Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking SCM com adsl é permitido?

    Amigos do Forum venho consultar os amigos sobre uma dúvida sobre a questão do SCM COM ADSL É PERMITIDO ?? Ou a Anatel não quer saber qual a origem da internet que vc revende ? Ela não confere esse controle de qualidade ? Apenas quer recolher imposto .!? Sendo é permitido posso tirar minha SCM e sair por ai pondo ADSL e fazendo redes locais ? Dessa forma deveria licenciar cada local com ADSL como uma estação a ser licenciada ? Tal ação acho que inviabilizaria os custos visto o preço da licença por estação...

    Aguardo a colaboração dos amigos com mais experiencia , para esclarecermos essas questões..


    OBRIGADO...

  2. #2

    Padrão

    Meu caro,

    pode ter certeza que não. Muitos vão dizer que a Anatel não tem nada a ver com isso, mas não é verdade. ADSL não permite oferecer serviços de qualidade, além de qualificar quebra de contrato entre operadora ADSL e cliente. Segundo contratos ADSL não permitido revender o serviço; ou seja, um impeditivo legal.

  3. #3

    Padrão

    amigo, seguinte nao sei muito, mas o pouco tempo q entrei no forum to aprendendo bastante coisa, mas revender adsl nao é permitido, mesmo assim muita gnt comeca revendendo adsl, e vc pode muito bem ter apenas uma base cadastrada, e pode colocar repetidoras na cidade, as repetidoras nao precisam ser licenciadas, qro dzer, pagar tfi e essas coisas.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Marcelo GOIAS Ver Post
    Meu caro,

    pode ter certeza que não. Muitos vão dizer que a Anatel não tem nada a ver com isso, mas não é verdade. ADSL não permite oferecer serviços de qualidade, além de qualificar quebra de contrato entre operadora ADSL e cliente. Segundo contratos ADSL não permitido revender o serviço; ou seja, um impeditivo legal.

    Caro Marcelo, entendi sua mensagem mas, como ja falei onde entra a Anatel no controle de qualidade da conexão que esta sendo comercializada visto que ate o momento o problema esta entre a Operadora e o cliente , que no caso se for Telemar, ela nao quer nem saber quer é vender...

  5. #5

    Padrão

    Colega,

    em sua postagem não ficou claro se você está perguntando ou afirmando. Caso esteja afirmando há dois equívocos:
    - primeiro: as operadoras (incluso provedores licenciados) tem de apresentar relatório regulares sobre a qualidade nos serviços e satisfações dos clientes. Revendendo ADSL é pouco provável que consiga oferecer algo de qualidade e confiável;
    - segundo: há nos contratos das operadoras ADSL cláusulas não permitindo redistribuir internet por meio de suas linhas de serviço turbo indicadas para usuários finais. Serviços ADSL não são indicados para provedores de serviços ou de conteúdo. São serviços para usuários finais, escritórios e pequenas empresas. Leia o contrato e verá.

    Caso não cumpra esse segundo item de fato é entre você e sua operadora. Entretanto, o primeiro item é entre você e a Anatel.

    Citação Postado originalmente por SHREK Ver Post
    Caro Marcelo, entendi sua mensagem mas, como ja falei onde entra a Anatel no controle de qualidade da conexão que esta sendo comercializada visto que ate o momento o problema esta entre a Operadora e o cliente , que no caso se for Telemar, ela nao quer nem saber quer é vender...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SHREK Ver Post
    Caro Marcelo, entendi sua mensagem mas, como ja falei onde entra a Anatel no controle de qualidade da conexão que esta sendo comercializada visto que ate o momento o problema esta entre a Operadora e o cliente , que no caso se for Telemar, ela nao quer nem saber quer é vender...
    Amigo ADSL é TECNOLOGIA. A Anatel não quer saber de onde vem seu link de forma geral (ele pode ser via agua, dsl, cabo, fibra, wireless, satélite, etc). Realmente você tem que apresentar relatórios mostrando qualidade dos seus serviços (isso você consegue com a maioria das tecnologias, mesmo com ADSL);

    O problema é como o Marcelo falou, há uma quebra de contrato entre você e a operadora, porque a maioria dos ADSL não podem ser revendidos (eu disse a maioria, não todos). Só vou discordar do Marcelo no sentido que ADSL não tem qualidade. Tem sim e muitas vezes melhor que Link Dedicado (no caso comprovado de links dedicados via satélites). Hoje no mercado assim como provedores meia-boca, também tem dezenas de empresas que revendem link dedicado meia boca também. Isso é fato! Eu quase quebrei das pernas quando iniciei as minhas atividades a 4 anos atrás como provedor. O tal link dedicado era uma bomba e além da grande latência, caia a todo momento. Com ADSL naquela época nunca tivemos estes problemas.

    Esse assunto é polemico, mas a verdade verdadeira disso tudo é o que o seu contrato diz. Tenho casos em que LINK DEDICADOS são proibidos por contrato de serem revendidos e casos de ADSL que podem ser revendidos (nesse caso você mesmo pode usar a tecnologia na sua rede e permitir seus clientes revenderem).

    Conheço dezenas de provedores legalizados junto a Anatel que possuem ADSL e já forum fiscalizados e nunca tiveram problemas.

    Agora devemos considerar que isso é questão de cultura também. No RJ qualquer coisa é ilegal e eu mesmo já vi empresas com LINK DEDICADO e licenças com a PM enchendo o saco, tentando dizer que era pirata... Vai entender... Acoisa mais comum que você irá encontrar, certo ou errado, é provedores licenciados, usando link dedicado, mas com o ADSL como backup ou para balanceamento de lixo. Isso é comum... Inclusives grandes provedores fazem isso...

    Só lembrando que o assunto ADSL causa um certo mal estar, pois tem gente aqui que paga 2mil em 1mb dedicado e não gosta (com toda certeza) de gente que fica falando que paga 100 reais nos mesmos 1mb ADSL.

  7. #7

    Padrão

    Sim CATV,

    sei da sua competência e conhecimento. Mas, quando um sistema de SCM vai ser licenciado na Anatel é preciso colocar a topologia do sistema incluindo a interconexão. Nunca coloquei projetos com ADSL, pois provavelmente a Anatel veta. De fato é um assunto bem polêmico e é do conhecimento de todos que a esmagadora maioria põe ADSL ''misturando" com dedicado ou simplesmente redirecionando para o "lixo", como você mesmo disse.

    Entretanto, para quem pretende licenciar eu recomendo pelo menos 1Mbps dedicado para não ter problema na hora de submeter à aprovação do sistema na Anatel. Vi vários casos de fiscais multando e até lacrando provedores por usar ADSL. Pode acreditar, mas acontece.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim CATV,

    sei da sua competência e conhecimento. Mas, quando um sistema de SCM vai ser licenciado na Anatel é preciso colocar a topologia do sistema incluindo a interconexão. Nunca coloquei projetos com ADSL, pois provavelmente a Anatel veta. De fato é um assunto bem polêmico e é do conhecimento de todos que a esmagadora maioria põe ADSL ''misturando" com dedicado ou simplesmente redirecionando para o "lixo", como você mesmo disse.

    Entretanto, para quem pretende licenciar eu recomendo pelo menos 1Mbps dedicado para não ter problema na hora de submeter à aprovação do sistema na Anatel. Vi vários casos de fiscais multando e até lacrando provedores por usar ADSL. Pode acreditar, mas acontece.
    Realmente não irei discutir com você pois sei que é uma autoridade no assunto! Mas é muito estranho mesmo, pois conheço algumas empresas que usam e nunca tiveram problemas (e foram fiscalizadas), mas também já vi muitas aqui dizendo que tiveram problemas. Pois bem, minha recomendação é igual a sua mesmo, ter um link dedicado (até porque você terá um CONTRATO) e o adsl para o lixo ou mesmo para balancear o tráfego. Uma vantagem esmagadora do dedicado sem dúvida é o ip fixo e o upload igual ao download. Isso já dá muito diferencial para um provedor...


  9. #9

    Padrão

    Eu acho ADSL muito bom, se fosse legal o compartilhamento muita gente iria se desfazer do link dedicado.

    Pelo menos aqui onde eu moro o ADSL é muito muito estável, o técnico me colocou numa porta muito boa também.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Realmente não irei discutir com você pois sei que é uma autoridade no assunto! Mas é muito estranho mesmo, pois conheço algumas empresas que usam e nunca tiveram problemas (e foram fiscalizadas), mas também já vi muitas aqui dizendo que tiveram problemas. Pois bem, minha recomendação é igual a sua mesmo, ter um link dedicado (até porque você terá um CONTRATO) e o adsl para o lixo ou mesmo para balancear o tráfego. Uma vantagem esmagadora do dedicado sem dúvida é o ip fixo e o upload igual ao download. Isso já dá muito diferencial para um provedor...


    Bingo,

    é isso aí! Pelo menos 1 Mbps dedicado:
    1) bloco IP;
    2) pelo menos um mega síncrono. Possibilita maior agilidade na rede;
    3) inexistência de controle de sessões simultâneas;
    4) possibilita o licenciamento do sistema;
    5) ADSL para balancear o tráfego.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bingo,

    é isso aí! Pelo menos 1 Mbps dedicado:
    1) bloco IP;
    2) pelo menos um mega síncrono. Possibilita maior agilidade na rede;
    3) inexistência de controle de sessões simultâneas;
    4) possibilita o licenciamento do sistema;
    5) ADSL para balancear o tráfego.

    Excelente!! É isso ae!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bingo,

    é isso aí! Pelo menos 1 Mbps dedicado:
    1) bloco IP;
    2) pelo menos um mega síncrono. Possibilita maior agilidade na rede;
    3) inexistência de controle de sessões simultâneas;
    4) possibilita o licenciamento do sistema;
    5) ADSL para balancear o tráfego.

    Marcelo entao se for usado um ADSL junto ao dedicado (load Balance) eu nao teria problemas ?

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    oxi vai ter sim vc vai tar tendo fins lucrativos com sua adsl quebrando o contrato do mesmo modo

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Excelente!! É isso ae!!
    David, qual a forma de avaliar o limite de conexões de uma adsl, e verificar se não existe para o dedicado?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    Marcelo entao se for usado um ADSL junto ao dedicado (load Balance) eu nao teria problemas ?
    Como o colega Bennato disse você pode ter problemas.

    Ocorre que quem usa deixa bem escondidinho, entendeu? rsrs

    Agora quando você não tem nenhum dedicado quando a Anatel chegar você vai dizer que usa o quê? Dedicado? Então mostra. Entendeu? rsrs

  16. #16

    Padrão

    ja sabemos que eh necessario usar link dedicado...
    porem, nen todo usam somente link dedicado.
    alguns usam em load balance, e outros somente adsl.

    geralmente, devido aos valores, mtooo carooo

    vemos as grandes teles oferecendo velocidades mto altas a baixo preco.
    e cada vez baixando mais ainda o valor das velocidades.

    porem, os links dedicados nunca baixam... passa anos e continuam os mesmos valores...

    de um lado, vejo isso como uma forma de eliminar a concorrencia
    pois, como ja foi dito: provedor tem que usar link dedicado

    nao ha nenhuma forma de brigar contra isso?
    a materia prima fornecida aos concorrentes la em cima, enquanto... o produto final das grandes teles la embaixo (e baixando mais)...

  17. #17

    Padrão

    Para a ANATEL não tem problema nenhum o uso de qq tipo de link! Como o CATV brilhantemente resumiu ADSL é um tipo de tecnologia! Ou seja, a operadora pode te vender um link, por exemplo, de um 256k full com 100% de banda garantida e te entregar por ADSL, como ela pode entregar por frame, rádio, etc.

    O problema é com a operadora: podem ver que todos os ADSL tem contrato proibindo a "revenda", "aluguel", "cessão", "compartilhamento", etc.

    Em alguns lugares as operadoras já enviaram cartas para as pessoas que elas detectam que estão compartilhando o link (principalmente na região sul). Mas isso já faz um tempo.

    Aqui em SP, faz uns 3 meses +- a polícia civil andou indo com Agente da ANATEL em alguns provedores que tem ADSL. Que eu tenha ficado sabendo não foram mais do que 5 visitados. Depois nunca mais... A Telefônica estava tentando jogar a culpa da péssima qualidade do Speedy nos "provedores piratas". Engraçado é ver a ANATEL se prestando ao serviço de ir com a polícia no local: o problema não é da ANATEL, mas da Telefônica com o usuário!

    Se o contrato proíbe, pq a Telefônica não cortou o sinal? Ela fez foi terrorismo, e com isso com certeza vendeu muito link dedicado!!!

    Já andou rolando aqui no Under até um Ofício da ANATEL dizendo que não importa se o link é ADSL.

    Há alguns anos o ADSL era bom, dava para compartilhar seguramente! Hoje a coisa tá feia! Aqui em SP foi proibida a venda do ADSL Speedy pela má qualidade no serviço!

    Assim, quem quer se profissionalizar no ramo de internet precisa mesmo de um link dedicado.

    Como já apontado, pode ser utilizado um link dedicado com um ou mais ADSL ao mesmo tempo para dar conta do recado baixando o custo do provedor. Se o ADSL cai, o dedicado pelo menos segura a onda até voltar o ADSL no ar...

    Abraço
    Fabrício

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    David, qual a forma de avaliar o limite de conexões de uma adsl, e verificar se não existe para o dedicado?
    A princípio não daria para dizer com exatidão, inclusive podemos ver as coisas de uma forma diferente:

    Eu acho que essa idéia seria mais real do que imaginamos, pois pensamos que a operadora faz controle de conexão simultãnea, mas estou chegando a seguinte conclusão:

    CONEXÃO SIMULTÂNEA para a operadora é quando se rotea o modem e faz compartilhamento (sendo em casa, no escritório ou no mikrotik). Então analizando desta forma, o nosso controle de conexão simultânea no Mikrotik é feito no protocolo TCP com flag SYN (início de conexão). A grosso modo nada teria a ver com compatilhamento (conexão simultânea da operadora), mas sim com o número de conexões ao mesmo tempo que os clientes poderão abrir.

    Qual é o maior problema do ADSL? MODEM TRAVANDO correto???

    Então analizamos desta forma:

    Quando o modem está em bridge, quase não trava (raramente trava)
    Quando o modem está roteado trava toda hora dependendo da quantidade de tráfego nele.


    Podemos concluir que:

    Quando o modem está em bridge há muito menos consumo de recurrso, pois ele trabalha apenas como ponte (bridge)

    Quando o modem está em router, ele consome muito mais recursos (memória e processamento), pois ele trabalha com firewall, tabela de roteamento, conexão, etc etc.... sobra muito menos recursos para ele administrar o número de pacotes que passam por ele.


    Com esta conclusão, podemos re-concluir (rssss):

    Quanto mais pacotes passam por um modem roteado, maior é a chance de ele travar.
    Com o controle de conexão simultâneas no Mikrotik, o intuito é diminuir o número de conexões simultâneas no modem de um mesmo cliente (teoricamente você poderia colocar mais clientes com isso).

    Então acredito que, não haveria uma limitação de conexões simultâneas (como todos pensamos) no ADSL, pois quando o modem está em bridge, é possível dobrar ou triplicar o volume de pps no modem e o mesmo não trava...

    Claro que preciso de mais testes, mas to chegando a essa conclusão pois agora mesmo estava com problemas aqui no meu laboratório de testes... Meu cenário é:

    1 ADSL BRIDGE 1MB - Nunca travou (até 150 pps)
    1 ADSL ROTEADO 4MB - Travando de 10 em 10 minutos (250-400 pps)

    Simplesmente inverti os papéis, colocando desta forma:

    BRIDGE 4MB (em 4hs não travou nenhuma vez)
    ROTEADO 1MB (em 4hs não travou nenhuma vez)

    Os modens que tem no mercado são todos para segmento residencial de baixa demanda, quando trabalhamos com ele em router, mais uma carga considerável de pacotes, ele trava e muito rápido (e esquenta). JJá vi gente usando os modens roteados "pelados" (abertos), para evitar que esquentem mais e travem mais rápido, mais isso só adia o problema.

    Notei também o seguinte:

    Média de pacotes por segundo (pps) que o modem roteado DLINK 500B trava é de 200-250 pacotes... Passou disso ele trava...

    Aqui nos meus testes um outro modem em bridge tá suportando quase o dobro (média de 400 pps) e não trava....

    Bom, estou compatilhando com os amigos essa idéia, pois estou realmente acreditando que não há um limite de conexões no ADSL, mas uma limitação do modem...

    O que vocês acham??

    Um teste prático, se vocês usam um ADSL em bridge, DESLIGA o controle de conexão simultâneas no Mikrotik e veja se o ADSL ira parar de funcionar.... NÃO!!!

    Só um porém sobre o link dedicado:

    É quase impossível travar, compramos estes dias um roteador cisco "pé de chinelinho" (modelinho simples de 1000 reais). Sabe quantos pps a criança trabalha?

    75000 (setenta e cinco mil pacotes por segundo)

    Por isso dedicado não trava!!! rssssss
    Última edição por catvbrasil; 07-07-2009 às 00:30.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Para a ANATEL não tem problema nenhum o uso de qq tipo de link! Como o CATV brilhantemente resumiu ADSL é um tipo de tecnologia! Ou seja, a operadora pode te vender um link, por exemplo, de um 256k full com 100% de banda garantida e te entregar por ADSL, como ela pode entregar por frame, rádio, etc.

    O problema é com a operadora: podem ver que todos os ADSL tem contrato proibindo a "revenda", "aluguel", "cessão", "compartilhamento", etc.

    Em alguns lugares as operadoras já enviaram cartas para as pessoas que elas detectam que estão compartilhando o link (principalmente na região sul). Mas isso já faz um tempo.

    Aqui em SP, faz uns 3 meses +- a polícia civil andou indo com Agente da ANATEL em alguns provedores que tem ADSL. Que eu tenha ficado sabendo não foram mais do que 5 visitados. Depois nunca mais... A Telefônica estava tentando jogar a culpa da péssima qualidade do Speedy nos "provedores piratas". Engraçado é ver a ANATEL se prestando ao serviço de ir com a polícia no local: o problema não é da ANATEL, mas da Telefônica com o usuário!

    Se o contrato proíbe, pq a Telefônica não cortou o sinal? Ela fez foi terrorismo, e com isso com certeza vendeu muito link dedicado!!!

    Já andou rolando aqui no Under até um Ofício da ANATEL dizendo que não importa se o link é ADSL.

    Há alguns anos o ADSL era bom, dava para compartilhar seguramente! Hoje a coisa tá feia! Aqui em SP foi proibida a venda do ADSL Speedy pela má qualidade no serviço!

    Assim, quem quer se profissionalizar no ramo de internet precisa mesmo de um link dedicado.

    Como já apontado, pode ser utilizado um link dedicado com um ou mais ADSL ao mesmo tempo para dar conta do recado baixando o custo do provedor. Se o ADSL cai, o dedicado pelo menos segura a onda até voltar o ADSL no ar...

    Abraço
    Fabrício
    Valeu, obrigado!

  20. #20

    Padrão

    SCM com adsl deve ser sim permitido. Em nome da Inclusão Digital ou infoinclusão é da democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Como Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida, com custo baixo que só SCM com adsl permite. Não devemos ser contra em favor de uns que querem tem lucros. Inclusão digital é internet a baixo custo para todos. Está é minha humilde opnião.
    Última edição por marollim; 07-07-2009 às 12:01. Razão: melhor compreensão