+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento Separando Upload e Download em Antenas Diferentes

    Senhores,

    Sendo objetivo:

    Tenho 2 links paralelos com 4 rockets M5 com DISH 30dB e uma RB450G em cada ponta. Quero e preciso fazer um balanceamento de carga e tolerância a falha (queda de um dos links) e por isso estou configurando o bonding.

    No entanto, realizando alguns testes eu vi que um determinado canal a banda de uma antena é de 100MBPS de UPLOAD e apenas 30 de DOWNLOAD e a outra é a mesma coisa no sentido contrário com outro canal.

    Então, preciso fazer um bonding que utilize uma porta para UPLOAD e outra pra DOWNLOAD. Mas, no caso de uma queda passe a utilizar as duas para FULL.

    Ja estou com o Bonding rodando e ele utiliza a mesma velocidade/consumo para DOWNLOAD e UPLOAD, dividindo a carga entre os 2 enlaces.

    Alguem pode me ajudar nisso? Como fazer uma porta só enviar e a outra só receber e ainda ter redundância no geral?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento Separando Upload e Download em Antenas Diferentes

    Posso estar falando besteira... Mas se não me engano bonding não tem como jogar upload em um e download em outro... Ele é pra agregação de interface, não balanceamento...

    Nstreme, se não me engano, faz o que você quer... Dividindo upstream and downstream entre duas antenas...

    Se alguém dominar o assunto melhor, favor me corrigir...
    Última edição por mtrojahn; 30-05-2011 às 16:32.

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento Separando Upload e Download em Antenas Diferentes

    nesse caso seria mais adequado ou mais facil o mikrotik.
    usando as duas conexões do cartão, a main e a auxiliar.
    main para TX e Aux para RX, e na configuração do cartao dentro winbox, escolha a opção tx - antena A, rx antena -B
    faça o backup desta RB e restaure na outra, use cartões do mesmo tipo em ambas, facilita a configuração.
    lembre de fixar o Data Rate, TX power, ACK timeout, do cartão, isso deixa bem estavel e reduz processamento.
    Ideal montagem
    2 RB 411AH
    2 cartão EMP8602 plus S
    4 Disco de 5.8, dbi de acordo com a distancia
    4 Pigtail
    Cabo rgc213 ou LMR 400, quanto mais curto melhor,
    Conectores bem feitos e bem isolados.
    Lembre-se se numa ponta colocar a antena de TX -A em baixo e RX-B em cima, na outra ponta inverta, RX-A em baixo e TX-B em cima.
    Faça o alinhamento primeiro por antena, auternando de main e aux na configuração da RB.
    Feito isso vc tera um PTP, usando o max do cartão e da RB

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento Separando Upload e Download em Antenas Diferentes

    Amigos,

    Eu sei que o ns do mk faz isso, mas o problema é que infra esta montada com 2 antenas Dish com 2 Rocket M5 ubiquiti, sendo 2 enlaces. Eu já tentei linkar com Mikrotik mas não consegui a velocidade que eu preciso. Com as rockets eu consegui 125mbps de Download e 80 mbps de Upload, por isso que preciso colocar dessa forma.

    O cenário é tecnicamente simples, eu tenho em cada ponta uma RB450G, porta 1 e 2, e na outra ponta a mesma coisa.

    O bonding realmente não fez isso, ele agregou e esta usando as duas FULL congestionando ainda mais a frequência e perdendo o desempenho. Tecnicamente é muito simples por ter uma RB em cada ponta, mas parece ser complexo pra configurar... já ouvi dizer que o mk faz só não sei como e nunca ví alguem perguntando sobre isso.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento Separando Upload e Download em Antenas Diferentes

    Com o MK voce usa o nstreame dual, com dois cartoes voce seleciona qual cartao voce quer o tx e qual o rx.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo.png
Visualizações:	336
Tamanho: 	15,2 KB
ID:      	23237

    O resto é so ajuste fino. Qualquer coisa entra em contato pelo meu msn.