Um passo vital para hospedar seu próprio domínio é configurar um servidor de nomes. Uma boa solução é usar Linux e o software Berkeley Internet Name Domain(BIND). O primeiro trabalho de um servidor de nomes é permitir que você e seus associados associem seus domínios com endereços de IPS. Curiosamente, embora o software seja chamado BIND, o daemon que se corre é chamado named.
De modo geral, você precisará ter dois servidores (ou, pelo menos, dois endereços IP) para agir como servidor de nome. Um será o mestre dos nomes, no qual você criou todas as suas configurações e irá fazer todas as alterações, e um será o escravo, que actuará como redundância e irá reunir informações do master. Depois de ter criado seus dois servidores de nome corretamente você irá associá-los como o seu domínio de nomes no registro do domínio (exemplo: GoDaddy) que usou para registrar o domínio.
Para os nossos propósitos, vou estar usando as ferramentas disponíveis no Redhat e Distribuições Linux nele baseadas (Redhat, Fedora, CentOS, etc.) As idéias básicas e a configuração do processo seriam semelhantes, caso não seja o mesmo, em qualquer outra distribuição Linux.
Leia o tutorial completo em: http://osspro.com/?p=6
Tradução: Texto Livre
Veja outros envios de acris
um bom tutorial para fazer mais um servidor dns com recursivo aberto na rede. quem seguir esse tutorial vai deixar o seu servidor de dns aberto para qualquer um usa-lo.
pq não usar o DjbDNS???
- muito mais facil;
- muito mais seguro;
- muito mais confiavel;
comparação;
http://www.atechs.com.br/areatecnica/djbdns/bind-vs-djbdns.php
Agradeço antecipadamente.
tambem acho valido. eu uso o djbdns para os servidores de cache. eh muito rapido e seguro.