• Fundação Mozilla Defende o Uso do Ogg Theora Video

    Na semana passada foi anunciado que as versões beta do YouTube e do Vimeo irão usar a tag de video do protocolo HTML5. Desde então, os desenvolvedores da Fundação Mozilla tem defendido o fato de que, mesmo suportando HTML5, o Firefox 3.6 não é capaz de reproduzir os vídeos disponíveis nesses vídeos. Como o grupo de trabalho que desenvolveu o protocolo HTML5 não especificou os codecs de vídeo a serem utilizados na tag <video>, os sites citados decidiram utilizar o padrão h264. Esse padrão, desenvolvido pela ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) em conjunto com a ISO/IEC MPEG, é um codec licenciado e patenteado.


    Anexo 8897


    O padrão H264 já é suportado pelo navegador Chrome e pelo Safari, atualmente o Firefox 3.6 suporta somente o padrão Ogg Theora. Os desenvolvedores do Mozilla Firefox comentaram o assunto em seus Blogs dizendo que, tomaram esta atitude "pelo bem da Web". É perigoso deixar o h264 se tornar um padrão de facto pois, ele possui riscos e custos imprevisíveis por ser licenciado, declarou Christopher Blizzard.


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-Line: http://www.h-online.com/open/news/it...eo-912003.html


    Notícias Relacionadas:

    - Firefox 3.6 Atinge a Marca de 3 Milhões de Downloads
    - Lançado o Firefox 3.6
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de osmano807
      osmano807 -
      Concordo com a Mozilla. Devia se usar o ogg mesmo, mas ninguém quer porque falam que o padrão é ruim, que não compacta legal, que não tem qualidade, etc etc etc. Ótimo, então adotem o ogg e o aperfeiçoem. Usar um padrão que pode acarretar em licenças de preço abusivo é que não dá!
    1. Avatar de saryshagan
      saryshagan -
      Eu também concordo com a Mozilla. Temos de lutar para estabelecer os padrões da Web, que sejam bons e abertos. Sempre! E quando o HTML5 estava sendo desenvolvido, ele já iria vir embarcado com a capacidade de vídeo apenas para padrões abertos como OGG. Mas muita gente reclamou disso (principalmente quem não tem o interesse que padrões abertos sejam estabelecidos na Web). E por isso, o desenvolvimento do HTML5 deixou em aberto quais formatos de vídeo integrar.
    + Enviar Comentário