Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]

Oportunidades desperdiçadas

Agência FAPESP – De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a estimativa de crescimento da área de tecnologia da informação (TI) no país é de 10% ao ano na próxima década, contra 3% no resto do mundo. Apesar de todo o potencial de expansão, cada vez menos jovens se interessam pelo setor, que já carece de profissionais qualificados.

A constatação foi feita por José Carlos Maldonado, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), na terça-feira (18/12), durante o seminário Pensa TICs 2007 – Rumo à estratégia nacional em TICs, promovido em São Paulo pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Leia o artigo completo na Agência FAPESP. Por Fábio de Castro.


Leia Também



Sobre o Autor

author photo Professora da UFMG, coordenadora dos grupos SEMIOFON (pesquisa sobre fala, semiótica e fonética acústica e desenvolvimento de softwares associados) e Texto Livre (grupo de suporte à documentação em software livre, incluindo desenvolvimento de software didático). Editora da Underlinux.

Veja outros envios de acris


Envie um Trackback do seu site:

Comentarios

Comentarios estao desabilitados neste artigo.

  1. Por VSA | Dezembro 20, 2007, 18:10

    O problema é porque as empresas nao valoriza o profissional e prostitui o setor de TI.

  2. Por lucianogf | Dezembro 21, 2007, 03:09

    além de as empresas nao valorizarem os profissionais tem muitos que são verdadeiras prostitutas… por causa de alguns vagabundos que se dizem capacitados muitos outros que ralaram, estudaram e trabalharam muito não são valorizados…

  3. Por ajcorrea | Dezembro 21, 2007, 03:41

    nao valorizam o profissional.. preferem pagar para o cara da loja da esquina (que nao eh formado) … ai é logico.. nego vai sai correndo eh atras do que ta dando grana… !!!

  4. Por PotHix | Dezembro 21, 2007, 08:13

    Æ!!

    Realmente…Hoje em dia todo mundo quer dar uma “palhinha” em informática…Onde os verdadeiros profissionais, que estudaram e agora conhecem como as coisas devem ser feitas na realidade são pouco valorizados.

    Só um exemplo fictício: Um cara que cria uma página WEB por exemplo…Ele pode criar uma página bunitinha e funcional no Front page, sem padrões W3C, de difícil manutenção, e etc…Mas cobraria uma merreca, enquanto um profissional, que conhece os padrões, como as coisas funcionam, por que os buscadores tratam determinadas páginas, cobraria mais caro.
    Para o usuário final, uma página bunitinha ta ótimo ( mal sabe ele o que vai sofrer com o crecimento ), e acaba contratando o serviço mais barato.

    E assim os profissionais qualificados perdem mercado, e o nível do que circula no mercado fica cada vez pior…= /

    Isso foi só um exemplo, mas acontece em vários setores da informática…

    Há braços

  5. Por acris | Dezembro 21, 2007, 09:10

    Ate onde sei, as reais oportunidades estao em trabalhar para grandes empresas ou abrir a sua propria. Na segunda opcao, voce realmente se depara com o problema da concorrencia injusta. O artigo fala mais do primeiro caso, em que de fato há um crescimento de mercado que se contrapoe a um desinteresse da juventude em aprofundar seus conhecimentos. Ganham uma merreca para resolver um probleminha e ja estao felizes. Mas as empresas querem profissionais altamente competentes e nao do boteco da esquina. Tudo que eu sei eh que vale a pena o investimento no estudo: todas as pessoas que conheço que investiram nisso estao muito bem colocadas e ganhando muito dinheiro, bem mais que eu, que ja tenho pos-doutorado…

  6. Por Kleber Vilhena | Dezembro 21, 2007, 09:18

    Concordo com os Amigos,
    Mais a Informática só tem uns 20 anos de idade, típico de uma ciência nova. Não temos CRM, CRA, CREA… Isso causa a dita prostituição no mercado, quanto que a medicina já criada a mais de séculos tem seu conselho, seu CRM e poucos indivíduos conseguem burla o CRM (Conselho de Medicina), se tivéssemos isso um conselho de Informática seria melhor quem contratar para fazer os serviços pois seriamos regularizados, técnicos em informática, ADM de Sistema, Tecnólogos, Ciência de Computação, DBA, Especialistas em Sistemas e outros que surgirem no caminho da informática. Realmente hoje em dia todos querem saber um pouco de informática sem estudar, se forma, isso atrapalha o mercado descontrolado que passamos… mais um dia isso irá acabar…

  7. Por Renato Tambellini | Dezembro 21, 2007, 10:18

    Existem profissionais qualificados sim, mas com a falta de valorização das empresas brasileiras ele prefere ir ao Canadá, Austrália ou a Europa pois somente lá receberá o que ele merece.

    As empresas exigem cada vez mais qualificação e experiência mas em troca não dão salários compatíveis com a função e nem investem em atualização profissional.

    Conheço várias pessoas que deixaram o mercado de TI por causa dos picaretas.

  8. Por Éricles Rodrigues Sousa | Dezembro 21, 2007, 13:45

    Galera, eu acredito que a questão da contratação de pessoas não gabaritadas para desempenharem funções de T.I. é tudo devido não haver um conselho de Informática, que defenda a categoria, que lute por salários justos, etc…

    Exemplo alguém já viu um profissional assinando um projeto elétrico que não tenha concluído um curso técnico ou superior?
    Se já viu, pode ter certeza que há amparo legal para punir tal indivíduo, porque o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) consegue isso facilmente por se tratar de uma instituição legal….
    Sendo assim vejo a necessidade da criação de um conselho de Informática que vise assegurar os direitos dos profissionais que ralam estudam e possuem certificações, graduações e etc… Para que deixemos de ser chamados de \

  9. Por Fernando | Dezembro 21, 2007, 16:24

    Concordo com varios pontos citados acima, mas tenho uma observação a fazer. Voces reclamam q fulano ou ciclano dao “palhinha” na area mas tem que lembrar q nao sao serviços especializados.O grande diferencial esta ai, ESPECIALIZADO, ou um cara formado em TI ou computaçao vai competir com um lascado q faz manutençao em computadores.Pelo oq vcs estao falando é isso.Querem ganhar dinheiro, é necessaria especializaçao pois area “marginalizadas” de informatica nao provem grandes retornos.Mesma coisa de Engenheiro e o Mestre de obra, quem ganha melhor?! Concluindo, nao adianta competir com os pequenos para isso n seria necessaria formaçao superior…..

  10. Por Rodrigo | Dezembro 21, 2007, 17:30

    O problema de fato está no RH, profissional qualificado existe, ou eles não estão dispostos a pagar o que o profissional quer ou não sabem selecionar.

  11. Por Ricardo Cavalcante | Dezembro 22, 2007, 09:41

    Na verdade, o que falta é profissionais realmente capacitados, mesmo os que hoje estão \

  12. Por Luciano RM | Dezembro 22, 2007, 14:39

    Estão confundindo a demanda genérica com a profissional.
    A genérica é aquela onde a empresa se vê forçada a usar alguns recursos de TI e afins mas não tem o mínimo de planejamento. Essas saem atrás dos \

  13. Por Rodrigo Mezetti | Dezembro 22, 2007, 21:25

    Profissional de Ti não é bem remunerado no mercado e as empresas preferem muitas vezes terceirizar o serviço com qualquer empresa. Eu tenho 6 anos de atuação com infra-estrutura , 2 faculdades nas costas e até pouco tempo estava atuando na CLT. Parei e estou terceirizando meu serviços que é muito mais viavel…. Não que não quise-ze trabalhar na CLT , mas o mercado esta dando dinheiro pra outro lado.

  14. Por psy | Dezembro 27, 2007, 10:53

    Eu concordo e discordo de tudo que foi dito a cima, explicando:

    Existe o fato de que algumas (talvez todas) empresas não valorizem os profissionais como queremos.. Mas peraí, como ‘queremos’? Tudo é medido pela lei da oferta e demanda, do quão difícil é fazer seu trabalho, e de quantas outras pessoas são perfeitamente capazes de fazê-lo, seja igual ou de outra forma.

    Uma coisa que nossa profissão nos permite é fazer a mesma coisa de diversas formas diferentes, e por incrível que pareça, todas corretas.

    O fato é que se você realmente quer ser valorizado, você precisa de embasamento para sustentar a pretensão. É qualquer médico que ganha 50mil/mês? Claro que não, se você é um bom médico, um especialista, aquele que ninguém se atreve a se meter no seu trabalho, você dita a tendência e, claro, o salário.

    Não procurando minimizar o trabalho de ninguém, longe de mim, até por que eu também faço parte do nicho que cito abaixo:

    Alguém imagina um mercado de administradores de redes, consultor de mikrotik, analista de suporte, etc, ditando alguma tendência no mercado?

    Somos especialistas absolutos no assunto? Existem pelo menos outro milhão de pessoas perfeitamente capazes de realizar o mesmo trabalho que muitos de nós fazemos, e isso qualifica as empresas para a ‘não valorização’ do profissional.

    Para ser valorizado você precisa mostrar excepcional habilidade, não só no que você faz, mas também rumo ao crescimento do todo, isso sim é valorizado.

    E isso não é feito criticando e/ou minimizando o trabalho dos outros, é criado através de muito estudo e empenho.

    Mudando de tópico:

    NA MINHA OPINIÃO (notem a conotação pessoal à esquerda destes parênteses) não existe idéia mais absurda que o modismo de criar um órgão responsável por defender a prática de profissões de TI junto a um diploma.

    Que outra profissão no planeta você começa a praticar com 3 anos de idade? Já viram algum cardiologista que treina desde os 3 aninhos?

    Existem pessoas hoje no mercado, gênios brilhantes, capazes de superar os atuais dinossauros de TI com facilidade, que estão em seus vinte-e-poucos-anos, detalhe, JÁ com seus 15 anos de experiência no mercado.

    Seria sim, um crime hediondo, vetar a esses profissionais entrada num mercado em que eles só têm a acrescentar.

    Agora, sendo específico, eu acredito plenamente na criação de tal órgão, para a defesa de interesses na área de CRIAÇÃO. Eu concordo em gênero, número e grau, que os CIENTISTAS devem estudar e entender profundamente as regras de propagação de ondas e campos, para criação e expansão de novas tecnologias.

    Agora, sinceramente, na área lógica, nada como uma mente brilhante ditando as regras, independentemente do que é oferecido na escola.

    Concluindo, eu acredito que se você realmente tiver uma base para sustentar a pretensão, você, independentemente de escola, área, sexo ou idade, conseguirá o reconhecimento necessário em qualquer ponto da sua vida.

    Só não vale ficar reclamando da vida enquanto ela vai indo embora bem em frente de seu nariz.

    Fernando.

  15. Por Ewerton Queiroga | Dezembro 28, 2007, 10:42

    Não que eu seja um ótimo profissional, sei q estou longe disso, mas tenho meu diploma e faço um curso atrás do outro.Um dia desses me ofereceram um salário de R$ 600,00 pra tomar conta de uma rede…. desde a infra-estrutura até os servidores…. aff… não paga nem os meus cursos….

Ultimas Noticias

Ultimas dos Foruns