• Cultura Hacker: Conferência "O Outro Lado Security BSides"

    São Paulo sediará a Conferência "O Outro Lado Security BSides" (Co0LBSidesSP), que ocorrerá no dia 21 de outubro de 2012. O evento pode ser caracterizado como uma mini-conferência gratuita, que está sob a organização do Garoa Hacker Clube e de colaboradores envolvidos com a cultura hacker, além do mercado de segurança da informação. O objetivo chave da Co0L BSidesSP é possibilitar, em larga escala, a inovação, discussão e um amplo intercâmbio de conhecimento sobre segurança da informação e sobre o universo hacker.

    Vale ressaltar que a Co0L BSidesSP, surgiu através do modelo das conferências "Security B-Sides" (www.securitybsides.com) existentes em vários países. Entretanto, ela foi totalmente adaptada à realidade do nosso país. Além disso, as conferências chamadas de "B-Sides" são mini-conferências que tem a intenção de expandir a comunidade local de segurança, e que acontecem simultaneamente com algum evento de destaque da área em questão. Nessa sequência, há um grande incentivo para que haja total integração entre os participantes do evento, para que estes possam estabelecer uma troca de idéias e de conhecimento.



    Conferência BSides será uma porta aberta para ampliar os conhecimentos da comunidade hacker brasileira


    Culminando com a Hackers to Hackers Conference (H2HC), que tem uma relevância extrema para a comunidade hacker nacional (www.h2hc.com.br), a "Co0L BSidesSP" apresentará palestras, debates e oficinas que serão ministradas por profissionais bastante renomados no mundo da Segurança da Informação.

    Vale destacar que esta conferência possui um formato único no Brasil, sendo bem sucedido em nosso território e outros lugares do mundo. Isso faz com que haja uma associação relacionada à troca de informações com uma oportunidade única de networking; isso ocorrerá em um espaço inédito disponibilizado pela H2HC e organizado pelo Garoa Hacker Clube, o primeiro Hackerspace brasileiro.

    Para aqueles que acreditam em seu conhecimento e em seu potencial relacionado à área de Segurança da Informação, por quê não compartilhá-los com a comunidade hacker as coisas que você sabe? Certamente, esta será uma oportunidade ímpar! Caso tenha interesse em participar e compartilhar os seus conhecimentos, você pode enviar uma proposta de palestra ou de oficina (de cunho prático), para o evento.


    Palestras, Submissões e Temas Sugeridos

    As palestras ministradas terão a duração de 40 minutos cada uma, e as oficinas terão 1h e 30 minutos. Aos interessados, segue uma variedade de temas sugeridos para abordagem durante a conferência:

    Análise de Malware, Arquiteturas de Sistemas Seguras, Auditoria e Controladoria, Sistemas de Autenticação, Algorítimos de Heurística Aplicados a Segurança, Botnets (questão bastante em alta nos últimos tempos), Ciber-inteligência, Cloud Computing, Contactless (Segurança e Privacidade), Correlação de eventos de segurança, Cibercrimes, Criptografia e Criptoanálise e Cultura Hacker.

    Na sequência de temas sugeridos, há também Engenharia Reversa, Engenharia Social, Ferramentas de InfoSec, Vulnerabilidades em Sistemas, Práticas de Fuzzing em Protocolos ou Aplicações, Cyber War, Hackerspaces, Hardware Hacking, Hardware Seguro, Questões de Privacidade, Políticas de InfoSec, Malware e Códigos Maliciosos, Análise, Investigação e Perícia em Ambientes Vulneráveis, Proteção de Infra-estruturas Críticas, Reposta à Incidentes e Técnicas de Testes de Penetração.


    Calendário Relacionado ao Evento

    A data final para submissão de sugestões de palestras e oficinas será no dia 10 setembro de 2012, as notificações aos autores selecionados ocorrerá no dia 12 do mesmo mês e o Primeiro Encontro do Mentorship Program será no dia 15. Na sequência, haverá a divulgação da agenda, marcada para 17 Setembro de 2012.

    Lembrando a todos que as inscrições começam no dia 01 outubro de 2012, seguida pelo Segundo Encontro do Mentorship Program, que está agendado para o dia 06 outubro de 2012. O envio do material a ser apresentado poderá ser feito até o dia 15 outubro de 2012, e como foi mencionado no início desta publicação, o Co0L BSidesSP acontecerá no dia 21 Outubro de 2012.


    Saiba Mais:

    [1] O Outro Lado - BSides São Paulo - Garoa Hacker Clube https://garoa.net.br/wiki/O_Outro_Lado_BSidesSP_ed_4