Ver Feed RSS

Magal

A Falsa Potência dos APs

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.

"A Falsa Potência dos APs"


Foto ilustrativa
[pic=left]http://images.americanas.com.br/produtos/item/2468/0/2468076g.gif[/pic]






Tem um bom tempo que postei este artigo no fórum com as minhas conclusões e experiências, volto agora ao tema porque vejo o pessoal constantemente falar em usar APs com firmwares de 200, 300 ou 400mw de potência (Já tem um prometendo 600mw). O pessoal tem que entender que não adianta!!




Firmwares de terceiros que prometem 200, 300 e 400mw são grandes engodos, como explico abaixo em linguagem não técnica para que todos entendam:

O aumento da suposta potência para o chipset RTL8186 que é a CPU, portanto não é o chipset de RF RTL8225 que é responsável pela potência. Esse chipset de RF tem a potência de 63mw, o que acontence é que a CPU (RTL8186) envia comandos para ele de forma a excitá-lo acima de suas características de fabricação o que gera mais ruído do que potência.

Analisem os datasheets dos Chipsets e tirem suas próprias conclusões.

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos rtl8186_0.95.pdf   RTL8225_DataSheet_0.9.pdf  

Edimax7209 Datasheet.pdf  

Atualizado 25-01-2009 em 19:34 por Magal

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de jociano
    Por isso ele é o Magal kkkk. Abração Brother!
  2. Avatar de luizrfabri
    Realmente, eu ja havia notado, mas tb fica outra pergunta, pra que mais que 63mw??
  3. Avatar de Magal
    Potência não é sinônimo de qualidade!!!
  4. Avatar de filzek
    Pessoal, o que o Magal disse é verdade, porém, falta ainda um complemento. O chipset RTL8225 pode ser excitado a trabalhar fisicamente ao máximo de 150mw, essa potência é realmente obtida nos ultimos desenhos do chipset RTL8225 que somente os tier 1 partners da Realtek possuem. Isso pode ser medido diretamente com as placas que possuem essa potencia real com analisador de spectro, no qual dá para separar o que é ruído do que é potência.
    O sinal spead spectrum na faixa de 2.4GHz é diferente da faixa modulada em 5.8GHz por isso nunca ninguém lançou o RTL8186+RTL8255 (que é o transciever de radio em 5.8GHz da realtek), por causa da potencia. o RTL8255 pode ser excitado ao maximo de 18dBm mas sua capacidade de escuta é de -84dBm que é um lixo, então não adiante ter potência se você no final é surdo.
    Vamos entender como é o funcionamento real de uma vez por todas do firmware alterado da Ap Router ou outros, o que eles fazem é modificar o OFFSET da emissão das ondas criadas pelo RTL8186 e enviadas ao transciever, quando passam por ele RTL8225 ele fica excitado de uma maneira diferente e isso joga ruidos junto do sinal, na teoria não era para funcionar, analisado pelo spead spectrum a potencia não fica nenhum dB a mais, só que o que acontece é que o ruído torna-se o meio pelo qual o sinal consegue trafega e consequentemente chega mais longe. O que se esquece é quanto maior o ruído, menor o Troughtput, por isso, é que há as perdas inexplicaveis de pacotes usando os radios 8186 com firmware alterados. Para resolver esse problema, a única solução é realmente limitar por meio de software o que deveria ser limitado pelo RTL8186, o trafego de dados na camada fisica wireless.
    Por isso, para ter um funcionamento perfeito, deve-se limitar no radio do cliente a velocidade ao invés de limitar na torre ou no servidor, o que é completamente errado.
    Ter uma capacidade de tiro maior, da mais liberade ao chipset para trabalhar, a banda deveria ser limitado no servidor, e do resto, gerenciada pelas rotas e chipsets/core das placas servidoras da torre, mas, infelizmente usando a arquitetura 8186 no tradicional overclock, muito se perde nas redes wireless, porém, consegue-se reduzir custos e colocar os radios para funcionarem perfeitamente.

    A Boa notícia é que agora os fabricantes de wireless acordaram para o que acontecia e estão corrigindo isso rapidamente. A Krazer Technologies já esta fabricando um radio baseado no RTL8186+RTL8225+PA400mw, no qual isso faz com que o radio não perca nunca nada, ele trabalharam na frequencia normal, funcionará excitado na frequencia normal, porém, assim como nos cartões MiniPci do mercado como XR5/XR2 da ubiquiti ou NanoStation 2/5, usando um PA - Post Amplifier, ou Amplificador de Saída, no qual ele le o sinal a apenas 15dbm com modulação perfeita, sem distorção ou ruido, e então amplifica para 400mw, não perdendo a qualidade do sinal, mas, enviando assim, o ruido perfeito para o sinal perfeito.
    Estes radios terão alcance de mais de 15km com antenas de 24/25dBi, com troughtput estimado em 6mbps, isso é o sonho de muitos provedores de internet que ja entenderam o que ocorrio e buscavam por um socorro externo, a Ubiquiti por usa vez entendeu isso e lançou a NanoStation e LocoStation, no qual é possivel ter um excelente sinal com um excelente troughtput.
    A Qualidade tida com o uso da solução convencional 8186+RTL8225+Firmware 400mw é apenas FUNCIONAL, não tem qualidade alguma, apenas, provém um meio para os provedores usarem uma excelente combinação de hardware, para supriu uma forma barata de conectar seus clientes, mas, de qualidade no sinal, realmente nunca teve, mas, da forma que esta funciona e supri 90% das necessidades dos provedores de internet.

    O que desejo alertar aos usuarios e provedores é: a solução 8186+8225 é uma exelente solução, façam um teste simples.
    coloquem dois radios um do lado do outro e meçam o troughtput real, verão que de fabricante para fabricante varia muito, isso deve-se a tecnologia usada na fabricação, montagem e ajuste individual (tune-up) de cada unidade.
    As três melhores placas do mercado são fabricadas pela AboCom, Senao e Edimax.
    Estas três são as unicas que em mais de 99% das vezes no teste de bancada foi possivel passar 28mbps real de troughtput pela rede wireless.

    Neste teste prova-se que o sinal do 8186 é excelente, tem QUALIDADE, e também tem potencia, das marcas acima SENAO e ABOCOM, os modelos no teste de laboratório com Analisador de Espectro, mostrou uma curvatura média de 125mw irradiados com 1mbps em B, e 90mw irradiados com 54mbps em G.

    Estamos falando da POTENCIA DE SINAL X QUALIDADE, onde na pratica é isso que a NANOSTATION 2 esta querendo provar.

    Quando os radios chegarem ao mercado, cerca de final de maio, com a adição dos PA de 400mw, teremos radios 8186 com a mesma potência e qualidade real das NanoStation 2, suportando os mesmos trabalhos, porém com custo bem menor, quase iguais aos dos 8186 atuais do mercado.

    Recomendo para todos vocês que usam o 8186 fazerem um teste de bancada com as marcas dos radios que estao usando para seus clientes, uma com o firmware original, e na banda necessaria e modulacao usada b ou g, e outra com os firmware alternativos forçando ruído a 400mw.

    Quem tiver mais experiencia, baixe da internet onde conseguirem encontrar o software IXIA Chariot (IxChariot :: Ixia - Leader in IP Performance Testing) ele faz um teste de amostragem completa de pacote, irradiação, troughput das redes wireless, é o melhor da atualidade, e depois comparem com o resultado obitido usando um Radio Abocom ou Senao, verão o porque estas duas marcas são imbatíveis no radio 8186.

    Abraços a todos

    Daniel Manzatto
    Eng. Telecomunicação
    USAImport - A Sua Distribuidora Wireless.
    [email protected]
  5. Avatar de Magal
    Correta a sua explanação. Como você mesmo disse isto está sendo resolvido com a implantação do RTL8186+RTL8225+PA400mw nos projetos. Por enquanto continua a "FALSA POTÊNCIA".

    Quanto ao IXIA realmente é o melhor atualmente.

    Obs: Como fiz o artigo para leigos e iniciantes não me aprofundei tecnicamente, mas vou postar outro com os testes feitos com os equipamentos apropriados para a análise destes APs.
    Atualizado 25-01-2009 em 19:31 por Magal
  6. Avatar de Pedro0278
    Muita gente deu dinheiro ao Wappro e a Aprouter pra fazer o radio oscilar um pouco mais.

    Sinceramente não vejo nenhuma diferenca tecnica entre o firmware da Aprouter e o do Zinwell G120... parecem copias um do outro, so que traduzidas.
  7. Avatar de jociano
    Verdade!
  8. Avatar de evil_inside
    por mim eu usaria em 63mw ou 100mw, mas em testes noto que o desempenho cai muito, entao acabo usando em 200mw, utilizo firmware wappro
  9. Avatar de jociano
    Mas ai é como já tinha falado em um outro tópico aqui no fórum e fui mal compreendido e o Pedro0278 pode confirmar. O kara que montar provedor usando AP de cliente e isso é loucura, pois mesmo em potência padrão de fabrica o equipamento não é para essa finalidade e ai quando começa a trafegar muita coisa nele o APZINHO acaba diminuindo tudo, potência e etc... agora eu dúvido que um XR2 não renda com 40 simultâneos os mesmo 63mW, claro que rende! ele foi feito pra isso!
  10. Avatar de filzek
    Bom Pessoal,

    Temos novidades para vocês, em relação a falsa potência, acho que a Krazer deu um basta e toda a concorrência lançando ao mercado 4 placas com potência real.

    KR-WAP254G-E = 125mW Real
    KR-WAP254G-HP= 800mW Real com uso de 3 PA reais na placa.
    KR-WAP254G-A1= 1000mW Real em modo B full ou seja 1000mW em 11mbps

    E o lançamento do momento,
    KR-WAP254G-P = 400mW Real em Modo B/G sendo full ou seja 400mW mesmo em 54mbps ou 11mbps
    KR-FLASH2G = 200mW Real B/G full, com 1 Porta Ethernet 10/100 Excelente para CPE ou Kit Cliente.

    O que é bom nisso é que ao usar uma placa de ALTA POTÊNCIA REAL não será necessário fazer o Rádio BERRAR para ter 100mW, ou seja, o Rádio irá trabalhar "sussegado", sem "esforço" para dar 100mW de potência REAL, que quer dizer que não terá RUÍDOS absurdos e sim SINAL real.

    É como ter um som de alta qualidade e ouvir sempre ele em 30% do volume, sempre será EXCELENTE e AGRADÁVEL ao ouvido, COMPREENSÍVEL em tons AGUDOS e GRAVES, essa é a diferença, sacaram???

    Abraços

    Erick MacDonald Filzek
    Diretor Comercial
    Krazer Technologies
    Veja Catalogo em:
    http://www.allearth.com.br/downloads...%20Pequeno.pdf
    contato: (19) 3256-5557

+ Enviar Comentário