Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Não existe receita de bolo pra energia fotovoltaica porque cada caso é um caso. Tudo depende da carga dos equipamentos, capacidade de recarga do painel e capacidade da bateria. Não é difícil, mas é complexo http://static3.under-linux.net/image...ies/stupid.gif.

    Pra quem está interessado em energia fotovoltaica segue abaixo o básico:


    BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR:

    ECONOMIA = Em energia solar a economia é feita a longo prazo. Se economizar em equipamento, vai gastar mais em deslocamento pra solucionar pane.

    BATERIA = Tem que ser dimensionada para a carga e tem que permitir folga para dias de chuva ou de céu encoberto.

    TIPO DE BATERIA = Tem que usar bateria de ciclo profundo, se usar bateria de carro vai gastar mais dinheiro em alguns meses.

    EQUIPAMENTOS AGREGADOS: Quanto menor o consumo dos equipamentos, maior é a autonomia da bateria. Evite o uso de inversores (converte DC para AC) porque consomem mais energia na conversão da voltagem. Procure acoplar equipamentos com a mesma voltagem que o seu sistema (para minimizar perdas).
    Se você tem a opção de usar sinalizador LED, faça.

    PAINEL FOTOVOLTAICO: Tem que ser forte o suficiente para carregar a bateria sem "quebrar o banco" (se for comprar usado, evite os com mais de 3 anos e os que apresentam manchas). Nada de painel flexível, ok?

    CONTROLADOR DE CARGA: Dê preferência aos de boa qualidade, principalmente no que diz respeito a conectores.

    MACETES: Pague para um profissional neutro fazer o estudo de carga. O vendedor de equipamento vai exagerar pra tirar mais dinheiro de você (foi assim que eu aprendi).

    Eu aprendi dando cabeçada. Hoje eu economizo para meus clientes de 10% a 30% do investimento total.

    Abraço,

    Zé Alves

  2. #2

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    quais seriam as baterias de ciclo profundo, pois esse mes aqui em santa catarina que quase nao deu sol. E quem se stressou profundamente fui eu!

    uma rb com um UB5 + XR2 + 433ah + 2 baterias de caminhao 150 amp + placa 85 watts

    precisei ir duas veses trocar as baterias por novas e bem carregdas pois nao guentou o tranco.

    essa semana ta dando sol dai tá ate legal mas parece que as baterias nao tao mais aquelas brastemp (AS Novas)

  3. #3

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Cara, as baterias tem que ser as estacionarias, iguais a de no-breack. Elas podem arriar até ficarem com 10% da carga sem compromete-la. Já as de carro quando arreiam abaixo dos 40% vão perdendo suas propriedades e em pouco tempo estragam. Você tem que analizar a sua area( região). Mesmo nublado sempre gera um pouco de energia. Em lugares com muitas pedras e montanhas fica um pouco mais complicado, pois além de pouca luz nos dias nublados, as vezes durante o dia tem as neblinas. Já me ferrei muito com isso. O que pode ser feito: Aumentar o numero de paineis e baterias com mais amperes. Eu aqui tenho que fazer calculo de 15 dias sem carga. Outras opção é fazer um hibrido de solar mais eolica. Também depende da região. Se não tem vento não adianta.

  4. #4

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    quais seriam as baterias de ciclo profundo, pois esse mes aqui em santa catarina que quase nao deu sol. E quem se stressou profundamente fui eu!

    uma rb com um UB5 + XR2 + 433ah + 2 baterias de caminhao 150 amp + placa 85 watts

    precisei ir duas veses trocar as baterias por novas e bem carregdas pois nao guentou o tranco.

    essa semana ta dando sol dai tá ate legal mas parece que as baterias nao tao mais aquelas brastemp (AS Novas)

    Recomendo a moura clean ou a delphi (tem que ser CICLO PROFUNDO).

    As baterias de ciclo profundo têm solução diferente das baterias comuns para motor de arranque. Bateria de arranque pode baixar até 50% as de ciclo profundo podem ir até 75%. 90% até é possível, mas é exigir muito

    Eu tenho uma torre com um painel igual o teu (85W) e uma bateria de ciclo profundo de 105 amp.
    Paguei na bateria moura clean 105amp R$ 550,00. Aposto que você pagou por aí na bateria de caminhão, né?

    A Moura clean tem 2 anos de garantia total e expectativa de vida útil de 5 anos.

    Você está usando controlador de carga nas tuas baterias de caminhão?

    Abraço,

    Zé Alves
    Última edição por granlabor; 07-06-2010 às 19:33.

  5. #5

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Eu uso 6 baterias delphi de 70 amperes por torre. São boas. Só tive problemas e algumas areas, lugares acima de 1300Mts de altura, pois nesses lugares o sol só aparece depois das 10:00 por causa da neblina.Tem um que tive que colocar 2 paineis de 130W para apenas 2 rbs e ainda está em teste. Se não funcionar terei que partir para hibrida com gerador eolico. Más até agora está legal. tenho lugares que uso 2 rbs com 80w e funcina legal. Ha e esses paineis usados que tem no mercado livre não funcionam. Vc fecha eles em curto e eles dão a amperagem certa no amperimetro, más quando vc coloca em uso eles não enviam a amperagem certa pra bateria. VC já pegou alguns desses?

  6. #6

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por CarlosAlves Ver Post
    Eu uso 6 baterias delphi de 70 amperes por torre. São boas. Só tive problemas e algumas areas, lugares acima de 1300Mts de altura, pois nesses lugares o sol só aparece depois das 10:00 por causa da neblina.Tem um que tive que colocar 2 paineis de 130W para apenas 2 rbs e ainda está em teste. Se não funcionar terei que partir para hibrida com gerador eolico. Más até agora está legal. tenho lugares que uso 2 rbs com 80w e funcina legal. Ha e esses paineis usados que tem no mercado livre não funcionam. Vc fecha eles em curto e eles dão a amperagem certa no amperimetro, más quando vc coloca em uso eles não enviam a amperagem certa pra bateria. VC já pegou alguns desses?
    Nossa primo Alves, não tá superdimensionado, não? É muita grana investida pra pouco resultado...

    Eu tenho aqui uma RB433, com 1 XR5, 1 XR9, 1 NS5 (ambos XR operando em nstream) e meu painelzinho de 85W + a bateria de 105 amp e já aguentou quase 10 dias sem sol. A única pane que tive em 1 ano de operação foi uma "queda" de bateria causada por painel encoberto por árvores. Depois da poda, resolveu...

    Qual controlador de carga você está usado? Será que não está havendo fuga? Você usa inversor? Passa tua configuração pra [email protected]

    Abraço,

    Zé Alves

  7. #7

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Pode acreditar, já fiz de tudo. Troquei o regulador, ,medi o consumo das rbs, troquei todo os sitema. De paineis, RB, Fiação tudo. as RBs gastam em uso com 3 cartões , apenas 400mw cada com os cartões que usei. Ha mais de 3 anos que uso energia solar. Pode ter certeza, Cada região se comporta de forma diferente. Eu moro na região serrana do rio. Fiz diversos estudos antes de usar energia solar e tenho 19 torres só com energia solar. Pode acreditar eu tinha 2 paineis nesse morro com 85W cada, que tocavam 2 rbs e durava apenas 28 dias. Fui substituindo tudo aos poucos e nada. Coloquei 2 paineis de 85w novos e nada. Baterias tudo mesmo Até as rbs. E só deu certo quando coloquei 2 paineis de 130W . Cheguei a deixar sem regulador para testar.

  8. #8

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Tenho aqui 3 torres com painel de 80W só que mantem uma RBcom 3 cartões e uma nano. Nunca pararam e tem 3 baterias de 70 amperes.

  9. #9

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    a freedom tem baterias estacionarias, tenho utilizado aqui... são excelentes !

    segurou um router comum 3 dias ! (modelo da bateria df1000)

  10. #10

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    coloquei sem o controlador depois que parou de guentar!

    realmente paguei 500 ila de uma bateria de caminhao a solucao eh achar uma dessas estacionarias entao

    acho que o meu problema esta nisso!

    pois quando tem sol de raxar chega da 13v de bateria, e o jah de noite na madruga as baterias (2 de 150) caem para 10.5 ~ 11 volts

  11. #11

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    coloquei sem o controlador depois que parou de guentar!

    realmente paguei 500 ila de uma bateria de caminhao a solucao eh achar uma dessas estacionarias entao

    acho que o meu problema esta nisso!

    pois quando tem sol de raxar chega da 13v de bateria, e o jah de noite na madruga as baterias (2 de 150) caem para 10.5 ~ 11 volts
    Oi Zanata.

    Leva tua bateria pra alguém testar. Mas parece que já foi pro saco...
    Tem um procedimento de refresh com bicarbonato de sódio, mas eu não sei como se faz. Tenta se informar com alguém familiar com esse tipo de procedimento. Até onde entendi o bicarbonato ferve a placa e solta os sais acumulados, dando uma sobrevida pra bateria. O negócio é punk, então nunca tente fazer sozinho, ok?

    Como eu disse antes, uso baterias delphi e moura. A delphi é boa e bem construída, mas eu gostei mais da MOURA. Olha o link: Acumuladores Moura

    Sempre use o controlador de carga. Ele consome muito pouco e preserva sua bateria contra descarga excessiva e sobre-carga. Quando você tirou o controlador da bateria, você permitiu que ele fosse descarregada além do mínimo seguro.

    Coça o bolso tiozinho, porque é quase certo que você vai precisar de uma bateria nova !!!!!


    Abraço,


    Zé Alves

  12. #12

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    sobre as baterias.. veja o que o engenheiro da freedom me explicou:

    - bateria automotiva: são baterias feitas para automoveis, funcionam sem problemas por longos periodos porque o veiculo balança ! perdendo o rendimento se não for balançada...

    - bateria estacionaria: são proprias para nosso uso (telecom), onde a bateria fica PARADA. assim ela não perde o rendimento..

    e comprovei isto HOJE !!! em um pop tenho um banco de baterias estacionarias e o outro com baterias automotivas... todas foram montadas na mesma data.. as estacionarias estao 100% !! e as automotivas a maioria esta ok tambem, duas estão com o mostrador vermelho (troca).. ou seja.. menos de um ano...

    o no-break possue sistema de auto-test que provoca descargas e testes nas baterias de tempo em tempo... (1 vez por semana +-)

    estas automotivas que estou usando, são livre de manutenção (nao precisa completar com solução)...

    ja outras automotivas que precisam de manutenção, duram menos, porque não é todo tempo que podemos ficar conferindo o liquido...

    uma das baterias que coloquei agua... foram 14 litros de solução... (3 litros por vaso X 6 vasos = 18 litros total) ...

  13. #13

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Sei que é caro e nem faz parte do topico, mais não seria mais interessante a implantação desse cara aqui em cima de uma torre ?

    Gerador E

  14. #14

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Sei que é caro e nem faz parte do topico, mais não seria mais interessante a implantação desse cara aqui em cima de uma torre ?

    Gerador E
    quem sabe seria melhor que energia solar, pois vento da principalmente quando chove.

    eu fiz um aqui com dinamo de fuque srrsrs

    Dinamo + rele = 224,00
    suporte graudo = 240,00
    correia + lagarto (aquele negocio usados nas circulares) = 100,00
    élices (cano de pvc) = 30,00
    polia (para dar maior rotacao) = 40,00
    Total +- de = 634,00

    mas sei que um dia desses o dinamo vai me encomodar, tomara que guente bastante
    mantem carga em media de 11.6V

    tem a opcao de colocar aquele dinamo que colocam na roda das bicicletas , gera 12v mas nao sei a amperagem. custa 60,00 (mas temos que testar)

  15. #15

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    quem sabe seria melhor que energia solar, pois vento da principalmente quando chove.

    eu fiz um aqui com dinamo de fuque srrsrs

    Dinamo + rele = 224,00
    suporte graudo = 240,00
    correia + lagarto (aquele negocio usados nas circulares) = 100,00
    élices (cano de pvc) = 30,00
    polia (para dar maior rotacao) = 40,00
    Total +- de = 634,00

    mas sei que um dia desses o dinamo vai me encomodar, tomara que guente bastante
    mantem carga em media de 11.6V

    tem a opcao de colocar aquele dinamo que colocam na roda das bicicletas , gera 12v mas nao sei a amperagem. custa 60,00 (mas temos que testar)
    huhaihauhahauhahahuah A gente faz cada gambiarra pra comprovar conceito, né? Pior que a gambi termina ficando cara paka!!! Me lembrei da Yaggi de indio em lata de batatinha pringles e a omni com cabo de vassoura que perdi um tempão fazendo. kkkkkkkkk

    Quem é muito inteligente não ganha dinheiro porque perde tempo provando que tudo é possível...

    Zanatta, vende o gerador eólico que você fabricou. Com a grana você instala mais uma bateria de 105 Ah e toma cerveja com o troco.

    Abraço,

    Zé Alves

  16. #16

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Pensei que minha dica iria ser ruim, acabou sendo proveitosa o Zanatta vender o Gerador. hehehe

  17. #17

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    huhaihauhahauhahahuah A gente faz cada gambiarra pra comprovar conceito, né? Pior que a gambi termina ficando cara paka!!! Me lembrei da Yaggi de indio em lata de batatinha pringles e a omni com cabo de vassoura que perdi um tempão fazendo. kkkkkkkkk

    Quem é muito inteligente não ganha dinheiro porque perde tempo provando que tudo é possível...

    Zanatta, vende o gerador eólico que você fabricou. Com a grana você instala mais uma bateria de 105 Ah e toma cerveja com o troco.

    Abraço,

    Zé Alves
    que mané Gambiarra, aqui a gente chama de "Implementação Tecnica Alternativa" hahaha

    demorei uns 10 dias para fazer esse abacaxi funcionar!

    solda um ferrinho aqui outro ali, faz um distorcedor de fio (o mais dificil), mais uma implementação e pronto

    o complicado foi montar, pois as hélices nao paravam de girar, foi pra cabar! levei até um pedala Robinhoo

    mas resolveu meu problema, por enquanto o negocio ta funcionando muito bem, a 1 mes jah +-.

    as baterias to procurando aonde comprar aqui pro sul ficar mais em conta $$$$

  18. #18

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    que mané Gambiarra, aqui a gente chama de "Implementação Tecnica Alternativa" hahaha

    demorei uns 10 dias para fazer esse abacaxi funcionar!

    solda um ferrinho aqui outro ali, faz um distorcedor de fio (o mais dificil), mais uma implementação e pronto

    o complicado foi montar, pois as hélices nao paravam de girar, foi pra cabar! levei até um pedala Robinhoo

    mas resolveu meu problema, por enquanto o negocio ta funcionando muito bem, a 1 mes jah +-.

    as baterias to procurando aonde comprar aqui pro sul ficar mais em conta $$$$
    Eu vi um documentario de uns cientista fazendo um Gerador eolico. Fico chique

  19. #19

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Olá Pessoal,

    To vendo que essa conversa é bem antiga, mais gostaria de uma ajuda. Estou querendo dar os primeiros passos para utilizar o sistema de placas solares. Para começar tenho dos radios AProuter fazendo uma Bridge, estive olhando e a fonte que eles utilizam são de 12V 1A. Então eu precisaria de uma placa que me desse uns 3A para uma bateria de 70A/h? Correto?

    abraços
    Akira Cardozo Nagato

  20. #20

    Padrão Re: BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR (energia fotovoltaica)

    Mesmo que o aparelho venha com uma fonte de um certo valor, não siguinifica que ele consuma toda essa energia. Sempre eles deixam uma margem .Já tive alguns aprouteres e eles consumiam de 400mA a 500mA cada.Essa amperagem pode variar de acordo com a voltagem. O consumo dele tambem pode ser calculado em wats. No caso da energia solar deve-se calcular de acordo com cada região. A media de horas no brasil é de 8 horas por dia.Cada placa tem um valor medio que ela gera por dia. Uma placa de 85w kyosera gera em media 26 amperes por dia. Seguinte os 2 aparelhos em 12.6V vão consumir 1 amper o que vai dar 24 amperes por dia. Se colocar uma placa que gera 26 amperes por dia funciona bem a conta. Em regiões com muitas neblinas tem que se usar um painel superior a esse. Sempre use controlador de carga. A vida da Bateria e do painel dependem dele. Se tiver mais duvidas pode perguntar , abraço!