Visite também: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4
1 2 3 4 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 40

Tópico: Enlace 45 KM - Cartão CM10 + Hyperlink

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão Enlace 45 KM - Cartão CM10 + Hyperlink

Boa noite pessoal.

Estou postando para ver a opinião de vocês á respeito do material que pretendemos usar para fechar um enlace de 45 KM.

Serão 2 antenas Hyperlink 33Dbi, 2 RB 600 com 2 cartões CM-10.

Qual a opinião de vocês á respeito do equipamento e da possivel qualidade do link?
    A visada conforme o Radio Mobile e Google Earth é boa.

Torres de 55m em cada lado e praticamente mesma elevação do solo.

Semana que vem iremos fechar, ai posto fatos reais, mas por enquanto gostaria de dicas e opiniões para evitar futuros problemas.

Obrigado
    Gustavo Marcon (gustavomar_27@hotmail.com)

xandemartini está desconectado Tecwave Internet xandemartini xandemartini xandemartini xandemartini xandemartini
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1
    Reputação
    331

Padrão

Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Boa noite pessoal.

Estou postando para ver a opinião de vocês á respeito do material que pretendemos usar para fechar um enlace de 45 KM.

Serão 2 antenas Hyperlink 33Dbi, 2 RB 600 com 2 cartões CM-10.

Qual a opinião de vocês á respeito do equipamento e da possivel qualidade do link?
    A visada conforme o Radio Mobile e Google Earth é boa.

Torres de 55m em cada lado e praticamente mesma elevação do solo.

Semana que vem iremos fechar, ai posto fatos reais, mas por enquanto gostaria de dicas e opiniões para evitar futuros problemas.

Obrigado
    Vc já comprou o material? Eu iria de rb433ah ou rb411ah ao invés de RB600. Usei aqui e pela primeira vez tive problemas de travamento de RB, com uma RB600. E o ponto ficava a 100 kms daqui, pela estrada. É do meus enlaces pra link Unotel. Troquei ela por 2 RB411ah, o que permitiu aumentar o troughput (1 cartão apenas por RB) e também terminar com o travamento.

E cartões, eu não conheço o CM10, usei pra 52 kms 2 XR5 com essas antenas de 33 dbi mesmo q vc citou. Consegui impressionantes -55 de sinal. Ás vezes ainda oscila e chega a -52, foi o máximo de sinal que vi.
    []s

Alexandre Martini

Associado e agora com link

Campanha: http://under-linux.org/f133023-diga-nao-aos-flooders

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão

Opa. Obrigado pela resposta.

Sim, ja compramos o material.

Sobre a RB 600 ela teoricamente nao tem mais processamente que a RB433? Porque o problema de travamento sera?

Nos vamos usar 1 cartao na CM10 na RB 600 que fica na torre principal e na outra RB 2 cartoes, 1 CM10 e 1 R52H ligado numa omni so para distribuir o sinal na regiao.

Nos iriamos de XR5 mas ouvimos falar bem do CM10 e resolvemos arriscar.

Ah, e as antenas, compramos como sendo Hyperlink mas chegaram OIW. São boas também?

xandemartini está desconectado Tecwave Internet xandemartini xandemartini xandemartini xandemartini xandemartini
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1
    Reputação
    331

Padrão

Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Opa. Obrigado pela resposta.

Sim, ja compramos o material.

Sobre a RB 600 ela teoricamente nao tem mais processamente que a RB433? Porque o problema de travamento sera?

Nos vamos usar 1 cartao na CM10 na RB 600 que fica na torre principal e na outra RB 2 cartoes, 1 CM10 e 1 R52H ligado numa omni so para distribuir o sinal na regiao.

Nos iriamos de XR5 mas ouvimos falar bem do CM10 e resolvemos arriscar.

Ah, e as antenas, compramos como sendo Hyperlink mas chegaram OIW. São boas também?
    RB600 tem menos processamento que a RB433ah. Mas tem mais q a RB433. A 433ah é 680 mhz, a RB600 é 400 mhz. Quanto as antenas, são boas sim! Quanto ao travamento da minha rb600 ainda são sei, não tive tempo de procurar a causa, ela está encostada num canto.
    []s

Alexandre Martini

Associado e agora com link

Campanha: http://under-linux.org/f133023-diga-nao-aos-flooders

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão

Fizemos a instalação do enlace mas ainda não está bom.
    Sinal ficou em -79 e pelo teste no bandwidth está passand 2MB..... Muitissimo pouco.
    Estamos usando cabo cellflex de 3mt comprados na computech. Por mim usaria cabos mais curtos mas eles só tinham deste tamanho e como ouvi falar bem deste cabo resolvi usar.

Tive que seta a potencia do cartão em 30db de cada lado senao o final ficava em torno de -85.

Mas nós alinhamos mais ou menos a antena na primeira torre e fomos para a outra.
    Amanhã iremos fazer o ajuste ao mesmo tempo nas duas antenas, com um cara em cada lado falando pelo celular.

Vamos ver se melhora.

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão

Na opinião de vocês.

Será que se eu tivesse usado XR5 teria um desempenho melhor?

Nunca usei um XR5 e esse é meu primeiro enlace de grande distância. Me falaram bem do CM10, inclusive comparando com o XR5. E utilizamos boas antenas nas duas pontas (OIW 33 DBI), cabos cellflex, 2 RB600, as torres tem boa altura, apesar do segundo terreno ser um pouco mais alto (e as duas torres tem a mesma altura e as antenas estão no topo das duas).

To meio sem idéia do que fazer pra melhorar isso.

Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1
    Reputação
    102

Padrão

Gustavo, para enlaces de alta disponibilidade e grande troughput o XR5 é o indicado sim.
    Porque isso? Porque possui uma tecnologia muito mais sólida que o cm10, NA MINHA OPINIÃO , é claro.
    Acredito sim que este hardware seja o responsável, casando com uma boa RB bem alimentada, por enlaces rápidos, e estáveis.
    Não posso te dizer se o CM10 te atenderá 100%, o que sei é que tendo visada 100% , o XR5 é um canhão, rápido e confiável.
    * Leandro Lopes *
    * Técnico em Manutenção de Redes Wireless *
    * Canoas - RS - Brasil *

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão

Opa.

Voltei para informar os dados reais.
    Alinhamos as duas antenas e conseguimos sinal em torno de -59. Achei muito bom.
    Só que estou querendo saber que banda consegue passar neste link.

Como faço isso?

Se olho na aba registration vejo por exemplo 36Mbps/54Mbps de um lado. Isto não é a banda que está passando. Certo?
    Com o bandwidth test do MK passa no maximo 2MB. Não estou acreditando nesta informação. É muito pouco.

Como medir isso com precisão?

Pois preciso saber quantos clientes vou poder atender neste enlace.
    Obrigado !

Data de Ingresso
    Apr 2003
    Reputação
    0

Padrão

Estive analisando o Uptime do WDS na aba Registration e percebi que o WDS cai de vez em quando.

Porque podem estar ocorrendo estas quedas se o sinal ficou tão bom? (em torno de -59db)

Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1
    Reputação
    102

Padrão

Cara, tem que ter algum problema ae. com sinal -59 vc deveria estar passando no minimo 10mb e não 2mb.
    Se tiveres como trocar esse cartão e testar...senao vai testando os canais pra ver se tem alguma diferença.
    vc conferiu esse enlace quanto á problemas no trajeto???
    pode ser algum problema de interferência tbm, morro, predio , alguma coisa.
    se quiser ,posta as coordenadas que calculo aqui pra vc.
    * Leandro Lopes *
    * Técnico em Manutenção de Redes Wireless *
    * Canoas - RS - Brasil *

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4
1 2 3 4 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Cartão CM10-H
    Por rafaelmju no fórum Mikrotik Wireless
    Respostas: 7
    Último Post: 22-06-2009, 14:35
  2. Respostas: 15
    Último Post: 18-04-2009, 03:01
  3. Cartão CM10
    Por juderlan no fórum Enlaces de longa distância
    Respostas: 1
    Último Post: 05-02-2009, 13:00

Visitantes encontraram esta pagina procurando por:

Nobody landed on this page from a search engine, yet!

Marcadores

Permissões de Postagem