“Os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2007, Albert Fert, da Universidade do Sul de Paris, e Peter Gruenberg, do Centro de Pesquisas de Jülich, na Alemanha, anunciados nesta terça-feira (9/10), tiveram importante colaboração do pesquisador do CNPq e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mario Baibich, nas descobertas que levaram à premiação.”
“O Comitê de Física da Real Academia Sueca de Ciência concedeu o prêmio aos dois pesquisadores, no valor de R$ 1,54 milhão de dólares, em reconhecimento às pesquisas em nanotecnologias e, especialmente, à descoberta da magnetorresistência gigante, que levou à construção de leitores de gravação usados em discos rígidos de computadores com maior capacidade e menor tamanho.
A magnetorresistência gigante também está sendo aplicada no tocador digital iPod, em sistemas de freios ABS, de controle de funcionamento do motor e na criação de sensores para detectar a posição das engrenagens em caixas de câmbio.”
Maiores detalhes na Sala de Imprensa do CNPq
Veja outros envios de acris
Comentarios
Comentarios estao desabilitados neste artigo.
Comments are closed.