• Amador Invade Conta de Twitter de Barack Obama

    Nesta quinta-feira, dia 25 de março de 2010, investigadores conseguiram prender o suspeito de ter efetuado um ataque espetacular nas contas de Twitter de pessoas famosas como o próprio presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e da cantora POP, também norte-americana, Britney Spears. O suspeito é um cidadão francês, de 25 anos de idade, e atualmente desempregado., que utilizava o pseudônimo de Hacker Croll. Ele é acusado de ter obtido acesso ilegal a um grande número de contas do Twitter, uma das redes sociais que mais crescem no uso e na aceitação dos internautas.

    De acordo com as investigações preliminares , este indivíduo estava apernas "procurando por um desafio". Um porta-voz da polícia francesa atestou que "ele não estava atrás de dinheiro". Após ser questionado, o francês de 25 anos de idade foi liberado ainda nessa tarde. Ele terá de comparecer a corte ainda neste verão no hemisfério norte (mais precisamente em junho deste ano de 2010), e pode ser sentenciado a 2 anos de prisão pelo delito. Este homem foi preso com a ajuda das investigações do próprio FBI. Inclusive, oficiais americanos estavam presentes no momento da prisão e do interrogatório. Para chegar até o suspeito, foram feitos meses de investigações pelas autoridades francesas em conjunto com o FBI. Para os curiosos, uma má notícia: o nome do suspeito não foi divulgado por razões da continuidade das investigações.

    Um fato interessante é que não está claro se o suspeito chegou a utilizar as contas do presidente norte-americano Barack Obama. Mas sabe-se que o suspeito atacou repetidamente diversos outros blogs de pessoas famosas. Sabe qual a abordagem do suspeito para efetuar os ataques? Ele simplesmente se baseou na tentativa-e-erro de senhas para ter acesso as contas desses ilustres usuários. Todos nós sabemos o quanto as pessoas não se preocupam com políticas de segurança, e senhas muito fracas são extremamente comuns na Internet. Mas para se conseguir acesso ao Twitter do presidente Obama, é sinal de uma política de segurança muito fraca pelo Estado Norte-Americano. Mesmo sabendo que a sua conta do Twitter é de cunho pessoal, pela pessoa e pela sua posição no Estado, o mesmo deveria pelo menos, ter sido aconselhado a utilizar senhas fortes.

    De acordo com a legislação francesa, o ato de hackear bancos de dados atrás de informações é crime, que pode sentenciar o culpado a 2 anos de prisão. De acordo com as investigações, o suspeito não é nenhum profissional da área, e sim, um verdadeiro amador. E se um verdadeiro amador consegue tamanha penetração, a culpa não é somente do Twitter, mas sim de seus usuários que não se preocupam a altura com segurança.

    E que o recado esteja dado para todos os usuários de Internet. Mantenham sempre suas contas de acesso (e-mail, blogs, redes sociais, etc) protegidas com senhas fortes. Para quem não sabe, senhas fortes são senhas de no mínimo 8 caracteres de extensão (o ideal é que tenha no mínimo 12) que misturem números e letras (maiúsculas e minúsculas). E se for possível utilizar caracteres de pontuação, melhor ainda. Lembrem-se de não colocar datas de nascimento, nomes de animais de estimação, etc. Isso diminui consideravelmente os ataques do tipo "força-bruta", onde os atacantes tentam acesso os serviços do usuário através programas de tentativa e erro de senhas, que se baseiam em palavras de dicionários ou, nos casos mais sofisticados, combinações pseudo-aleatórias de caracteres disponíveis nos teclados mais comuns.

    Voltando ao Twitter, não é de hoje que o serviço de micro-blog vem sofrendo com inúmeras falhas de segurança. Para lembrar a todos, ainda em maio do ano passado, um atacante explorou uma vulnerabilidade de segurança para roubar documentos internos. Já em agosto de 2009, atacantes conseguiram derrubar todos os servidores da empresa, com um ataque DDoS bem sucedido. E no final do ano passado, o site oficial do Twitter também foi atacado por um grupo pró-Irã.


    Links de Interesse:

    - Man arrested for attack on Twitter accounts
    - France: Man Accused of Hacking Twitter Accounts
    - Obama Twitter account 'hacked by Frenchman
    - Suspect in Obama’s Twitter account hack arrested
    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de luapufo
      luapufo -
      ops.
      deixa eu trocar minha senha, daqui, que era
      12345678
      kkkkkkkk
    1. Avatar de juniorphy
      juniorphy -
      hehehehe ! Eu que diga o ...%o ... Salve os EUA !
    1. Avatar de MaxAdriano
      MaxAdriano -
      quero ve descobri a minha *#$%@!%$&*123*%%%$#$#@ heheheh
    1. Avatar de Danilo80
      Danilo80 -
      Muito maneiro.Mais ficou claro que o ponto fraco da tecnologia e seu usuario.
    + Enviar Comentário