Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Curso de Redes: Algumas novidades!

Avalie este Post de Blog

Leia as partes anteriores desse curso antes de prosseguir



Olá pessoal!!!

Esse vai ser um post bem simples! Eu estava imaginando em fazer ele mais completo porém não tive tempo de terminar tudo...

Primeiro queria avisar pra galera que coloquei um CBox (Chat box) aqui no blog! O intuito desse cbox é ter uma canal de comunicação "informal" com as pessoas que frequentam o blog. Se alguém quiser falar comigo pode utilizá-lo! Também vou utiliza-lo pra evitar postar coisas muito simples direto no blog, como alguma dúvida simples, sugestão de sites, cursos, livros ou simplesmente notificar vocês de algum atraso ou problema que venha a ocorrer! Mas se for algo de muito significativo irei criar um post pra isso!

A outra notícia a a utilização de um novo recurso para os posts desse curso! Desde a semana passada venho brigando com o Kino e tentando aprender como utilizá-lo. Finalmente ontem consegui fazer algo útil!

Para quem não entendeu direito, ou simplesmente não acreditou, que o HUB funciona como um barramento e encaminha uma cópia do quadro para todos os segmentos conectados a ele, ai vai um vídeo de uma simulação feita no Cisco Packet Tracer.

Obs: Utilize o fullscreen para visualizar melhor as palavras...



Para quem não se lembra sobre o HUB pode ler sobre ele nesse post: Camada de Enalaçe de dados - Parte 2



Nesse vídeo coloquei legendas e indiquei alguns processos importantes, se tiverem alguma duvida perguntem agora pois, não vou detalhar tanto os próximos vídeos e irei cortar a montagem da topologia para reduzir o tamanho do vídeo.

O Cisco Packet Tracer é um simulador desenvolvido pela CISCO para fins de ensino. Eu baixo ele do site oficial da CISCO após fazer o logon no Cisco Academy. Mas com certeza deve ter em algum "site não oficial". Quando pensei em fazer isso começei a pesquisar em como rodar o Packet Tracer pelo Wine. Depois de achar um tutorial fui baixar o instalador no site da cisco e me deparei com uma versão pra Linux, mais específicamente para Ubuntu 7.04. Mas a instalação correu sem problemas e o resultado é esse que vocês viram acima!

Para captura do vídeo utilizei o recordmydesktop, para edição o Kino e para gerar os textos utilizei o GIMP (mas estou estudando outra maneira para os textos). To levando um bom tempo pra fazer isso... Mas a longo prazo acho que vale mais apena que aqueles gifs que eu tava utilizando! e a visualização do processo com o packet tracer é mil vezes melhor...

Fiquem atentos pois novos vídeos estão vindo!

Se alguém tiver alguma crítica ou sugestão por utilizem os comentários (ou o Cbox)!!

Até mais pessoal....

Atualizado 18-01-2010 em 11:44 por Magnun

Categorias
Linux , Dicas , Artigos , Curso de Redes , Artigos , Cursos

Comentários

  1. Avatar de deblex1981
    Excelente post ein , estou acompanhando seu ótimo curso e tirando bom proveito especialmente desde a aula passada sobre bridges que não tinha visto ainda. Onde que eu posso achar esse packet tracer para instalar em um debian ou slackware??
  2. Avatar de Magnun
    Cara, é aquilo que eu disse. Como sou CCNA tenho acesso a uma área restrita no site da cisco onde baixo o packet tracer. Mas com certeza você acha por ai em sites "genéricos"!

    Não posso divulgar links pois imagino que vai contra os princípios da under de não incentivar a pirataria além de poder render pra comunidade uma boa dor de cabeça!

    Até mais...
  3. Avatar de Não Registrado
    Prezado,

    È possível você me enviar o tutorial do packet tracer que você conseguiu?

    Gilson S. Pereira
    [email][email protected][/email]
  4. Avatar de wandeyr
    prezado amigo..

    nossa estou adorando este curso..mas nao entendi uma coisa: se o host descarta de volta ao hub o que não lhe era devido, e o hub por sua vez repassa..nao haveria aí um loop infinito de "manda e devolve"????

+ Enviar Comentário