• Curso de Redes Gratuito no Under-Linux

    Você gosta da área de redes, quer aprender mais sobre o assunto? Você veio ao lugar certo. O Portal Under-Linux tem o prazer de anunciar o Curso de Redes criado pelo Magnun. O curso é gratuito, e todos os usuários registrados tem acesso livre ao seu conteúdo, incluindo a possibilidade de tirar dúvidas com o autor no campo de comentários de cada aula, além de poder contactar o mesmo diretamente, via sistema de mensagens particulares do Under-Linux. Esse é um curso de redes introdutório, mas aborda o que há de mais novo na área. Ao terminar esse curso você já será capaz de entender como uma rede funciona.

    Redes não é só um assunto interessante, mas também um mercado promissor. Bons profissionais estão em extinção, e o primeiro que apresentar conteúdo sólido e experiência comprovada, ganha a vaga e um bom salário. Redes é um universo de super-conjuntos: pode ser a rede em sua residência onde você mantém dois ou mais computadores (virtuais ou físicos) conectados, pode ser a rede de que abastece seu bairro, como pode ser a teia digital que envolve todo o planeta. É uma rede dentro da outra.


    Certificações Cisco

    Existem muitos cursos profissionalizantes de redes espalhados pelo mundo, porém o mais conhecido talvez seja o da Cisco, onde você galga níveis seguindo a seqüência CCNA, CCNP e CCIE. O CCNA é o mais fácil de todos. Se você estudar a fundo o básico de redes, passará na prova tranqüilamente. O CCNP são 4 avaliações distintas, e o "buraco" é bem mais embaixo, mas quem conseguir tirar essa certificação ao passar em todas as 4 avaliações, será um profissional de destaque no mercado. Atualmente, certificações CCNA existem aos montes. E se você quiser entrar no mercado de redes, precisa ter pelo menos ela. Já a CCNP, aqui no Brasil, são pouquíssimas pessoas que a possuem.

    Agora, se o seu objetivo é "dominar o mundo duas vezes seguidas", tente tirar a certificação CCIE. Um dos testes finais da certificação é lhe oferecer uma sala abarrotada de equipamento empilhado (todos devidamente sabotados, desde o cabeamento disponível, até os sistemas operacionais em uso nos equipamentos), e te darem um prazo de uma semana para colocar tudo aquilo para funcionar (e de vez em quando eles jogam um osso por debaixo da porta pra você não morrer de fome já que você não pode sair da sala ;-). Detalhe: a sala é o cerne de comunicação e distribuição de dados de uma WAN real. Dizem às más línguas que Deus fez a prova e não passou... :-D

    O profissional sempre terá um diferencial quanto mais certificações na área ele tiver. E se essa é sua missão profissional, e você está no início de sua escalada, por que não começar aqui no Under-Linux?


    Divisão do Curso

    O curso de redes do Magnun foi dividido em duas partes distintas. A primeira parte do curso irá ensinar sobre redes baseada no modelo OSI de camadas, importante a título de didática, e extremamente útil para aplicação no mundo real. A segunda parte é um especial sobre IPv6. Ainda estamos no mundo do IPv4 (o protocolo IP versão 4), mas ele já está saturado e não deve durar mais 2 anos. O IPv6 (o protocolo IP versão 6) foi a solução criada há anos para a migração de toda a rede mundial, com disponibilidade de IPs por pelo menos mais um século (algum dia, até a sua geladeira ainda vai ter um IP para voce usar).

    E vamos ao que interessa! Abaixo separei o link para todas as aulas em ordem cronológica. Qualquer dúvida, deixem um comentário nas aulas, ou entrem em contato diretamente com o Magnun (o criador do curso). Mas lembre-se de criar sua conta de usuário no Portal, e ter efetuado seu login no Under-Linux para poder interagir com o autor. Divirtam-se!


    Curso de Redes:

    Aula 001 - Introdução a Redes de Computadores
    Aula 002 - Modelos ISO/OSI e TCP/IP
    Aula 003 - Camada Física
    Aula 004 - Camada de enlace de dados - Parte 1
    Aula 005 - Camada de enlace de dados - Parte 2
    Aula 006 - Algumas novidades!
    Aula 007 - Protocolo ARP
    Aula 008 - Camada de enlace - Parte 3
    Aula 009 - Numeração Binária
    Aula 010 - Camada de Rede - Parte 1
    Aula 011 - Camada de Rede - Parte 2
    Aula 012 - Camada de Rede - Parte 3
    Aula 013 - Camada de Rede - Parte 4
    Aula 014 - Camada de Transporte - Parte 1
    Aula 015 - Camada de Transporte - Parte 2
    Aula 016 - Camada de Transporte - Parte 3
    Aula 017 - Camada de Transporte - Parte 4
    Aula 018 - Camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação


    Especial IPv6:

    Aula 001 - Introdução e Arquitetura
    Aula 002 - Endereçamento e Segmentação
    Aula 003 - ICMPv6 e Neighbor Discover Protocol
    Comentários 20 Comentários
    1. Avatar de saryshagan
      saryshagan -
      Quando vocês terminarem o curso do Magnun, terão a "certeza eterna" de que, assim como a maioria dos problemas na área de informática, muitos dos problemas de uma rede são provenientes da "Camada 8" do Modelo OSI (i. é, a interface entre a cadeira e o teclado).

      :-D

      Brincadeiras à parte. Parabéns pelo curso Magnun. Agora que já tem várias aulas prontas abordando até a camada 7 do modelo OSI, os alunos terão um ciclo completo de aprendizado na área.

      Espero que esse Curso de Redes e o seu Curso de Python, continuem crescendo em número de aulas e atualizações, como você sempre vem fazendo. A comunidade inteira agradece.
    1. Avatar de Marzio
      Marzio -
      Acompanhando!
    1. Avatar de lopesgvo
      lopesgvo -
      Boa tarde, otimo esse curso que vc esta disponilizando para nós que esteja interessado, semana que vem começo a fazer estrutura de rede no Colegio Impacta, e posteriormente vou tambem na Impacta fazer o curso para conseguir esses certificados da Cisco, esse curso que vc esta deixando ai, tenho certeza que vai me ajudar muito. Obrigado.
    1. Avatar de edcomrocha
      edcomrocha -
      Otimo curso, com certeza estarei acompanhando ele

      Abraços a todos

      Parabens Magnun
    1. Avatar de davidenf
      davidenf -
      Esse com certeza vou acompanhar, valeu pela iniciativa.
    1. Avatar de PneumaCom
      PneumaCom -
      Bos noite amigos.

      Gostaria de parabenizar o autor de tão importante curso, estarei começando a estuda-lo hoje.

      vlw amigos.
    1. Avatar de ClusterBR
      ClusterBR -
      Ótima iniciativa!!
      Estarei acompanhando o curso.
    1. Avatar de jnasousa
      jnasousa -
      Parabens Magnum, através desta iniciativa, eu e outras pessoas temos a oportunidade de obtermos mais conhecimento, o que na area de informatica, nunca é demais, conhecimento é sempre bem vindo, vou estudar e acompanhar tudo que eu possa aprender. obg.
    1. Avatar de rafaelmbcprq
      rafaelmbcprq -
      Olha, isso mostra o quão solidário são a pessoal open source, daqui a 25/30 anos, escrever códigos e saber onde vc está virtualmente será tão corrente quanto se comunicar socialmente pelo celular hoje em dia. E o pessoal open source serão os vanguardista desse futuro semeando desde sem,pre a idéia de "dividir para multiplicar o conhecilento"... Parabéns, pinguinzada!!!
    1. Avatar de everaldogp
      everaldogp -
      Como fasso esse curso ai se for gratis nos da uma coordenadas
    1. Avatar de araxa
      araxa -
      parabens amigo é de pessoas como voce que a net precisa;

      Grato
    1. Avatar de marilena
      marilena -
      ola gostaria de saber se a cada aula tem exercicios e prova ao termino do curso.
    1. Avatar de Geeek
      Geeek -
      Esse Conteúdo ta ajudando muito a comunidade!
    1. Avatar de ediekes
      ediekes -
      parabens ...
    1. Avatar de onnet
      onnet -
      Muito bom, parabéns pela iniciativa.
    1. Avatar de Elves12
      Elves12 -
      Magnun... vc deveria certificar (emitir certificado) para essas pessoas que acompanhou esse curso como unica maneira de provar isso criando atividades quem alcançar a pontuação enviando por email so quem tive interesse ... ok espero resposta
    1. Avatar de misterbogus
      misterbogus -
      Deus Fez a Prova e não passou? Hereges! impossiveLLLLL. No ultimo momento ele chamou o Batman!!!! Ateus Malditos!
    1. Avatar de vitorjvc
      vitorjvc -
      Muito bom o curso em....parabens
    1. Avatar de Fabi
      Fabi -
      Boa noite,
      Gostaria de saber se tem videos das materias acima citadas.
    1. Avatar de GibsonInfo
      GibsonInfo -
      acompanhando
    + Enviar Comentário