Nota-se que o amigo não conhece realmente Linux. Hoje a pergunta mais frequente é o que não funciona no Linux?
Salvo raras exceções todo o hardware disponível no mercado funciona, desde processadores a MP3 players, passando por scaners, impressoras, multifuncionais, celulares, webcams, câmeras digitais, etc..
Se vc for falar de software, nem começa, pois eu não conheço nenhum programa do Windows que não tenha seu, ou seus, correspondentes para Linux. Algumas vezes existe até a versão para Linux desses programas, quando não, existem programas similares (aos milhares). Você pode citar coisas bem específicas como CAD, DVDShrink, editores de som e vídeo, etc.. Tem sempre um (ou mais) software que faz o trabalho. Agora se vc precisar realmente de rodar aquele sistema comercial que vc comprou para Windows, ainda assim tem algumas opções, tais como, Wine, QEMU, Vmware, etc.. Para jogos por exemplo, existe o CEDEGA que está incluindo novos títulos a todo instante.
Agora olhando sua questão por outro lado, se o Windows acabasse, vc teria vantagens enormes, na minha opinião. A segurança dos sistemas aumentaria drasticamente, pois a base de vírus de computador operando hoje no mundo teria que ser jogada no lixo, sem contar com spywares, trojans e outras ameaças. Ta certo que teríamos uma corrida dos "desenvolvedores" para criar vírus e outras ferramentas para atacar os sistemas com Linux, uma tarefa que seria muito mais dispendiosa do que explorar as milhares de brechas que o Windows oferece a esses "desenvolvedores". Tá certo também que seria necessário um tempo para converter as bases de dados que rodam no Windows hoje. Realmente seria um caos, mas o mundo não acabaria por isso, mesmo porque haveria os Wine, Vmwares da vida para sustentar essas bases enquanto não se termina a conversão.
Mais do que ficar conjecturando sobre se o Linux está preparado para assumir o "lugar" de SO preferido, deveríamos pensar no que podemos fazer para melhorar o acesso a informação, pois na atual conjuntura existe grandes corporações ganhando bilhões de dólares as custas da necessidade de informação do mundo inteiro. Esse bem (a informação) não poderia ser mensurável por dinheiro, mas sim pelo seu potencial no auxílio a humanidade. Isso não deveria ser controlado pela meia dúzia que hoje controla, deveria ser um bem comum, acessível a todos, afinal porque chamamos de humanidade vários conjuntos de pessoas que não se toleram, muito mais por ignorância da cultura alheia do que por fatos. A informação é uma arma controlada por poucos para manter os "muitos" sobre seu controle e utilizar software proprietário, ao meu ver, é corroborar essa prática.