O MySQL, banco de dados de Código Aberto mais utilizado em todo o mundo, está passando por sua primeira crise, desde a sua compra pela Sun Microsystems. O motivo: os usuários da versão de Código Aberto do banco de dados estão frustrados com a Sun por saberem que todas as novas implementações estarão disponíveis apenas para a versão comercial do produto.
Este plano de ação foi detalhado durante a conferência anual de usuários do MySQL, em Santa Clara, Califórnia, quando a Sun anunciou o atraso na liberação 5.1 do MySQL, por problemas com alguns bugs remanescentes. Esse é o segundo atrito entre a MySQL e seus usuários. O último ocorreu em agosto passado, com a decisão de proibir o acesso ao código fonte do MySQL Enterprise, para os usuários que não tenham pago pela subscrição do produto. Ocorreram muitas críticas por parte da comunidade, durante o ocorrido.
O banco de dados relacional MySQL é utilizado por mais de 10 milhões de usuários. Entre os usuários corporativos, temos o Google, Yahoo! e muitos dos mais populares websites 2.0. Calcula-se que, no ano passado, apenas um em cada 1000 usuários pagaram pelo software. Saiba mais site da Linux Magazine.
Veja outros envios de ramorim
Sun, mais uma vez aprontando com os usuários ! Liberar o código fonte para apenas as pessoas que pagarem? Acho que a comunidade deveria se unir, e criar um mysql totalmente livre !!!
Imaginem só a resposta da SUN, quando ver que seu produto esta sendo alterado, e detalhe com várias funções melhoradas e ainda sendo distribuido de graça.
Não entendo a SUN, anda em conjunto com o Cõdigo Livre em alguns aspectos, e em outros anda totalmente ao contrário.
….
Já era… vou baixar o Postgresql.
q foda veio. o problema pra muitos será migrar as aplicações para pgsql.
tenho um palpite que isso não fica muito tempo assim… mas na dúdiva temos outras grandes opções como Firebird ou PostGres, mas o meu favorito é mesmo o mySQL.
cya;)
Boa noite a todos.
Bom amigos, é difícil mas este esta situação era muito previsível não acham!?Eu trabalho pára uma empresa pública na área de tecnologia da informação e estamos atentos a todas as notícias relacionadas ao MySQL desde a sua compra pela Sun, acho muito louvável a sugestão do nosso amigo Rodrigo mas na minha opinião a maior resposta que podemos dar a Sun é simplesmente migrar as nossas aplicações para outros servidores de bancos de dados como Firebird e PostegreSQL, estamos pensando seriamente em migrar as nossa aplicações para a segunda opção!!
Realmente, em nossa empresa utilizamos Mysql e Firebird … e este é um dos motivos que estamos estudando de optar pela migração para PostegreSQL tambem !!!
No qual se torna uma da melhores soluções realmente open e que não deve nada aos bancos comerciais como oracle, db2 e no que o mysql esta se tornando
Eu uso mysql com replicação dupla em 2 servidores, isso é faz em um replica pro outro, qual dos bancos acima me da a mesma opção ? preciso disso, pois trabalho em uma empresa que é 24×7, e sem isso é fogo.. ehehhe, abraços e obrigado.
O PostegreSQL suporta replicação e creio que todas particulariedades que o Mysql oferece
Agora o Firebird se não me engano não suporta repliação dos bancos, me corrijam se estiver errado
Cavalheiros,
Esta não é a história completa (falando nisso, recomendo que não acreditem em tudo que se lê, especialmente quando são notícias “bombásticas” como essa). Estive na MySQL Users Conference semana passada em Santa Clara e não foi isso que eu ouvi da empresa. Recomendo uma leitura no blog de Giuseppe Maxia (http://datacharmer.blogspot.com/2008/04/whole-story-about-online-backup.html) assim como uma olhada no blog da empresa que trabalho (http://www.pythian.com/blogs/962/a-challenge-to-mysql-employees) . Não é a primeira vez que se observa histeria em massa quando mudanças são anunciadas (e no caso da Sun/MySQL, eram mais do que esperadas depois da aquisição! MySQL continua open-source.