+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão KB/s ? Kbps ? KBps ??? ham??

    pra quem tem duvidas em relação as unidades de medidas de conexoes,,,
    achei isso na net,, e resolvi postar aqui para os amigos que nao sabem bem desse funcionamento!

    segue..

    A diferença básica entre Bytes e bits:
    Cabe primeiramente esclarecer uma nomenclatura que pode causar ambiguidade, preste atenção que a letra "b" (referindo-se aos bits) tem diferentes significados quando representada por um caracter maiúsculo ou minúsculo:

    B - Byte
    b - Bit

    Como sabemos, 1 Byte é um octeto de 8 bits. Isto significa que para um conjunto de 8 bits, temos 1 Byte. Partindo-se desse princípio, conferimos que 1KB (KiloByte) corresponde à 8Kb (Kilobit), aplicando a mesma regra, verificamos que 1MB (MegaByte) corresponde a 8Mb (Megabit).
    Portanto, pode-se perceber que para passarmos de bit para Byte, basta dividir por 8 e para passarmos de Byte para bit basta multiplicarmos por 8.

    Unidade de tempo:
    A unidade de tempo que utilizamos para fazer as medições é o "segundo" (s) e a letra "p" representa a palavra "por". Logo, quando escrevemos 2mbps. Lê-se dois Megabit por segundo.

    Taxa de transferência (KB/seg) x Velocidade de conexão (kbps):
    Quando dizemos que estamos fazendo um download a 32KB/s por exemplo, significa que, para cada segundo de conexão, 32KB são transferidos. Isto chama-se taxa de transferência. Com isto, pode-se afirmar que a velocidade da conexão é de 256kbps. Pois é o resultado da multiplicação de 32 por 8.



    Tendo estes conhecimentos acima você pode entender como é feito o cálculo da velocidade da sua conexão!

    Na prática:
    Quando o usuário clica em "iniciar teste", um arquivo de 100KB é transferido e juntamente ao início da transferência desse arquivo é iniciado um cronômetro que pára quando o arquivo for completamente transferido. Tendo estes dados, fazemos um cálculo simples de tamanho do arquivo (kb) sobre tempo (s) gerando a notação kbps (kilobit por segundo) que é mostrada para você.

    A partir daí fazemos outros cálculos simples para exibir os outros valores. Para "estatísticas de sua conexão", basta dividirmos o resultado em kbps por 8, pois como vimos acima, passa o valor de kbps para KB/s.

    A qualidade da conexão é mostrada de acordo com a velocidade obtida em kbps. Se for inferior a 56kbps, são mostrados os valores "baixa/baixa", se forem acima de 56kbps porém abaixo de 128 kbps são mostrados os valores "alta/média", caso a velocidade seja superior a 128kbps, são mostrados os valores "alta/alta".

    Eu tenho acesso a esse arquivo de 100KB?
    Não, pois o seu conteúdo está embutido na página do velocímetro e o mesmo muda a cada vez que o velocímetro é carregado, esta mudança ocorre porque cada vez que seu navegador abre uma página, ele coloca os elementos da mesma em um cache (você que é cliente da RJNET, pode saber o que os termos técnicos significam acessando a "Ajuda" na Central do Assinante e clicando em "Glossário"). Para que este cache não seja carregado da sua máquina e sim do servidor do velocímetro (repetição do teste), o conteúdo do mesmo muda a cada vez que um teste é feito.

    O que são os "exemplos de download"?
    São estimativas de tempo de acordo com a velocidade obtida em kbps para fazer a transferência de um arquivo de instalação de um determinado software.

    Porque eu devo fechar as transferências correntes?
    Para que a medição de velocidade seja mais precisa possível, é necessário que não esteja ocorrendo nenhum tipo de tráfego na placa de rede a não ser a página do velocímetro RJNET aberta, pois caso estejam ocorrendo outras transferências, a velocidade será dividida para atender a transferência do arquivo de 100KB que o velocímetro envia.

    retirado de: RJNET - Internet Service Provider - Rio de Janeiro

  2. #2

    Padrão

    Vlw a dica, vai ajudar bastante a galera.