Postado originalmente por
wireless&cia
Olá amigos do forum, venho contar minha experiência com a antena basestation 2.4 16dbi 90graus..
Procurei uma forma de reduzir a quantidade de antenas nas torres e ainda não tinha achado uma solução funcional, pois meus cartões não suportavam mais tantos clientes e tbm tava quase impossivel colocar mais antenas nas torres. Em determinadas direções tem muitos clientes, cheguei a colocar ate 3 antenas setoriais hyperlink 17dbi 90graus apontadas para uma so direção para supri a demanda e não ficar ruin a net dos clientes, mas a interferencia começou a atrapalhar um pouco.
Esse mês resolvi comprar uma base station no intuito de reduzir essa quantidade de antenas e me impressionei com o desempenho dela, vi em outros topicos que essa antena não funcionaria com routerboard devido ser tdma, acho que a tecnologia tdma ta vinculado ao rocket e não a antena por ser uma antena 2.4 e acredito que qualquer radio 2.4 de boa qualidade funciona bem nela, bom testei com r52 e tive desempenho impressionante, agora e aguardar a homologação dela.
Acredito que alguns iram pensar o porque não uso 5.8 nos clientes, pois suporta mais clientes por cartão, e respondo... Aqui na minha região e meio complicado vender kit 5.8 devido ao custo alto em relação aos kits 2.4.
Nos clientes que possuem uma condição financeira melhor, consseguimos colocar equipamentos 5.8 mas essa quantidade não chega a 30% dos clientes, então enquanto não baixarem os preços dos nanos, kits 5.8 e o jeito manter ainda o 2.4.
Obs: as hyperlinks todas são vertical, ja com a basestation sai 1 card vertical e outro horizontal.
Fica minha experiencia e aberto a perguntas.
abraço a todos