Visite também: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Tópico Fechado
Página 1 de 2
1 2 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 19

Tópico: O fim da paranóia (pra que stubs?)

1. Data de Ingresso
    Aug 2007
    Agradecer
    52
    Agradecido 43 Vezes em 26 Posts
    Reputação
    72

O fim da paranóia (pra que stubs?)

Stubs? Pra que stubs?

Como sou curioso, estudei sobre impedâncias e fiz alguns cálculos pra saber se o uso do stub compensa ou não.

Minha conclusão: não façam stubs. No PDF em anexo dou uma explicação melhor junto com os cálculos que eu fiz.
    Arquivos Anexos
    João Paulo Just
    FCP - Furukawa Certified Professional
    RG3.Net - www.rg3.net
    Justsoft - www.justsoft.com.br
    Blog - jpjust.blogspot.com

2. Os Seguintes 5 Usuários disseram Obrigado(a) para jpjust por gostarem deste post:

Bender (20-07-2009), interhome (26-07-2009), Levi848 (21-07-2009), portalink (21-07-2009)

3. Data de Ingresso
    Jul 2007
    Posts de Blog
    2
    Agradecer
    198
    Agradecido 201 Vezes em 137 Posts
    Reputação
    170

Acompanhando, o assunto é bom.
    Vamos ver se o Gilvan vai se pronunciar, o discípulo desafia o mestre. rsrs Parece ate filme. rsrs
    Abraço
    Rogério Assis
    www.knxinfo.tk

4. Data de Ingresso
    Nov 2006
    Agradecer
    6
    Agradecido 32 Vezes em 25 Posts
    Reputação
    56

Parabéns cara. Mais um mito clássico que é derrubado. Esse mito me remete a minha época de PX operando em 27 MHz. Já tinha lido há uns 4 anos atrás o site do Roland (O comprimento do cabo coaxial) que dismistifica isso. Casar impendância é importante, mas não compensa, em aplicações Wi-Fi, colocar um casador entre rádio e antena pra perder muito mais que ganhar. Isso é neurose dos Radio Amadores que usam potências da ordem de kW e querem ROE =1 em todo espectro, embora isso não tenha nenhuma relação com o comprimento do cabo coaxial usado.

Saudações

Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Stubs? Pra que stubs?

Como sou curioso, estudei sobre impedâncias e fiz alguns cálculos pra saber se o uso do stub compensa ou não.

Minha conclusão: não façam stubs. No PDF em anexo dou uma explicação melhor junto com os cálculos que eu fiz.
    Gabriel Mota
    Eng° de Telecomunicações

5. Data de Ingresso
    Jun 2009
    Agradecer
    0
    Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
    Reputação
    0

Bom trabalho.

6. Avatar de alexandrecorrea
    alexandrecorrea está desconectado Super Moderador alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea alexandrecorrea
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Posts de Blog
    22
    Agradecer
    16
    Agradecido 1,001 Vezes em 759 Posts
    Reputação
    696

jp !! excelente material !! parabens !!

agora, ainda sobre a discussao sobre STUBS....

o ideal eh fazer todos os clientes terem o mesmo nivel de sinal.. aceitando uma pequena variacao por ex.. -60 a -65 !!..

tu ja testou isso na pratica ? vejo um fundamento nisso que eh a NAO utilizacao de STUBS hehehe mas sendo feito ajustes nos clientes..
    Sds.
    Alexandre Correa
    Onda Internet / OPinguim Web Hosting
    www.ondainternet.com.br
    www.opinguim.net

Blog http://alexandrecorrea.under-linux.org/

Consultoria Redes, Servidores, Linux, Mikrotik, IkarusOS, StarOS

NÃO faça pergunta via mensagem privada, poste sua dúvida no forum.

Aprenda a usar o forum, dica by Hitler: http://www.youtube.com/watch?v=8zFYt1_0FUE

Leia o FAQ UnderLinux !!!!!
    http://under-linux.org/wiki/index.ph...Linux_Wiki:FAQ

7. Data de Ingresso
    Sep 2007
    Agradecer
    262
    Agradecido 537 Vezes em 462 Posts
    Reputação
    570

JP, o Einstein começou assim, hehehe!!!

Eu fiz alguns stubs, mas desisti. O trabalho não compensa.

8. Data de Ingresso
    Dec 2008
    Agradecer
    5
    Agradecido 30 Vezes em 21 Posts
    Reputação
    42

Um provedor não precisa stub assim como o peixe não precisa da água. Um stub não é necessário se a antena tiver a qualidade dos valores de impedância da tabela apresentada. Qua...qua...qua...
    O cálculo está correto, mas papel aceita tudo até o absurdo abaixo:

Concluindo os cálculos: 99,26 % da energia emitida pelo rádio é irradiada pela antena

Esta antena seria perfeita, deveria ser vendida para a NASA. Por enquanto as melhores antenas trabalham com 80% de eficiência. Mas, sabem como é, não duvide de nada que seja humano, se alguém diz que fabrica uma antena com essa qualidade, deveria provar para concorrer a um premio Nobel. Quem sabe estamos todos errados? Muitos homens sozinhos conseguiram mudar a opinião da humanidade. Quem sabe estamos em frente de outra esquina da ciência?

Outra coisa é bom considerar, um stub serve para acoplar a antena no rádio e aumentar a eficiência, mas serve também para colocar em curto um canal indesejado. Só isso? Claro que não. E se você precisar numa instalação transformar a antena de indutiva para capacitiva como você fará? Um stub é claro. Atravessar uma lagoa é fácil para peixe para anteneiro só fica fácil com um stub. E no campo?
    Viva o stub, ele é fácil, barato e eficiente, o reto é preguiça de aprender.
    Um abraço a todos. Espero vocês no curso.

9. Data de Ingresso
    Aug 2007
    Agradecer
    52
    Agradecido 43 Vezes em 26 Posts
    Reputação
    72

Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Um provedor não precisa stub assim como o peixe não precisa da água. Um stub não é necessário se a antena tiver a qualidade dos valores de impedância da tabela apresentada. Qua...qua...qua...
    O cálculo está correto, mas papel aceita tudo até o absurdo abaixo:
    Sua instrução no curso foi que usássemos os valores de impedância complexa na sua planilha pra calcular o tamanho do cabo a ser cortado. Se os valores de impedância do fabricante não são verdadeiros, ou se a antena não possui aqueles valores na prática, sua planilha também deixa de funcionar. Qua... qua... qua... (não queria ter que escrever isso)

Bem, nos meus estudos, vi que quando a impedância de todos os elementos do sistema são iguais, a ROE é 1. Tudo bem que nada é perfeito, mas pra haver uma ROE suficientemente prejudicial, a diferença tinha que ser grande.

Além disso, nunca vi stubs em torres de operadoras. O que vou fazer agora é comprar cabos mais decentes, no mínimo um LMR-600 (quem sabe no futuro, Heliax).
    João Paulo Just
    FCP - Furukawa Certified Professional
    RG3.Net - www.rg3.net
    Justsoft - www.justsoft.com.br
    Blog - jpjust.blogspot.com

10. Data de Ingresso
    Aug 2004
    Posts de Blog
    2
    Agradecer
    30
    Agradecido 310 Vezes em 156 Posts
    Reputação
    239

pra mim é conversa fiada... sem querer estúpido ou egoísta.

Para tráfego na ordem de kb/s, é muita balela.

Em casos maiores, como alguns que trabalhamos, na ordem de 600mb/s, existem as guias de ondas.... não tem erro...como eu gosto delas !

Não sei usar STUBS, nem pretendo saber, tem mais coisas importantes em um provedor para se tomar cuidado e melhorar do que essas técnicas que meu pai utilizava na época do velho rádio COBRA na caravan envemo com uma antena enorme do rádio amador.

Acho legal o conhecimento e tal, mas....

os tempos são outros.

Abraços
    A pessoa fraca, em cada derrota abaixa a cabeça e se lamenta.
    A pessoa inteligente, enche o tanque e acelera mais fundo, e aprende com seu erro.
    -------------------------------------
    SuperVia Serviços Ltda
    -Enlaces 300mb Full - Wireless
    -Sistemas de Digitais de Comunicação Críticas e Intrísecas
    -Suporte a provedores e empresas

Novos rumos, novos caminhos.... 2010 o ano da virada !

11. Data de Ingresso
    Dec 2008
    Agradecer
    5
    Agradecido 30 Vezes em 21 Posts
    Reputação
    42

Rapaz

Tu és um homem de telecomunicação, não podes dispensar conhecimentos, não é o stub que tu precisas aprender, tu precisas aprender a fazer um LENÇOL DIGITAL para fazer isso são necessárias doze ferramentas teóricas o stub é só uma delas. Não sejas teimoso trinta anos que nos separam no tempo é um intervalo muito pequeno na nossa civilização. Venha tomar um amargo comigo e se divertir com o LENÇOL DIGITAL. O próximo curso será em São Paulo dia 6/8, te espero lá.

Gilvan

Tópico Fechado
Página 1 de 2
1 2 ÚltimoÚltimo

Marcadores

Permissões de Postagem