Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

A Avalanche da Comunicação Móvel e os Provedores WiFi

Avaliação: 4 votos, 5,00 média.
Duas informações interessantes para quem é provedor de acesso Internet WiFi (WISP):
- segundo a empresa de consultoria Nielsen, já foram vendidos mais de 6,5 milhões de iPhones e 98% dos usuários utilizam os recursos de tráfego de dados. Fonte FierceMobileContent
- A AT&T, que está lançando o novo iPhone 3GS já vendeu todas as unidades reservadas para o pré-lançamento. Fonte Fierce Wireless

O que isso tem a ver com os provedores de acesso WiFi? Tudo.

O custo do novo iPhone será de USD 199,00 e o seu antecessor irá para algo ao redor de USD 99,00. Como qualquer tecnologia, o iPhone é plástico e silício, sendo assim seu custo (e dos concorrentes como Sansumg, LG e Nokia) tende a despencar. Isso nos EUA, mas aqui também teremos, ao seu tempo, uma redução forte de custos nessa tecnologia nos próximos anos (quanto você pagou no seu primeiro celular, que nem torpedo enviava e a bateria durava poucas horas??).

Em breve teremos smartphones (com WiFi) em todos os cantos e as redes celulares não irão dar conta de todo esse tráfego. WiMAX (de verdade) é solução? Sem regulamentação. LTE (4G)? Muito caro.

A solução (que já está ocorrendo nos EUA e Europa) é a parceria com provedores de acesso WiFi, tanto metropolitanos como em hot-spots, para permitir aos usuários desses equipamentos sedentos de tráfego acesso através de outros caminhos que não através da (congestionada) rede celular.

Quem se preparar, com um modelo de negócios apropriado, terá muitas oportunidades de negócios.

NOTA: Hoje, 3 dias depois de ter escrito o artigo, escrevi uma continuação, devido ao grande número de comentários sobre a dificuldade de se fazer uma parceria com operadoras. Quem se interessar pode CLICAR AQUI PARA LER MAIS

Atualizado 18-06-2009 em 09:14 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de byosni
    opa, muito bom isto! mas aqui amigo o negocio é a OI que manda, acho muito difícil disto acontecer!
    rsrs tenho até meus palpites de porque a Telfonica vem sobrendo transtornos....

    falows...
  2. Avatar de Josue Guedes
    Difícil é preparar em 2,4 Ghz, acredito que uma grande rede mesh deve ser o caminho, mais o maior problema é o 2,4 Ghz, que está totalmente poluído.
  3. Avatar de ynimigolord
    Cara será muito bom se acontecer, mais vai haver uma revolução nos provedores locais, um ponto que vai ser bom também, com parceria com grandes empresas de telefonia os piratas vão sumir só a galera que for regular vai ficar, sendo assim a poluição RF 2,4 GHz vai diminuir um pouco.
  4. Avatar de leomanpotencial
    Isto realmente será muito bom, o único problema é o eterno monopólio da OI e outras operadoras no país. Só pra ilustrar um exemplo, aqui mesmo no forum, temos um tópico, onde eu e outros colegas do NE (e alguns de outras regiões) denunciamos que a OI simplemente está se recusando, paralizou mesmo, a vender novos links, alegando que irá investir na Internet Móvel. Vários provedores que precisam de upgrade simplesmente não sabem mais o que fazer, a OI não está fornecendo mais velocidade. Isto provavelmente, sem querer traçar nenhuma teoria da conspiração, já pode ser uma visão da operadora para este cenário futuro, ou seja, matar os provedores, sufocando-os, e criar ela mesma sua própria rede. E nem adianta vir dizer que a operadora está proibida pela Anatel e suas leis, de fornecer o serviço de acesso a internet diretamente aos usuários finais, basta ver a ação da Abramulti contra os serviços de VELOX, SPEED e similares, distribuídos pelas próprias operadoras. Realmente ficamos com um pé na frente e outro atrás, será que valerá tanto investir?
  5. Avatar de ynimigolord
    BOA COLOCAÇÃO ESSA SUA POIS ELES ESTÃO BARRANDO MESMO O UP DE LINKS, MAS PARA ELES BRAÇAREM "TODOS" COM A INTERNET MOVEL DELES TEM QUE MELHORAR MUITO POIS O SERVIÇOS 3G TA MUITO FALHO. SERIA UMA BOA FAZER UMA PARCERIA COM UMA EMPRESSA QUE TA ANOS NO MERCADO E COM UMA ESPERIÊNCIA ENORME. MAS COMO O SER HUMANO É AMBICIOSO O PLANO DELES E DOMINAR O MERCADO COM A 3G, SÓ QUE DO GEITO QUE TA NÃO VAI PARA FRENTE.
    ABRAÇOS!!!!
  6. Avatar de RobertoLima
    Aqui na região sul de Curitiba, 3g só queimou a cara das operadoras . a maioria dos clientes que tinha comprado modem propio (por isso não ficou preso a fidelidade de 18 meses mudou para wifi 2.4) tenho um cliente que tinha 3 mbp/s da tim e assinou um plano de 256kbp/s comigo e disse estar satisfeito agora.
    Não podemos esperar que uma solução que funciona na Europa e Estados Unidos funcione aqui,
    pelo simples fato de...
    No brasil é permitido fazer monopólio e boicote as pequenas ( Veja caso oi/brasil telecom e tim) (perdigão / sadia ## que é o caso mais grave)
    E pelo fato de empresas de telecom não poderem fornecer acesso direto ao cliente final, não é bem assim não vide..(GVT) fornece acesso direto autenticação compartilhada user turbonet@turbonet senha gvt25,
    Antiga Brasil telecom que agora é OI tambem, só que fazia assim eles tinham uma empresa secundária chamada BRturbo, se você assinasse a br turbo por um ano pagaria R$9.90 no provedor e teria o desconto de R$9.90 no acesso e ainda te mandavam o modem (diga-se de passagem que eles falavam que era seu mais depois de um ano se você cancelace eles pediam a devolução do mesmo.
    GVT não precisa de provedor assim como nos (Pois é autorisada) anatel
    Brasil Telecom precisa de provedor (pois é conssecionada)

    E as lei do Brasil. he he he . São falhas cheia de brechas e só serve para nos pequenos. pois as grandes tem dinheiro e não ha nada que uma MP imposta pelo governo não libere.
    Vide o caso do filho do lula que virou sócio da portugal telecom, do comprade do lula que comprou a varing e revendeu para gol (que foi boicotada no leilão)
    E veja o caso do delegado federal que resolveu fazer graça prendendo o Daniel dantas. Controlador de grande parte da telefonia e telecomunicações no brasil.
    Visto tudo isso creio que.
    Temos que preparar nossas redes sim. Mais manter o olho atento no mercado pra ver no que vai dar tudo isso.
    Minha ideia é,
    Montar um plano de expansão rapida (e engaveta-lo ) e deixamos nossas redes preparadas pra essa espanção, pois se a coisa vingar poderiamos rapidamente fazer as mudanças.
    Abraços a todos.
  7. Avatar de ynimigolord
    Boa Camarada!

+ Enviar Comentário