Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

WHATWG Coloca HTML5 na Reta Final

Avalie este Post de Blog
Do ponto de vista do grupo WHATWG, os trabalhos no HTML5 estão praticamente completos. Um post no blog do WHATWG feito pelo gerente de projeto Ian Hickson, afirma que o desenvolvimento em sua última fase. Isso se aplica para os padrões de Web Workers e Microdata vocabularies. A FAQ descreve apenas mais dois estágios no processo de padronização, antes do padrão se tornar largamente aplicável.


Segundo a seção denominada Last Call na FAQ, problemas e requisições de melhorias deverão ser enviadas "o mais breve possível", pois caso contrário, "pode ser tarde demais". Feedbacks podem ser inseridos diretamente na especificação HTML5, ou via lista de e-mail. Hickson não indica um prazo de quanto tempo o período de feedback irá durar.

Na W3C (Word Wide Web Consortium), o padrão HTML5 textualmente idêntico, permanece na fase de "rascunho", com 12 questões ainda pendentes. A maioria dos rascunhos originaram-se da WHATWG, desde que a W3C recentemente abandonou seus planos de utilizar uma nova versão da XHTML para o que eles chamariam de "Web do futuro". A WHATWG e a W3C atualmente entraram em acordo em como soletrar HTML5: nunca colocar um espaço antes do algarismo 5, mantendo tudo junto em uma única palavra.

A questão de saber se a próxima geração do padrão HTML deverá especificar um banco de dados SQL como local de armazenamento para aplicações Web, também parece ter sido resolvido, com ambas as instituições movendo o assunto para uma especificação 'Banco de Dados'. Recentemente, a W3C propôs uma API para banco de dados para os navegadores, que não fazem uso de SQL. mas vocês podem imaginar o tipo de briga que essa especificação vai gerar...


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ht-844032.html
[2] WHATWG: http://www.whatwg.org/
[3] W3C: http://www.w3c.org/
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário