Tópico: Load Balance no Mikrotik!!!
-
25-01-2006 19:43 #1
Load Balance no Mikrotik!!!
Opa, jah que o Star-OS tem o seu próprio Fórum, agora o Mikrotik tbem, heheheh...
Tem se falado muito aqui mesmo na Underlinux a respeito de se fazer LoadBalance num servidor Linux, mas até hoje houveram poucos (se naum nenhum) caso de sucesso, usando distros como Mandrake, Conectiva, Fedora Core, e por aeh...
Com a ajuda do Tiago Matias, frequentador deste Fórum tbem, consegui implementar um LoadBalance interessante, com algumas ressalvas, é claro, pois mesmo assim tive que direcionar o tráfego do MSN e dos bancos (principais) para que utilizassem apenas um link... O próprio Tiago que me passou algumas regras do Firewall para fazer isso... E funcionou, pois o MSN naum cai mais, e os bancos tbem estão funcionando muito bem....
Se mais alguém conseguiu fazer funcionar assim, postem aqui as regras do firewall para "forçar" o uso de um link especificamente... Se alguém conseguiu fazer funcionar o LoadBalance sem essas regras, postem também, ok???
Sempre fui fã do Star-OS, mas vejo q o Mikrotik é uma solução muito boa tbem... Agora soh falta colocar a campo para ver como o bixo se comporta...
-
25-01-2006 19:51 #2caquino Visitante
Ola, load balance que você chama nesse caso é o multipath routing? utilizando o mikrotik cheguei a ter 4 adsls ligados numa maquina sem nenhum problema e sem necessitar nenhuma regra adicional de firewall.
-
26-01-2006 08:54 #3
Sim, é o Equal Cost Multipath Routing... Mas vc naum teve problemas com quedas do MSN e acesso a sites de bancos???
-
26-01-2006 09:06 #4
Re: Load Balance no Mikrotik!!!
_AGM_
Postado originalmente por _AGM_
Leia meu tutorial no WiKi que trata disso. Funciona sim com Linux e não cai MSN nem bancos... O que você está esquecendo é que, muitas vezes, na divisão do link o servidor tende a gerenciar a divisão por pacotes, o que não é interessante. Por isso o ideal é que ela seja gerenciada por conexão usando o CONNMARK.
Estou reescrevendo meu tutorial (que já funciona da maneira como está) para utilizar o CONNMARK e também fazer regras de QoS mais eficientes com HTB/CBQ dirigindo o tráfego entre os links.
PS.: No Microtik já existe a possibilidade de roteamento de mais de um link sem outros softwares?
-
26-01-2006 10:25 #5caquino Visitante
Nunca tive problemas, com queda de bancos e MSN.
Se é apenas para "balancear" dois links não vejo pq utilizar algo alem do multipah routing, funciona perfeitamente.
Tópicos Similares
-
load balance no mikrotik
Por jesueld no fórum Mikrotik BalanceamentoRespostas: 6Último Post: 23-12-2006, 08:51 -
Load Balance
Por fabianojean no fórum Mikrotik BalanceamentoRespostas: 1Último Post: 29-05-2006, 22:12 -
Load Balance
Por cleberlr no fórum Alta DisponibilidadeRespostas: 1Último Post: 02-10-2005, 07:05 -
load balance?
Por Lestat1 no fórum Redes/ProtocolosRespostas: 3Último Post: 06-07-2004, 15:44 -
Load Balance
Por jversolato no fórum Alta DisponibilidadeRespostas: 1Último Post: 22-02-2004, 12:12

LinkBack URL
About LinkBacks

Marcadores