Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]

Duas máquinas em uma: Userful Free

Userful Free é uma distribuição Linux que serve dois escritórios com uma única máquina. Ela é responsável, no Canadá, pela redução de 13250 toneladas de emissão de CO2, o equivalente a 2300 carros. Como? Permitindo a redução do número de máquinas ligadas. A empresa propõe gratuitamente sua solução para 2: um sistema Linux que permite a um computador manter dois teclados, dois mouses e dois monitores.

O sistema utilizado não é outro senão uma versão adaptada do Sistema Ubuntu Linux, chamada Userful Live CD v.6. Esta versão, evidentemente num estado beta, foi lançada em 12 de dezembro último. o LiveCD pode ser baixado via Bittrorrent e possui pouco mais de 640 Mb.

A versão “Free” (gratuita) do Userful é muito simples que permite transformar uma única máquina em dois computadores distintos. Concretamente, eles partilham o mesmo disco rígido, os mesmos recursos, mas sobre espaços diferentes nos quais utilizam seus próprios teclados, mouses e monitores.

Leia o artigo na íntegra na TooLinux.

Texto Livre


Leia Também



Sobre o Autor

author photo Professora da UFMG, coordenadora dos grupos SEMIOFON (pesquisa sobre fala, semiótica e fonética acústica e desenvolvimento de softwares associados) e Texto Livre (grupo de suporte à documentação em software livre, incluindo desenvolvimento de software didático). Editora da Underlinux.

Veja outros envios de acris


Envie um Trackback do seu site:

Comentarios

Comentarios estao desabilitados neste artigo.

  1. Por Davi Ramos | dezembro 20, 2007, 10:33

    Interessante…

  2. Por Carlos Eduardo | dezembro 20, 2007, 13:30

    Que tal essa solução nacional:
    http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.php

    Embora não seja uma empresa e nem uma distribuição pronta para isso. Acho que deve ser difícil \

  3. Por _N3o_ | dezembro 29, 2007, 09:36

    O principio de funcionamento é similar ao do wmware?

    fico com duvida somente com relação ao hardware.. que dispositivo posso usar para conectar os teclados e os mouses?

Trackbacks / Pingbacks

  1. Duas máquinas em uma: Userful Free | Eng. Alberto Sato - Profissional VoIP/Asterisk