Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Microsoft e Eclipse Formam Parceria para Interoperabilidade Melhorada

Avalie este Post de Blog
E a Microsoft não para! Ela continua investindo no mundo open-source. Na semana passada, durante o Eclipse Summit Europe realizado em Ludwigsburg, Alemanha, a Microsoft anunciou novas iniciativas e projetos. Em uma dessas iniciativas, a empresa de Redmond planeja assistir os desenvolvedores do Eclipse com a utilização das novas funcionalidades oferecidas pelo Windows 7 e o Windows Server 2008 R2.


Outra iniciativa da Microsoft, visa permitir que os desenvolvedores Java e PHP que utilizam o Eclipse, possam construir aplicações para a plataforma de nuvem Azure. O suporte ao Silverlight, e às tecnologias RIA (Rich Internet Applications) da empresa também estão previstas.

A Microsoft já colabora com companhias que possuem tecnologias Eclipse em seus portfólios, ou que sejam responsáveis pelas mesmas na comunidade do Eclipse. Para o suporte ao Windows 7 e Windows Server, a Microsoft tem cooperado com a Tasktop Technologies, a empresa por trás da tecnologia de interface Mylyn, para focalização de tarefas. No primeiro trimestre de 2010, a Tasktop irá lançar as extensões para Eclipse relevantes sob a Licença Pública do Eclipse (EPL). Essas extensões estão agendadas para serem parte do próximo lançamento simultâneo dos projetos do Eclipse (codinome Helios), onde oferecerão elementos para a barra de tarefas para o Windows 7 e extender o SWT (Standard Widget Toolkit) do Eclipse para poder incluir funcionalidades no Windows 7.

A Soyatec, empresa que tem trabalhado com a Microsoft no desenvolvimento do Eclipse Tools para o Silverlight, tem ajudado com a implementação de suporte ao Azure a ao Silverlight. Isso levou ao Windows Azure Tools para Eclipse, um plugin de código aberto que permite aos desenvolvedores PHP trabalharem com o ambiente de desenvolvimento Eclipse para criarem aplicações Web para o Azure. O plugin está disponível como uma CTP (Community Technology Preview),e a liberação da versão 1.0 é esperada para o final desse ano de 2009. Outro projeto novo é o SDK Azure para Windows, que será livre, além de ser um equivalente Java da versão PHP.


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ty-844231.html
[2] Eclipse Summit Europe: http://www.eclipsecon.org/summiteurope2009/
[3] Eclipse: http://www.eclipse.org/
[4] Eclipse Tools para o Silverlight: http://www.eclipse4sl.org/
[5] Microsoft: http://www.microsoft.com/
[6] Azure: http://www.microsoft.com/windowsazure/
[7] Windows Azure Tools para Eclipse: http://www.windowsazure4e.org/
[8] Soyatec: http://www.soyatec.com/
[9] Mylyn: http://www.eclipse.org/mylyn/
[10] Tasktop Technologies: http://tasktop.com/
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário