• O Mandriva Já Superou o Ubuntu?

    Sei que esse título pode soar um pouco provocador, mas a idéia desse post é simplesmente a de iniciar uma discussão saudável a respeito do atual desenvolvimento dessas duas distribuições Linux, justamente por serem preferência entre os atuais usuários iniciantes do mundo Linux. Sabemos que a Canonical, empresa por trás do Ubuntu, sabe (e sempre soube) vender muito bem a idéia de facilidade de uso da sua distribuição. E essa massificação de marketing só vem crescendo a cada nova versão lançada de 6 em 6 meses pela empresa, com a contribuição de toda a sua comunidade. Por outro lado sabemos que os usuários do Mandriva são fiéis a sua distribuição preferida, e defendem sua facilidade de uso para todos os que conhecem, em uma verdadeira campanha de migração. É interessante notar que, enquanto no Ubuntu, quem faz a divulgação massiva é sua empresa, no Mandriva parece ser seus usuários que fazem esse trabalho.


    Por isso, nesse novo post, eu estou incentivando a participação de todos os usuários dessas distribuições Linux aqui nos comentários do Portal Under-Linux. Gostaria que vocês pudessem destacar da forma mais técnica e imparcial possível, as vantagens de cada uma dessas distribuições. Também convidamos a todos que possuam interesse, em criar seus Blogs no under-Linux, para falarem sobre a sua distribuição Linux preferida. O Portal Under-Linux é formado por usuários Linux de todos os níveis, e estamos sempre precisando de pessoal experiente que queira contribuir com seu conhecimento para nossa comunidade - principalmente para podermos ajudar os usuários mais jovens e inexperientes do mundo Linux.

    Esse post foi muito influenciado pela comunidade Mandriva. Todo dia que a acompanho, tenho ouvido eles afirmarem que o Mandriva Linux é tão bom, mas tão bom, que já teria superado a um bom tempo o Ubuntu, nos quesitos facilidade de uso e configuração, principalmente quando o assunto são os usuários iniciantes. No caso do Ubuntu, sua comunidade tem crescido, mas parece estar um pouco mais à parte de seu desenvolvimento junto a Canonical. Isso é bom ou é ruim?

    Agradeço a todos os que puderem participar dessa discussão nos comentários. E mais uma vez me repito: por favor deixe nos comentários, informações o mais técnicas e imparciais possíveis sobre a distribuição que usa. E se você for um usuário de ambas as distrições Linux, melhor ainda. Você poderá contribuir e muito para enriquecer essa discussão. Nada melhor do que a opinião de quem está atuando com as duas distribuições ao mesmo tempo.

    E para aqueles interessados em criar seu próprio Blog no Under-Linux e começar a efetuar seus posts sobre sua distribuição Linux favorita, seguem aqui alguns links que poderão lhes ajudar nessa empreitada:

    - Parte 1: Criando sua Conta no Portal Under Linux
    - Parte 2: Noções Básicas sobre a Criação de Posts em um Blog
    - Parte 3: Formatação Básica de seus Posts

    E obrigado a todos pela participação.
    Comentários 19 Comentários
    1. Avatar de zetto33
      zetto33 -
      Sou usuário Ubuntu, nunca usei o Mandriva, pretendo instalá-lo no VirtualBox para testá-lo. Utilizo este SO no meu netbook, um Acer AspireOne que veio com o XP Home.

      Apenas precisei recorrer ao terminal para instalar o driver alsa, pois o microfone nativo não funfava, fora isso tudo foi bem intuitivo...

      Basicamente, utilizo apenas 4 aplicativos em meu netbook; Firefox, Show TrueCript, Eclipse e Skype.

      Para tais aplicacões o SO sempre se mostrou estável, meu único problema ocorre quando tento transferir arquivos com mais de 50MB (SMB.CIFS) pela ferramenta do sistema, ao invés do smbmount...
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      ja havia instalado o mandriva uma vez, só não o coloquei para funcionar pois não entendia bem o que era aquelas coisas de ZUMBI dormindo, em varias partes do sistema, não sei se era forma errada que escreveram ou se era outra coisa, acabei tirando do computador, a acabei colocando o ubuntu 9.10, e acabei me apaixonando por ele, tanto na facilidade de instalar programas como na instalação da rede que foi automática, isso me fez poder usar o sistema e começar a jornada de aprender mais sobre linux via terminal, afinal de contas o computador já estava pronto para usa-lo e poder acessar matérias sobre linux. No meu caso o ubuntu se destacou para mim e não vi aquelas coisas estranhas de zumbi......que sei la o que era aquilo no mandriva, que confirmo que fiz o teste do mdsum e constatava normalidade no mandriva. mas infelizmente com puga atrás da orelha melhor mesmo o ubuntu, alias facilitando as coisas na instalação MOTIVA A QUALQUER UM USAR A PRÓPRIA DISTRO PARA CONHECER MELHOR O LINUX, portanto acho o ubuntu melhor.
    1. Avatar de Balostrosferus
      Balostrosferus -
      Realmente ... este assunto é inútil.

      Todas as distros usam um kernel e ferramentas GNU em comum.

      O que muda é o foco de cada distribuição em o que é melhor para o usuário.

      Discutir qual a melhor além de ser uma criancice é uma falta de educação.
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por Balostrosferus Ver Post
      Realmente ... este assunto é inútil.

      Todas as distros usam um kernel e ferramentas GNU em comum.

      O que muda é o foco de cada distribuição em o que é melhor para o usuário.

      Discutir qual a melhor além de ser uma criancice é uma falta de educação.
      Balostrosferus, o que está sendo discutido aqui não é criancice. A meta é que os usuários com experiência nessas duas distribuições Linux possam apresentar suas opiniões, sugestões, e informações técnicas, para assim ajudar os usuários novatos a formarem opinião.

      Se você não percebeu (ou não leu) o que está sendo discutido aqui é qual das duas distribuições Linux (Mandriva ou Ubuntu) é a mais indicada para usuários novatos no mundo Linux. E num espaço onde se pode apontar as vantagens e desvantagens de ambas as distribuições, ajudamos a todos a fortalecer seus conhecimentos em Linux (sem contar a contribuição em informação útil, que poderá ser aproveitada por ambas as distribuições para tentarem melhorar seus "produtos" em versões futuras).

      Por isso, Balostrosferus, não faça esse tipo de comentário tolo, em um tópico sério. Você, além de não estar contribuindo em nada com a discussão, ainda intimida outros leitores a apresentarem com suas experiências, aqui no Portal Under-Linux.

      Volto a convidar a todos os interessados em contribuírem com suas experiências nessas duas distribuições em pauta. Comentem sobre o que acharam de fácil ou difícil no Ubuntu e no Mandriva. Aponte falhas, opine sobre melhorias, etc.

      Para um novato, o que mais importa é saber se essas distribuições: são fáceis de instalar, se ele vai poder ver os filmes e ouvir as músicas dele (programas e codecs), se ele vai conseguir acesso a Internet sem muito esforço, se os programas do dia-a-dia que ele precisa utilizar são suficientes para ele, se ele vai poder viver no Linux sem precisar, se ele vai ter suporte da distribuição ou mesmo ajuda de outros usuários, etc, etc, etc
    1. Avatar de Guimesmo
      Guimesmo -
      Sou usuário Mandriva Linux há quatro anos. Vejo como uma distro que evoluiu muito, tendo como base a versão 2006 que era um tanto bugada, mas que ja contava com as ferramentas que me fizeram apaixonar por essa distro.
      Apesar de um marketing horrível, a mandriva mantém um sistema muito organizado, simples, leve e personálizável. A instalação é a mais simples que eu conheço (sendo que você pode escolher opções para iniciante e avançado. Nessa última você tem uma liberdade muito grande de personalização, coisa que por exemplo no Ubuntu eu nunca vi (usei pelo menos tres versões até a 8.04). Depois de instalado a configuração do sistema é muito organizada, com o centro de controle mandriva linux (semelhante ao yast do suse, com opções userfriend e muito completo, podendo ser incrementado para configuração de servidores também).
      O plug and play do mandriva é o melhor que eu ja vi em Linux, e a compatibilidade de hardware também. Claro que tem falhas, mas de todas as distros que ja instalei e vi instaladas é que funciona melhor "de fábrica".
      O mandriva dispensa terminal (pra quem não quiser usar), inclusive adição de mídias de instalação configuração de vídeo, rede e etc pode ser feito via mcc.
      O Mandriva é uma distro muito estável. Com isso a política da Mandriva acaba deixando a distro um tanto desatualizada (por exemplo, se a versão foi lançada com kde 4.4 e entre uma versão e outra sair o 4.5 você não vai ter atualização oficial pra ele, porém o 4.4.x vai aparecer em atualização oficial. Por vezes isso incomoda, mas travamentos e funcionamento incorreto do sistema ´algo muito raro.
      Existem muitas vantagens no mandriva linux que me fariam escrever um livro aqui. Considero a distro mais simples hoje para o uso, e indico para qualquer profissional que precisa de um sistema confiável atualizado e com fácil configuração.
      Uma desvantagem em relação ao ubuntu é que os pacotes não saem primeiro para o mandriva (jogos, pacotes de personalização etc são sempre empacotados para o ubuntu), mas o número de pacotes para o mandriva também é muito grande e a empresa oferece versões variadas do sistema.
      Enfim, considero hoje o mandriva a melhor distro Linux universal (para todos os tipos de usuário), apesar disso ser uma questão muito particular. Convido a todos que a experimentem (são várias versoes, incluindo duas versões live oficiais com gnome e kde).

      Até
    1. Avatar de kidsoeiro
      kidsoeiro -
      Bom, uso o Mandriva como distro principal já há alguns bons anos. Uma vantagem direta sobre o Ubuntu, na minha opinião, é a centralização de muitas tarefas administrativas no Centro de Controle Mandriva, uma ferramenta intuitiva, de fácil uso e que realmente considero um diferencial em relação a qualquer outra distro. Talvez a questão mais controversa em relação à escolha entre uma ou outra é o sistema de gerenciamento de pacotes utilizado: o apt é muito difundido. Mas, até como já foi dito pelo Guimesmo, o Centro de Controle Mandriva simplesmente abstrai a ferramenta em modo texto para o gráfico de maneira brilhante. É o melhor gerenciador gráfico de pacotes que conheço, e já usei o Fedora e os apts também. Mas, nada impede quem quer que seja de usar o terminal, se desejar. De maneira geral, considero ambas as distros como esforços louváveis para trazer o desktop pessoal em Linux ao usuário final, mas, sinceramente não consigo vislumbrar minha vida no Linux sem o Centro de Controle Mandriva: é bom demais!!!
      Fiquem com Deus.
    1. Avatar de Magal
      Magal -
      Apesar de não ser usuário destas versões, acho o post interessante e útil.
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      O mandriva é shoe de bola! É recomendado para usuários iniciantes, bem como avançados. Eu uso com o ambiente gráfico lxde e tem outros como o kde, gnome e xfce. Muita qualidade e performance para o usuário desktop.
      abraços.
      kuruka.
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Sou usuário de linux a muito tempo. Comecei com o Slackware2.0 e já passei por Debian, RedHat, Conectiva, Mandrake, Knopix, Kurumin, Ubuntu e Mandriva.

      Atualmente uso o Mandriva como sistema principal e estou testando o Gentoo e o LFS em máquinas virtuais.

      Para usuários iniciantes o Mandriva tem a seu favor a facilidade do MCC, já citado pelos colegas acima, bem como a grande facilidade de instalação, praticamente toda automática.

      O Ubuntu tem a seu favor uma maior disponibilidade de pacotes novos, embora o número de pacotes disponíveis para o Mandriva também seja bem grande.

      Acho também (opinião totalmente pessoal) o sistema dpkg mais fácil de utilizar que o apt-get (utilizo muito o console).

      Concluindo: Creio que o melhor dos mundos seria uma distribuição Mandriva e seu MCC, porém com gerenciamento de pacotes dpkg.
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      -Pelo jeito ninguém aqui entendeu mesmo, essa coisa que vc's chamam de linux "ubuntu" nada mais é do que uma mera variação de nosso já velho conhecido DEBIAN, pacotes "deb", assim como nosso Mandriva a mutação de nosso REDHAT, CONECTIVA, pacotes RPM - "Redhat Package Manager",... só por que um sistema demonstra facilidade na instalação de seus programas "pacotes" isto não quer dizer nada! Vocês estão se esquecendo de contar a compatibilidade, e principalmente estabilidade do sistema e principalmente se tratando de servidores que sempre será o foco principal de nosso amiguinho Linux, alguém ai ao menos já compilou um Kernel alguma vez! pelo visto não!!! já teve de compilar e instalar novos módulos? Vocês não podem ficar sempre esperando um pacote pra isso, ir usando uma distro. só porque todo mundo acha ela mais agradável não vai resolver problemas, uma coisa que concordo o "merdatu" ops! digo ubuntu é bom pra quem só vai usar api's desktop, e para quem está iniciando a aprender a administrar sistemas Linux, pois quando se tratar de API's de verdade a coisa muda por completo, por isso crianças aprendam uma coisa, não só por que um sistema tem uma interface gráfica bonitinha, é fácil de instalar quer dizer que ele seja melhor, pois na hora do vamos ver em que for necessário se conectar e configurar serviços e administrar serviços, através de um terminal que não poderá te dar o glamur da interface X-Windows ai o bicho pega, ser bonitinho e fácil de usar não diz que é bom! ser estável e confiável ai você vai sentir a diferença. E lembre-se não cuspa pra cima por que pode voltar, lembre-se de que tudo que tem nesse seu querido ubuntu, veio das demais distros. principalmento do DEBIAN ".deb", assim como os demais sempre tem um pouco dos outros Mandriva - Conectiva - RED HAT e assim vai, ontem quem falava mal do Red Hat hoje usa Mandriva e nem se lembra de onde vieram tantas coisas boas e assim se segue com todas as demais distros, por isso gente a melhor sempre é analisar com calma o que se vai fazer, em qual projeto vai se utilizar o Linux "seja qualquer uma das distros", e ai sim instalar ela sem frecura...
    1. Avatar de osmano807
      osmano807 -
      Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
      -Pelo jeito ninguém aqui entendeu mesmo, essa coisa que vc's chamam de linux "ubuntu" nada mais é do que uma mera variação de nosso já velho conhecido DEBIAN, pacotes "deb", assim como nosso Mandriva a mutação de nosso REDHAT, CONECTIVA, pacotes RPM - "Redhat Package Manager",... só por que um sistema demonstra facilidade na instalação de seus programas "pacotes" isto não quer dizer nada! Vocês estão se esquecendo de contar a compatibilidade, e principalmente estabilidade do sistema e principalmente se tratando de servidores que sempre será o foco principal de nosso amiguinho Linux, alguém ai ao menos já compilou um Kernel alguma vez! pelo visto não!!! já teve de compilar e instalar novos módulos? Vocês não podem ficar sempre esperando um pacote pra isso, ir usando uma distro. só porque todo mundo acha ela mais agradável não vai resolver problemas, uma coisa que concordo o "merdatu" ops! digo ubuntu é bom pra quem só vai usar api's desktop, e para quem está iniciando a aprender a administrar sistemas Linux, pois quando se tratar de API's de verdade a coisa muda por completo, por isso crianças aprendam uma coisa, não só por que um sistema tem uma interface gráfica bonitinha, é fácil de instalar quer dizer que ele seja melhor, pois na hora do vamos ver em que for necessário se conectar e configurar serviços e administrar serviços, através de um terminal que não poderá te dar o glamur da interface X-Windows ai o bicho pega, ser bonitinho e fácil de usar não diz que é bom! ser estável e confiável ai você vai sentir a diferença. E lembre-se não cuspa pra cima por que pode voltar, lembre-se de que tudo que tem nesse seu querido ubuntu, veio das demais distros. principalmento do DEBIAN ".deb", assim como os demais sempre tem um pouco dos outros Mandriva - Conectiva - RED HAT e assim vai, ontem quem falava mal do Red Hat hoje usa Mandriva e nem se lembra de onde vieram tantas coisas boas e assim se segue com todas as demais distros, por isso gente a melhor sempre é analisar com calma o que se vai fazer, em qual projeto vai se utilizar o Linux "seja qualquer uma das distros", e ai sim instalar ela sem frecura...
      Como diria o Mundo Canibal: MARAVIWONDERFULL!!!
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
      -Pelo jeito ninguém aqui entendeu mesmo, essa coisa que vc's chamam de linux "ubuntu" nada mais é do que uma mera variação de nosso já velho conhecido DEBIAN, pacotes "deb", assim como nosso Mandriva a mutação de nosso REDHAT, CONECTIVA, pacotes RPM - "Redhat Package Manager",... só por que um sistema demonstra facilidade na instalação de seus programas "pacotes" isto não quer dizer nada! Vocês estão se esquecendo de contar a compatibilidade, e principalmente estabilidade do sistema e principalmente se tratando de servidores que sempre será o foco principal de nosso amiguinho Linux, alguém ai ao menos já compilou um Kernel alguma vez! pelo visto não!!! já teve de compilar e instalar novos módulos? Vocês não podem ficar sempre esperando um pacote pra isso, ir usando uma distro. só porque todo mundo acha ela mais agradável não vai resolver problemas, uma coisa que concordo o "merdatu" ops! digo ubuntu é bom pra quem só vai usar api's desktop, e para quem está iniciando a aprender a administrar sistemas Linux, pois quando se tratar de API's de verdade a coisa muda por completo, por isso crianças aprendam uma coisa, não só por que um sistema tem uma interface gráfica bonitinha, é fácil de instalar quer dizer que ele seja melhor, pois na hora do vamos ver em que for necessário se conectar e configurar serviços e administrar serviços, através de um terminal que não poderá te dar o glamur da interface X-Windows ai o bicho pega, ser bonitinho e fácil de usar não diz que é bom! ser estável e confiável ai você vai sentir a diferença. E lembre-se não cuspa pra cima por que pode voltar, lembre-se de que tudo que tem nesse seu querido ubuntu, veio das demais distros. principalmento do DEBIAN ".deb", assim como os demais sempre tem um pouco dos outros Mandriva - Conectiva - RED HAT e assim vai, ontem quem falava mal do Red Hat hoje usa Mandriva e nem se lembra de onde vieram tantas coisas boas e assim se segue com todas as demais distros, por isso gente a melhor sempre é analisar com calma o que se vai fazer, em qual projeto vai se utilizar o Linux "seja qualquer uma das distros", e ai sim instalar ela sem frecura...
      Sinceramente, tenho alguns questionamentos para você:

      1 - Esse post do Code discute a facilidade de uso das distribuições em análise para usuários iniciantes. O Linux hoje em dia é para todos, e não mais exclusividade de hackers. Por isso, hoje, você encontra o Linux tanto no computador residencial, quanto nos servidores de muitas empresas no mundo. E por esse motivo venho a perguntar, com que base você diz que o Linux só serve como servidor? Saiba que nas grandes (grandes mesmo) empresas, por mais que levantem a bandeira do Linux, quando o assunto é missão crítica, eles continuam a utilizar Unix como AIX, HP-UX, SGI-Irix, e por ai vai :-D Infelizmente ainda falta muito chão para o Linux em ambos os lados (tanto servidor quanto desktop). E pelo menos na parte de servidor, o Linux ainda precisa ser muito "mutado" e "amadurecido", para também atender hardware de grande porte, tão bem quanto o faz nos hardware comuns que todos temos em casa.

      2 - Mesmo sendo um post, onde o alvo principal é o público iniciante, os usuários avançados são muito bem vindos. principalmente porque eles podem (e devem) contribuir para ensinar aos novatos o "Bê-A-Bá" do Linux. Mas uma coisa é certa: nenhum usuário "supostamente" avançado tem o direito de vir aqui nos comentários difamar os usuários novatos. Isso é anti-ético. E pior ainda, é querer afirmar algo sem provas. Com que base você pode afirmar que ninguém aqui nunca compilou o kernel Linux aqui? E eu tenho visto esse tipo de atitude em vários comentários feito por muitos usuários aqui no Under. Pessoas que parecem não ler os posts e já querem se inflamar nos comentários se afirmando e ofendendo outros usuários do Portal Under-Linux. Isso não leva ninguém a lugar nenhum, e ainda compromete a reputação (e suposto conhecimento) de quem o fez.

      3 - E para finalizar, quero deixar bem claro que no Portal Under-Linux, seja nos posts ou nos comentários, é EXPRESSAMENTE PROIBIDO o uso de palavras de baixo calão (vulgo palavrão), escritas de forma direta, ou mesmo indireta. Por isso, por favor, peço que não se repita.
    1. Avatar de monstro
      monstro -
      Sou usuário Mandriva Linux e estou muito satisfeito com a distro, não tenho do que reclamar, pelo contrário só elogios.
    1. Avatar de josir
      josir -
      Fui usuário de Mandriva por 3 anos (comprei licença e tudo), já comprei um Compaq com Mandriva pré-instalado mas depois de experimentar o Ubuntu, dei preferência para este último. Porque acho o Ubuntu melhor:

      1) A detecção de hardware no Ubuntu é superior a do Mandriva. Já fiz testes em mais de 15 micros e é sempre a mesma coisa: o Ubuntu reconhece placa de vídeo, rede, tudo de primeira. Enquanto que o Mandriva fica no nhenhenhe. Nada que não se consiga resolver mas para quem vai instalar muitas máquinas, isso faz muita diferença.

      2) A lista de repositórios de Software é mil vezes superior a do Mandriva, talvez porque um pacote Debian funciona perfeitamente no Ubuntu e um pacote RPM feito para RedHat/Fedora nem sempre funciona no Mandriva.

      3) Em termos de Interface Visual, acho os dois equivalentes. A preferência pelo Gnome é gosto pessoal, acho que não serve como comparação.

      4) não concordo com a afirmação de que Ubuntu = Debian, Mandriva = Red Hat, Tudo = Linux. Para quem tem que instalar vários micros, a facilidade de instalação/configuração é um diferencial muito grande. E para o usuário final, usar o Mandriva ou o Ubuntu faz uma diferença muito grande em relação a um "slackware" por exemplo.

      5) Quando se fala em Linux, a comunidade é fundamental. E o Ubuntu entrou em um círculo virtuoso que não tem volta, ainda mais aqui no Brasil.

      Enfim, continuo achando o Mandriva uma ótima distro (melhor que Fedora, Suse, etc) mas acho o Ubuntu bem superior.
    1. Avatar de Thiago Diniz
      Thiago Diniz -
      Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
      -Pelo jeito ninguém aqui entendeu mesmo, essa coisa que vc's chamam de linux "ubuntu" nada mais é do que uma mera variação de nosso já velho conhecido DEBIAN, pacotes "deb", assim como nosso Mandriva a mutação de nosso REDHAT, CONECTIVA, pacotes RPM - "Redhat Package Manager",... só por que um sistema demonstra facilidade na instalação de seus programas "pacotes" isto não quer dizer nada! Vocês estão se esquecendo de contar a compatibilidade, e principalmente estabilidade do sistema e principalmente se tratando de servidores que sempre será o foco principal de nosso amiguinho Linux, alguém ai ao menos já compilou um Kernel alguma vez! pelo visto não!!! já teve de compilar e instalar novos módulos? Vocês não podem ficar sempre esperando um pacote pra isso, ir usando uma distro. só porque todo mundo acha ela mais agradável não vai resolver problemas, uma coisa que concordo o "merdatu" ops! digo ubuntu é bom pra quem só vai usar api's desktop, e para quem está iniciando a aprender a administrar sistemas Linux, pois quando se tratar de API's de verdade a coisa muda por completo, por isso crianças aprendam uma coisa, não só por que um sistema tem uma interface gráfica bonitinha, é fácil de instalar quer dizer que ele seja melhor, pois na hora do vamos ver em que for necessário se conectar e configurar serviços e administrar serviços, através de um terminal que não poderá te dar o glamur da interface X-Windows ai o bicho pega, ser bonitinho e fácil de usar não diz que é bom! ser estável e confiável ai você vai sentir a diferença. E lembre-se não cuspa pra cima por que pode voltar, lembre-se de que tudo que tem nesse seu querido ubuntu, veio das demais distros. principalmento do DEBIAN ".deb", assim como os demais sempre tem um pouco dos outros Mandriva - Conectiva - RED HAT e assim vai, ontem quem falava mal do Red Hat hoje usa Mandriva e nem se lembra de onde vieram tantas coisas boas e assim se segue com todas as demais distros, por isso gente a melhor sempre é analisar com calma o que se vai fazer, em qual projeto vai se utilizar o Linux "seja qualquer uma das distros", e ai sim instalar ela sem frecura...
      Cara, tu foi totalmente ridiculo, queres um sistema complicado de usar cria um pra você e se vira.
      Estamos falando de desktops e não servidores, e mesmo assim se for para colocar um servidor de urgência numa empresa, a pessoa pode optar por colocar um ubuntu server do que um slackware onde passara horas para configurar.

      Estamos no ano de 2010 o Linux cresceu muito esse ano, e graças ao avanço as partes gráficas e instalação que muitas pessoas do "janelas" estão vindo para o Linux.
      Usei o windows por anos e não sei nada sobre serviços nele, nunca me aprofundei, sempre usei como um usuário normal, isso é um absurdo? pq no linux não pode ser igual? tem pessoas que só querem usar coisas básicas, teu pai e tua mãe devem usar só para isso, e tem outras diferentes como eu que resolveu estudar Linux.
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Fazia um tempo em que eu não olhava o Mandriva, sou usuário do Ubuntu e realmenre o sistema me agradou bastante a ponto de instalá-lo em um apartição bem intuitivo e rápido baixei e instalei a versão da comunidade do Mandriva One 2010 64 bits já que aparetemente não está disponível no site da empresa reconheceu o driver nvidia sem problemas alguns com o compiz e matisse a disposição !

      Paulo Keller
    1. Avatar de k1t0n
      k1t0n -
      Olá pessoal!
      Sou usuário de Linux a bastante tempo, já testei e usei diversas distros (red hat, conectiva, slackware, etc...). Mas simplesmente me apaixonei pelo mandriva, sinceramente acho a melhor, daí vcs perguntam, pq? eu respondo: Por ser fácil de instalar, por ser extremamente rápido o boot, pelo centro de controle (completo), por ser estável, instalação de pacotes muito simples e o visual bem legal tbm.
    1. Avatar de harumibispo
      harumibispo -
      Não li os comentários, mas se alguém já falou o que eu falarei, sou só mais um.

      Sou usuário do Ubuntu desda versão 8.04 a 9.10 onde trabalhei diariamente com ele, e não tinha o que reclamar, mas ao tentar instalar a versão 10.4 no meu notebook SIM+ tiev muitos problemas por causa da placa SIS. Aprendi que não devo ter mais micros com essa placa, também aprendi que existem outras versões de Linux confiaveis, encontrei o Mandriva 2010 e instalei e rodou que é uma beleza. Não aprofundei ainda na parte técnica, mas pelo visto não é muito dificil, então vejo que para o futuro o software livre os proximos sistemas operacionais tem que ter a funcionalidade do Mandriva as opções do Ubuntu.

      Toda a comunidade esta de parabéns!
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      O Firefox no Mandriva já funciona com o novo plugin java.
    + Enviar Comentário