    deixar de usa-lo. Eu não sei como esta com as empresas mas pelo menos na que eu trabalho
    NINGUÉM migrou para a suite 2007 do office. Todos estão com a 2003 ainda e funciona perfeitamente!

    Temos que tomar cuidado para não sermos extremistas e dizer que tudo que vem da M$ é porcaria!
    Acho sim que a M$ foi um pouco infeliz em seus últimos lançamentos, mas eles tem seus méritos!
    Bom é minha opinião!!

  9. Por acris | setembro 30, 2007, 21:50

    Alexandre: não, não dá pra desprezar.

    Andre,
    claro que extremismo é sempre mal vindo.
    Mas pense bem: no software livre, achar um bug é colaborar, é ajudar a melhorar. Não é esse o pensamento de quem se sente obrigado a “reconhecer” um bug.
    O software aberto está o tempo todo na berlinda, o tempo todo sujeito a críticas e trovoadas. No entanto, aquilo que poderia fazê-lo falir se tivesse o espírito individualista do software proprietário, é justamente o que o faz crescer em função do espírito colaborativo.
    Eu, particularmente, uso software livre porque faço questão de qualidade.

  10. Por Cesar Onofre Kawase | setembro 30, 2007, 23:29

    De fato o problema detectado no Excell 2007 é bastante grave, capaz de trazer prejuízos incalculáveis para empresas, governos e acadêmicos que realizam seus trabalhos usando este aplicativo do pacote Office. A MS, ávida em lançar novos produtos e ganhar dinheiro, lança programas com bugs e depois fica correndo atrás do prejuízo.

    Cesar Onofre Kawase

  11. Por junior | outubro 1, 2007, 08:10

    Confesso que ao ler a notícia aqui no UnderLinux, meu coração quase parou, ao ler a matéria na fonte original, deu para percerber que é algo bem diferente, acredito ser extremamente importante a contribuição de matérias, mas isto precisa ser feito com responsabilidade.

  12. Por andre luiz | outubro 1, 2007, 08:14

    [quote comment="27502"]Confesso que ao ler a notícia aqui no UnderLinux, meu coração quase parou, ao ler a matéria na fonte original, deu para percerber que é algo bem diferente, acredito ser extremamente importante a contribuição de matérias, mas isto precisa ser feito com responsabilidade.[/quote]

    Concordo, assim não da para confiar nas matérias, como vou ler algo aqui e acreditar que realmente é certo. pelo que o cara falou, achei que tudo que ja foi feito em excel, poderia estar errado, vamos criticar a Microsoft, apontar seus erros, mas inventar erros não pode.

  13. Por PotHix | outubro 1, 2007, 08:43

    Æ!!

    Mas o comentário não é para jogar fora…ehhehe
    Apenas divulgar um BUG grave…Todos sabemos a a Microsoft tem essas manias de coisas bugadas…

    BUGs tem em todo lugar…Uns mais graves e outros menos, mas o problema é o tempo que demoram para corrigir os BUGs…

    Há braços

  14. Por Alexandre | outubro 1, 2007, 13:50

    Análise imparcial:

    INSTALEM O MICROSOFT OFFICE 2007 EM PORTUGUÊS (MESMO QUE PIRATA) e tratem de replicar as operações citadas. Tirem as suas conclusões e sendo o caso sejam responsáveis pelas eventuais consequências….

    Comprar um produto “bugado” de R$1500,00 sem aviso prévio só brasileiro acha normal….

    Outra: Para os usuários mais profisionalizados já é claro algum tempo que o OpenOffice / BrOffice / StarOffice e até alguns softwares nacionais fechados relacionados com a automação comercial atendem melhor as necessidades diárias que o MS Office 2002,xp,2003 e 2007.

    Quando forem dar consultorias acho melhor estarem melhor preparados para certos embates relativos a custo/beneficio,suporte,práticas de mercado e desenvolvimento e automação de processsos…

  15. Por André | outubro 1, 2007, 15:00

    Bom… acho que não é questão de o Brasileiro achar normal comprar um produto com problemas.
    Creio que aqui ninguém questiona que o software livre tem muita qualidade! O que eu posso ver das
    conversas aqui é que o pessoal percebeu que nessa noticia publicada aqui na Under não foi imparcial e generalizou a questão do BUG para TODAS AS VERSÕES pois é um produto da M$!

    E não sei bem o que você quis dizer sobre os “usuários mais profissionalizados” usarem programas não M$, eu também não sei de que forma você quer dizer que esses programas irão atender melhor as necessidades… talvez por não terem custo de aquisição?

    Eu uso linux em meus servidores e funcionam perfeitamente bem! Não estou defendendo aqui os
    produtos da M$, estou vendo que as coisas aqui nessa reportagem não foram imparciais, diferente da fonte original da notícia.

  16. Por Alexandre | outubro 1, 2007, 18:17

    A forma de exposição é uma técnica provocativa para se conseguir retornos “contundentes dos participantes”,assim como as “manchetes” que chamam o leitor a notícia.

    Aproveitando a deixa:

    Você como usuário e conhecedor de outras fontes não proprietárias ou aquelas que podemos chamar de alternativas, leia alguns artigos das várias seções da IDG Brasil que tenderá a notar certas parcialidades em favor de certos patrocinadores.

    Descrições de serviços e produtos propositalmente mal explicados ou sob contextualização errada são os mais visiveis.

    O peixe da vez por aqui é o OpenOffice / Broffice e a coitada da Sun Microsystems só faz “java” para o povo da IDG, ignora geralemente oque ela considera “periferia”…

    Os outros países discordam…

    A mesma visão de análise serve para os participantes do site…

    Quem deseja continuar com a “próxima” deixa…. ??? :)

    Abraços cordiais a todos,

    Alexandre

  17. Por Professor | outubro 1, 2007, 18:52

    PEssoal.

    Acho que a discussão aqui mais uma vez passou a ser qual software é melhor: o livre ou o proprietário.

    Se formos imparciais veremos que ambos tem vantagens e ambos tem desvantagnes…..
    Cada implementação/recomendação merece ser estudada com calma e após uma análise criteriosa dizer qual software é melhor…..

    O que eu critico e sinceramente acho ridiculo são pessoas extremistas, seja na área que for, pode ser informática, religião, política e etc………

    Sinceramente, Microsoft tem seus méritos e a comunidade de software livre também, assim como ambos tem coisas de dar medo…..

    Abraço

    PS: O bug é grave, mas a notícia (chamada no under) foi tendenciosa, e eu particularmente não gosto deste tipo de coisa, por este motivo sempre frequentei o under, espero que ele continue imparcial……mas cada um tem uma opinião, esta é a vantagem de vivermos em um país livre e democrático- mesmo que não paareça.

  18. Por André | outubro 1, 2007, 20:56

    Condorco com a opnião acima!

    Não é porque algum site vai ser tendencioso para algum lado que ESSE site tem que ser!
    Acho que temos a possibilidade de mostrar que mesmo estando em um site dedicado ao Linux
    as noticias sempre serão mostradas com imparcialidade e se for o caso de fazer uma analise técnica
    essa sera feita da mesma forma!

    André

  19. Por Andre | outubro 2, 2007, 06:37

    Resumindo tudo isso, precisamos ser PROFISSIONAIS.

  20. Por NT | outubro 2, 2007, 09:15

    Será que vai rolar processos?
    Se eu utilizar software livre e acontecer um erro desses, quem eu processo?

  21. Por Alexandre | outubro 2, 2007, 13:49

    Software Livre é direito concreto e não difuso.

    O dententor das licenças GPL,FDL e variantes como a Creative Commons podem ser legalmente responsabilizados por qualquer dano gerado pelo uso continuo e de boa fé por parte de terceiros.

    Tipicidades: perdas,danos e lucros cessantes.

    Isto não é teste de faculdade,más a prática jurídica devidamente jurisprudenciada.

    Alexandre

  22. Por acris | outubro 2, 2007, 16:46

    A notícia publicada foi adaptada de uma manchete que comentava a fonte. Como sempre faço, publico a fonte real da notícia e não a secundária, o que infelizmente causou essa confusão.
    Estou editando o texto para retirar a expressão erronea mas mantenho, com todas as palavras, os comentários acima e reitero a posicao de colegas como o Alexandre e o Cesar: um programa feito para calcular deve, no mínimo, apresentar respostas corretas.

  23. Por Professor | outubro 6, 2007, 15:07

    Galera….

    A questão de responsabilizar alguém pelos erros que um programa cometeu é uma coisa extremamente complicada.

    Isto é válido para qualquer fabricante, empresa de software, comunidade de software livre e etc….

    Inclusive para os fabricantes de hardware…..

    Todos de uma forma ou de outra deixam “o dito pelo não dito” em suas licenças/certificados…… no final quem se dá mal é o usuário e ponto final……Infelizmente…. e este problema independe de ser software proprietário ou livre….

    Para conseguirmos progressos nesta area jurídica, as leis mundias precisam mudar muito, as do Brasil nem se fale…….

    Abraços

  24. Por Alexandre | outubro 6, 2007, 18:07

    Uma observação Importante para encerrar este tópico:

    Primeiro:

    Para o usuário entitulado “professor”, favor usar o seu nome real, sou um administrador de 34 anos e certamente não sou seu “aluno”, creio que o mesmo ocorra como os demais usuários deste “serviço de informação”.

    Quando for argumentar seja especifico e não genérico, estruture a sua linha de argumentação com respeito aos demais participantes,pois outros analistas de sistemas,engeheiros,advogados,jornalistas também usam o site e gostariam de discurtir as matérias relacionadas de uma forma madura e clara sem esta “pecha” de professor aluno.

    Grato pela atenção de todos,

    Alexandre