+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão História e Perspectivas, O Início da Tecnologia Wireless

    s primórdios do que hoje chamamos de tecnologia wireless, ou tecnologia que utiliza ondas de rádio para transmissão de dados entre dispositivos, ocorreu no final do século passado, e envolveu uma série de descobertas e avanços científicos que foram sido desenvolvidos, onde o resultado final é uma rede de comunicações global e uma imensa malha de redes disponíveis em variados espaços públicos, empresas, e já na casa de muitas pessoas, inclusive aqui no Brasil.

    Há muitas versões sobre o início da tecnologia wireless, sendo que cada busca enfatizar uma visão do que trata a tecnologia e do que o conceito wireless representa. O início mais enfocado por livros e cursos é o envio de códigos Morse por Marconi em 1901, mas vários outros marcos são utilizados, como a descoberta da indução eletromagnética por Faraday em 1831 e a demonstração pública de Tesla em 1893, e podem ser citados como sendo início dessa tecnologia, portanto estaremos traçando uma linha do tempo, com uma análise posterior de onde o início do wireless poderia ser posicionado.

    1831 – Michael Faraday descobre os princípios da indução eletromagnética.

    1842 – Joseph Henry descobre que uma faísca elétrica entre dois condutores pode ser utilizada para induzir magnetismo entre agulhas, esse efeito é detectado a uma distância de 30 metros.

    1858 – Feddersen descobre o caráter oscilatório das faíscas elétricas.

    1867 – James Clarck Maxwell desenvolve sua teoria do eletromagnetismo e prediz a existência de ondas elétricas no éter.

    1870 – Von Bezold descobre a interferência com descargas de compensadores.

    1875 – Thomas Edison nota um fenômeno que denominou “força etérica”, mas abandonou a idéia quando Elihu Thompson, dentre outros, ridicularizaram a idéia.

    1879 – David E. Hughes descobre que um tubo de arquivamentos férreos fica condutivo por ação à distância através de faíscas elétricas, ele faz um sinal audível em um fone em uma distância de 500 metros, mas parou suas experiências, pois Sir George Stokes julgou que os acontecimentos demonstravam indução simples.

    1882 – Graham Bell e William H. Preece transmitem sinais de Telégrafo Wireless através do mar por meios de indução, entre a Inglaterra e a Ilha Wight.

    1887
    – Heinrich Rudolph Hertz, professor privado em Kiel, descobre que o efeito de faíscas elétricas está baseado nos fenômenos das ondas no éter. Ele confirmou a teoria de Maxwell, onde as ondas viajam pela mesma velocidade de luz.

    1890 – Branly chama a atenção às propriedades de tubos com arquivamentos férreos que foram redescobertos e desenvolve o primeiro coherer para detectar ondas de rádio.

    1892 – Preece sinaliza no canal de Bristol com seu sistema de indução.

    1893
    – Tesla demonstra publicamente a comunicação wireless via rádio em St. Louis, descrevendo em detalhes os princípios da comunicação via rádio.

    1894 – Ledge repete os testes de Herz com um coherer.

    1895
    – em seqüência, Tesla encontra sinais de recebimento das telegrafias de seu laboratório em Nova Iorque em West Point, Marconi transmite o primeiro telégrafo, e Popoff constrói um receptor para ondas elétricas naturais onde tenta descobrir temporais.

    1896 – Marconi demonstra a telegrafia wireless ao escritório de telégrafo inglês, após um ano testando na Itália. Ele prova as possibilidades de telegrafia sem fios com um coherer.

    1897 – Marconi adquire a patente do telégrafo wireless e estabelece a primeira "Estação Marconi" em Needles (Ilha Wight), esta estação envia um sinal à costa inglesa a mais de 22 km.

    1898 – em 3 de junho é enviado a primeira telegrafia wireless paga, enviada de Needles, e em 20 julho, a primeira mensagem de jornal é enviada de um navio para o Daily Express sobre os resultados de uma competição de navegação.

    1901
    – Marconi usa sintonia entre os receptores e transmissores, e em 12 e 13 dezembro, primeiro sinais são enviados pelo Oceano Atlântico de Poldhu para New Foundland (2800 km).

    1902 – Marconi desenvolve o detector magnético, e há a primeira comunicação bidirecional através do Atlântico.

    1903 – Schlömilch desenvolve o detector eletrolítico, Poulsen descobre a transmissão de ondas contínuas com um arco elétrico, e surge o primeiro serviço de notícias para navios em mar, o "Serviço Marconi" wireless de Londres para o "Handelsblad" holandês. (...)

    1971
    – Primeira rede wireless, a Alohanet, na Universidade do Hawaii.

    O prêmio Nobel da física de 1909 e a patente foram conferidas à Marconi, porém a descoberta do rádio ocorreu no mesmo ano que um russo, Popoff, fazia experimentos para a detecção de tempestades utilizando a mesma tecnologia, e há um impasse sobre a descoberta, mesmo sendo universalmente aceita como sendo dos EUA.

    Além disso, em 1983, Tesla demonstrara publicamente uma transmissão via rádio. Devido esses fatos, e ao do governo dos EUA não desejar pagar pela utilização das patentes de Marconi na Primeira Guerra Mundial, em 1943 a patente foi transferida para Tesla, poucos anos após sua morte.

    Diversos livros e cursos apresentam uma história bem descrita no final da linha do tempo, mas pobre em seu início, e falham em descrever como a comunicação wireless começou. Aqui podemos ver que as comunicações wireless datam de bem antes da primeira rede, a Alohanet, ter sido formada, ou da primeira comunicação via celular, que aconteceu em 1946 pela NTT do Japão.

    Partindo da definição de wireless, que é a de dados se propagando via ondas de rádio, as descobertas e testes de transmissão via indução não podem ser considerados, e as teorias sobre o a aplicação do rádio não podem ser utilizadas, até terem sua aplicação confirmada para o fim proposto no significado. Assim, partimos direto para a utilização das ondas de rádio.

    A aplicação de Tesla em 1983, no Franklin Institute of Philadelphia e no National Electric Light Association, continha todos os elementos antes da invenção da válvula de osciloscópio. Tesla foi o primeiro a aplicar o mecanismo da condução elétrica para finalidades wireless. Ele utilizou receptores eletromagnéticos, que eram versões anteriores dos cohereres utilizados por Marconi em tempos mais recentes. Após essa demonstração, os princípios da comunicação via rádio (envio de sinais de rádio para serem captados por receptores) ficaram comprovados e amplamente conhecidos.
    Concluímos que a história do wireless trata de descobertas que iniciam no século passado, e envolve a contribuição de vários pesquisadores, que não são menos ou mais importantes umas quanto às outras, e não deveriam ser ignoradas ou simplificadas a ponto de obscurecer a trajetória de vários desses notáveis pesquisadores em detrimento da aplicação comercial por Marconi, que foi importante, mas de forma alguma a única.

    No próximo artigo, estaremos abordando a história contemporânea do wireless, analisando sua utilização na Primeira e Segunda Guerras Mundiais, e em como influenciaram o desenvolvimento das atuais redes de telecomunicações.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Olá dmnetcatende

    Gostei muito de ver a tua linha do tempo criada em cima do wireless. Eu também admiro estes homens que souberam transformar magia em ciência. Acredito que tu és um brasileiro, por isso estou te enviando uma dedicatória que eu acho muito bonita.

    À memória dos sete grandes geômetras cristãos ou
    agnósticos: Descartes, Pascal, Newton, Leibnitz, Euler,
    Lagrange, Comte, (Allah se compadeça desses infiéis), e à
    memória do inesquecível matemático, astrônomo e filósofo
    muçulmano, Buchafar Mohamed Abenmusa Al Kharismi,
    (Allah o tenha em sua glória!), e também a todos os que
    estudam, ensinam ou admiram a prodigiosa ciência das
    grandezas, das formas, dos números, das medidas, das
    funções, dos movimentos e das forças, eu, el-hadj xerife Ali
    Iezid Izz-Edim ibn Salim Hank Malba Tahan (crente de
    Allah e de seu santo profeta Maomé), dedico esta
    desvaliosa página de lenda e fantasia.
    De Bagdá, 19 da Lua de Ramadã de 1321.

    Esta dedicatória está escrita no livro O Homem que Calculava escrito por Malba Tahan. Veja que ele assim como tu, homenageou pensadores com uma linha do tempo.

    Porem de uma coisa eu discordo de ti e dele. Vocês omitiram o Brasil. Malba Tahan era brasileiro e quem inventou o wireless era brasileiro também, chamava-se Roberto Landel de Moura.

    Parabéns pelo teu trabalho, sem te conhecer já gosto de ti, gosto muito de mentes brilhantes. Pena que não sei o teu nome.

    Para você desconhecido, aquele abraço.
    Gilvan