• Conheça o HP Slate, o Tablet matador de iPad

    Toda mídia parece estar focada desde janeiro no iPad, desde o seu anúncio de lançamento, até os primeiros dias de venda desse novo gadget da Apple. A mídia também tem ressaltado excessivamente esse produto, conclamando-o como um divisor de águas do mercado, ou como o produto mais inovador da década (quiça, do século). E tudo isso como um efeito de rolo compressor que vem passando por cima, sem dó nem piedade, de todos os críticos do iPad, que argumentam, com razão, das limitações e deficiências desse tablet.


    Apresentação Rápida do Slater da HP.


    Durante o CES 2010, a HP deu a sua cartada contra o "ainda sendo anunciado" iPad, ao apresentar seu tablet PC pelas mãos do CEO da Microsoft, Steve Ballmer. Como foi apresentado de forma rápida, e sem muita descrição de seu hardware, não conseguiu deixar uma impressão tão duradoura para a audiência. Mas mostrou que, assim com a Dell e outras empresas do setor, a HP não irá ceder o mercado de tablets para a Apple. Até porque a empresa já está neste mercado há anos, com notebooks que se transformam em tablet ao rotacionar as suas telas de cristal líquido.


    HP Slate no CES 2010 apresentado por Steve Ballmer.

    Porém, como se fosse cronometrado, após 48 da estréia do iPad nas lojas e todo o Estados Unidos, a HP lançou um novo vídeo de demonstração do seu aparelho, que a empresa se refere como "Slate" (ou lousa). Com uma aparência muito semelhante ao iPad, o Slate aparece rodando diferentes apps e funcionalidades, como parte de uma montagem especial de 30 segundos (o mesmo vídeo apresentado no início desse artigo). Claro que a apresentação parece uma montagem bastante suspeita, mas a HP parece que fez questão de mostrar que seu produto tem webcam embutida, porta USB, slot para cartões de memória SD (no exemplo, o usuário insere no Slate um cartão de 16 GB da memória), além do mais prometido, o uso do Skype como ferramenta principal de comunicação do produto.

    Mesmo sabendo que a produção do vídeo usou em sua maior parte CGI e montagens forçadas, deixou o recado que o tablet da HP vem e virá com muitos extras, que certamente vão fazer muita diferença em relação ao iPad. Como o produto não apresentou nenhuma informação técnica, ficam algumas dúvidas. Dentre elas, o tempo de resposta da tela touchscreen (que precisa ser igual ou melhor que a ultra rápida tela do iPad), a capacidade de duração da bateria do produto (que precisa ser igual ou superior ao tempo de operação prometido no iPad), e a quantidade de memória RAM e disco SSD principais (além da possibilidade de expansão).

    Outros dois pontos que podem dar muito mais destaque para o Slate, é se o mesmo permitir uma boa capacidade de armazenamento em seu disco principal, além de permitir que os usuários instalem via USB os programas que eles quiserem. Como todos os que acompanharam a trajetória do iPad, do anúncio ao lançamento, sabem que o produto é limitado em hardware e, principalmente, em software.

    Um ponto a parte, e ai fica como crítica para o mercado, é o tamanho desses dispositivos; principalmente o que remete a sua tela. Pelo seu tamanho reduzido, induz muita limitação para seu uso, desde a programação, passando pela arte digital (ilustrações em geral), e uso compartilhado em instituições de ensino e pesquisa. Mas essa limitações de mercado (que na Apple costuma ser exageradamente imposta) parece ser uma tendência dos produtos de nossa sociedade, que não valorizam o uso de seu dispositivo pela real necessidade do indivíduo, mas sim, como uma imposição do próprio fabricante.

    E para finalizar, o Slate da HP parece ser mais aberto a modificações, e liberdade de uso que o iPad. Acho que, assim como o mercado de smartphones, o de tablets só irá realmente decolar quando vier embarcado com um Linux. E para isso, ou contamos com a possibilidade de instalação do pingüim no Slater, ou esperamos outro tablet tão aguardado no mercado vindo pelas mãos de ninguém menos que o Google, provavelmente rodando uma variação do sistema operacional Android.


    Notícias Relacionadas:

    - Hacker Consegue Acesso Root no iPad
    - iPad Vende 300.000 Unidades no Primeiro Dia
    - Lançado o Tablet iPad da Apple


    Links de Interesse:

    - HP's iPad-killer slate PC makes an appearance
    - HP Offers Another Peek at its Tablet
    - HP: Remember, The 'Slate' Has a Camera