+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DFS deve ou não estar habilitado

    Olá amigos do under, eu estava dando uma linda no material da Ankaa, e uma linha me chamou a atenção, na qual falava
    que o DFS deve ficar dessabilitado quando usado em modo WDS, para que não haja troca do canal, e os clientes
    não percam a conectividade. (by Mikrotik)



    Estou com um PTP usando duas Air Grid HP 23, com o Firmware 5.5 e esta opção esta habilitada, na opção scan chanel
    todos os canais estão marcados, alguem poderia me dizer se isso é correto, pois os orgãos normativos no Brasil exigem que todos equipamentos comercializados no pais tenha o DFS.

    Isto seria valido nos Ubiquiti? pois conceito independe de Hardware ou do software que esta sendo usado.

  2. #2

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    rapaz eu não sei mais eu faço os ponto a ponto e sempre desabilito, mais nunca vi nenhuma diferença assim pelomenos aparente!!

  3. #3

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    biohazzard isso seria uma pergunta para nossos amigos Zé Alves e PCMK (Paulo Cleber), se eles puderem nós responder.

  4. #4

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    São normas que devem ser seguidas assim como potência de e.i.r.p, assim como dimensionamento correto de antenas, assim como usar os canais corretos pra uso outdoor.

    Resumindo ninguém faz tudo isso corretamente, portanto fica a seu critério, sabendo que esta infringindo a lei brasileira.

    Conforme a publicação nº 233642 da ANATEL diz:

    Art. 50. Nas faixas 5.250-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, o Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais deve utilizar mecanismo de seleção dinâmica de freqüência (DynamicFrequency Selection - DFS) com as seguintes características:

    I – o tempo de verificação da disponibilidade do canal deverá ser de 60 segundos e nenhuma transmissão deverá ser iniciada antes da verificação da disponibilidade do canal;


    II – após a verificação da disponibilidade do canal e tendo sido identificada sua ocupação, este canal estará sujeito a um período de não ocupação de 30 minutos;


    III – para os equipamentos operando com máxima e.i.r.p. menor que 200 mW, o mecanismo DFS deverá ser capaz de detectar sinais interferentes acima do limiar de –62 dBm, calculado durante um intervalo médio de 1 microssegundo;

    IV – para os equipamentos operando com máxima e.i.r.p. entre 200 mW e 1 W, o mecanismo DFS deverá ser capaz de detectar sinais interferentes acima do limiar de –64 dBm, calculado durante um intervalo médio de 1 microssegundo;


    V – caso seja detectado um sinal interferente com valor acima do limiar de detecção do DFS, todas as transmissões no respectivo canal devem cessar dentro de 10 segundos .


    Parágrafo único. Admite-se o uso de mecanismo DFS na faixa 5.150-5.250 MHz, entretanto o uso deste mecanismo não é obrigatório nesta faixa.

    Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...licacao=233642

  5. #5

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    Pessoal,

    O Cyber explicou com perfeição. Eu complemento com o seguinte:
    A faixa de 5150-5350 é para uso indoor e provedor nenhum deveria usar essa faixa pra ponto a ponto de longa distância ou atendimento de cliente.

    A faixa de 5470-5725 é para uso em estações móveis, ou seja, se a casa do seu cliente não é móvel, essa faixa de frequencia também não deveria ser utilizada.
    Algumas regionais da ANATEL permitem o uso dessa faixa de canais porque entendem que a estação é nomática porque o rádio pode ser removido e transportado para outro lugar. Outras regionais da ANATEL são rígidas na interpretação da resolução 506 e exigem que a estação seja móvel para usar essa faixa de frequência.

    Eu simplificaria tudo isso dizendo: DFS sempre ligado.

    Façam uma experiência. Habilitem o LOG do rádio e verifiquem o relatório. Se tiver um radar em operação na região por onde passa o sinal do seu rádio, ele vai detectar o radar e mudar para outro canal, porque o radar é um equipamento de segurança e opera em modo primário. Nosos rádios operam em modo secundário, portanto o DFS deve estar ligado para dar prioridade ao radar.

    Pra quem está no meio do nada não faz diferença se está ligado ou não, mas a lei ainda precisa ser obedecida.


    ZéAlves

  6. #6

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    Opa.boas festa e um feliz ano novo ai galera e meu primeiro topico e gostaria de falar sobre o DFS o que seria esse RADAR?minha pergunta e pq tenho nanoloco que nao assosia e fica aparecendo na frente da frequencia o (DFS) E NAO SEI O QUE E. ALGUEM PODE ME AJUDAR OS PANEI ROCKET EM BRIGDE E DFS ATIVO.

  7. #7

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Olá amigos do under, eu estava dando uma linda no material da Ankaa, e uma linha me chamou a atenção, na qual falava
    que o DFS deve ficar dessabilitado quando usado em modo WDS, para que não haja troca do canal, e os clientes
    não percam a conectividade. (by Mikrotik)



    Estou com um PTP usando duas Air Grid HP 23, com o Firmware 5.5 e esta opção esta habilitada, na opção scan chanel
    todos os canais estão marcados, alguem poderia me dizer se isso é correto, pois os orgãos normativos no Brasil exigem que todos equipamentos comercializados no pais tenha o DFS.

    Isto seria valido nos Ubiquiti? pois conceito independe de Hardware ou do software que esta sendo usado.
    Os amigos acima já deram um relato sobre o uso do DFS.
    Mas, para complementar, indico a leitura do seguinte tópico: https://under-linux.org/showthread.p...ido+de+socorro

  8. #8

    Padrão Re: DFS deve ou não estar habilitado

    Então o DFS sendo obrigatório me deixou com uma grande Duvida. Tenho um par de AirFiber 24 GHZ que não tem a Opção DFS, a minha duvida é se o equipamento não possui o DFS então ele esta irregular? ou seja, não posso trabalhar com ele?

    Att João Vitor (Estou começando a Estudar esta área faz pouco tempo)