Assine nossos feeds Siga nosso Twitter Adicione no Facebook Adicione no Linkedin
Visite também: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 1 2 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 5 de 10

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Reputação
    0

Question Autenticação Squid (msnt_auth) + proxy Transparente

Pessoal bom dia !

Estou com um problema e só vocês para me ajudar.

O cenário é o seguinte, tenho um Slack12 rodando super bem , estou rodando Squid nele com autenticação via msnt_auth para as máquinas windows da rede, só que de um tempo pra cá, o povo descobriu que tirar o proxy o acesso a net fica sem autenticação e o pior, dai não controlo orkut,youtube,etc... e minha rede fica um gargalo, dai entra msn,jogo online, principalmente os técnicos que usam notebook.

Já configurei uma epoca o proxy transparente no squid, mas qdo fui "obrigado" a ativar a autenticação pela diretoria, os dois juntos não funcionavam a autenticação se perdia.

O que vocês sugerem para que eu consiga fazer uma autenticação do jeito que está, q é ótimo, mas mesmo assim se o usuário desativar o proxy não consiga navegar ?!?!? Já pensei em redirecionamento com iptables mas acabei me perdendo.

Queria também conseguir criar exceções,pois o setor do RH por exemplo precisa acessar aplicativos do governo q não tem opção de proxy, precisam de conexão direta, dai eu precisaria abrir exceções pra determinados IP's da rede, sei também que esses Ip's liberados não causam problema.

Obrigado pessoal.
    O numero de pessoas q desistem é infinitamente maior do que o numero de pessoas q fracassam, ou seja, ao menos TENTE.

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Reputação
    77

Padrão

Olha, para o proxy transparente funcionar vc precisa redirecionar o trafego da porta 80 do server para a 3128 do SQUID certo? se vc não fizer este redirecionamento para o local certo, o proxy transparente não irá funcionar e o cara não navegará sem o proxy setado...

Se quiser que algumas pessoas acessem sem squid, permita via IPTABLES que o IP deles acesse a porta 80 do servidor...

qualquer dúvida nas regras de iptables e tal, vai postando aqui, que vamos tentando ajudar...

Valew.

Tiago Iahn
    ...:: Só Deus Salva O resto Faz BACKUP::...

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Reputação
    0

Padrão

Tiago Iahn

Valeu pela resposta, mas esse é o problema, quando ativo o redirecionamento das portas, o meu autenticador (msnt_auth) para de funcionar, ele não consegui fazer as autenticações, o msnt_auth funciona através do samba pois meu PDC é Windows 2003, quando ativo o proxy transparente,a janela de autenticação aparece, mas voce digita seu usuario e senha do windows e ele dá acesso negado sempre... nunca libera.
    Acredito que deva ter alguma macete para que talvez o samba ou o autenticador aponte para o local correto, de repente seja isso,mas nao vi nada na documentação do autenticador.

De qq forma valeu, se tiver outra sugestão será bem vinda.
    O numero de pessoas q desistem é infinitamente maior do que o numero de pessoas q fracassam, ou seja, ao menos TENTE.

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Reputação
    77

Padrão

OK, me diz uma coisa, os caras tem o Proxy setado no navegador web? A principio o Squid só pede autenticação quando os usuário colocam a configuração de proxy diretamente no browser... certo?

Então não entendi direito a necessidade de ter proxy transparente... consegue explicar melhor a sua topologia? e como ta funcionando sua autenticação....

Valew e desculpa aew, não ser tão objetivo...

Att
    Tiago Iahn
    ...:: Só Deus Salva O resto Faz BACKUP::...

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Reputação
    0

Padrão

Tiago não precisa se desculpar, até parece !! Vamos lá, vou tentar EU ser mais claro:

- Quando o usuário faz logon no domínio, é iniciado um script (vbs) que seta as configurações do proxy no navegador (internet Explorer) isso para rede toda.

- Quando o usuário abre o I.E. a tela de autenticação surge,na verdade qualquer requisição a as portas 80,443,etc.. exceto a 25 e 110 requerem autenticação. Se o usuario está na lista de usuarios liberados ele inclue o login e senha do domínio Windows (não crio usuarios no servidor linux) e obtem acesso, caso contrário dá uma mensagem de acesso negado.

- Problema: Alguns usuários mais espertinhos, principalmente os técnicos que usam notebooks e os mesmos não trabalham logando no servidor windows, ou seja, o script não roda e as GPO do Windows não sao aplicadas, a máquina deles acessa a rede , pega ip pelo Dhcp e navega tranuqilamente, usam msn, acessam orkut,youtube,etc... ao contrário dos demais usuários que possuem politicas de controle de acesso e horário de acesso a determinados sites e serviços.

Eu infelizmente não posso colocar os notebooks para logar no dominio, criando uma conta pra dominio e uma conta pra logon local,por conta de alguns aplicativos especificos que eles usam e as vezes precisam se conectar a rede dentro de outras empresas (eles não técnicos em informatica não) mas precisam de acesso a rede wirelles das empresas q prestamos serviço ou do hotel que eles ficam, mas queria q aqui dentro da rede, mesmo eles sem autenticação, fossem controlados pelo proxy sem precisa alterar nada na máquina deles.

Ocorre aqui alguns funcionários que trazem o notebook de casa, como deixei aberto um range para o dhcp definir ips fora da rede, pegam o ip e conectam e tá tudo certo, a empresa não proibe o uso do notebook, mas proibe a nevageção deliberada....

Consegui entender a situação ?

Obrigado pela atenção.

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Autenticação msnt_auth
    Por joaopedropavan no fórum Proxy/NAT/Firewall
    Respostas: 0
    Último Post: 27-01-2006, 14:58
  2. Proxy transparente X autenticação
    Por Bob_pernambuco no fórum Proxy/NAT/Firewall
    Respostas: 6
    Último Post: 06-09-2005, 10:58
  3. Squid com Proxy transparente e autenticação de usuário
    Por web@cna.aena.br no fórum Proxy/NAT/Firewall
    Respostas: 26
    Último Post: 10-11-2004, 18:54
  4. Squid com autenticação e proxy transparente
    Por Nocturno_Culto no fórum Proxy/NAT/Firewall
    Respostas: 1
    Último Post: 05-05-2004, 09:35
  5. Autenticação com Proxy Transparente (SQUID)
    Por Hawthorn_ no fórum Proxy/NAT/Firewall
    Respostas: 6
    Último Post: 23-03-2004, 10:35

Marcadores

Permissões de Postagem