- 09-11-2008 #1
Não estou conseguindo rotear no ubuntu 8.04Seguinte,
Preciso compartilhar a internet que chega no servidor ubuntu 8.04 para as demais da rede mas não estou conseguindo fazer funcinar, uso o ubuntu 8.04 com 2 placa de rede eth0 (10.1.1.250) e eth1 conectada ao modem (dhcp velox). Conecta e tal usando o comando "ppoe-start" ae depois eu vou la e "route add default ppp0"...blz ta conectado e os termiais acessam a net usando o squid q ta configurado nessa maquina.
Tentei usar o totorial do Ghd mas não ta dando certo, aps conetar com o ppoe eu consigo acessar a net do servidor ubuntu ou dos terminais usando o proxy mas nao consigo acessar sem que use o servidor proxy.
Usei os seguintes comandos:
# modprobe iptable_nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Da erro na terceira linha.
Alguem pode me dizer onde esta meu erro e me ajudar a entender o porque disso?
- 09-11-2008 #2
Que erro?Marcelus Trojahn
Administrador de Redes
Programador PHP
BGP, OSPF, PPPoE, RSTP e mais uma penca de siglas... :P
Quebrar a cabeça é minha heroína...
- 10-11-2008 #3
So posso mexer no servidor quando fecho o estabecimento pq se não fika a tudo sem net e se der algum erro da tempo de resolver, amanha de noite eu tento de novo e relato aqui o erro.
- 10-11-2008 #4
- Data de Ingresso
- Apr 2003
- Posts de Blog
- 16
- Reputação
- 512
se a conexão é PPPoE com discador direto no linux não é a interface eth1 que você deverá colocar na regra do iptables mas sim a interface ppp.
Machine Registered: 300.107
"Não queira saber tudo
mas seja bom naquilo que sabe."
Educação é bom e evita penalização!
____
Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui)
____
-= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!!
- 10-11-2008 #5
hummm...vo tentar então hoje a noite a interface ppp.
Mas to confuso agora, a placa eth1 esta conectada ao modem e o linux faz a discagem (PPPoE) e então é atravez dela que chega a internet correto ? Então pra mim fazer funcionar da forma que estava tentando (roteando pela eth1) seria por exemplo eu receber a internet pela placa eth1 mas sem usar ppoe, tipo recebendo do roteador ou provedor via cabo, é isso ?
Para testar posso fazer Modem ADSL (192.168.0.2)----> Roteador (192.168.0.1) ----> Eth1 Linux (192.168.0.3) e então assim iria funcionar da forma que estava tentando?
# modprobe iptable_nat
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Ou então tirar o roteador e o sinal receber do modem para o linux fazer a discagem e rotear (NAT) pela interface ppp ficando assim?
# modprobe iptable_nat
# iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp -j MASQUERADE
- 10-11-2008 #6
- Data de Ingresso
- Apr 2003
- Posts de Blog
- 16
- Reputação
- 512
sim, você faria o mascaramento da interface eth1 se estivesse usando o modem fazendo roteamento, por exemplo.
Machine Registered: 300.107
"Não queira saber tudo
mas seja bom naquilo que sabe."
Educação é bom e evita penalização!
____
Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui)
____
-= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!!
- 11-11-2008 #7
- Data de Ingresso
- Nov 2006
- Posts de Blog
- 160
- Reputação
- 202

Só que nesse caso você teria que criar uma nova rede entre o router e o linux sem ser a 192.168.0.0/24. Pois essa rede já existe entre o modem e o router. A mesma coisa ocorreria entre o Linux e os hosts da rede interna. A rede também não pode ser a 192.168.0.0/24. Esse é um erro que todo mundo comete...
Qualquer dúvida posta ai...Magnun Leno
CISCO CCNA: CSCO10991731
e-mail: magnunΘunder-linux.org
Blog: root@blog:/# chmod o+r *
Participe de uma comunidade!

"If you choose not to decide, you still have made a choice."
- Freewill (Rush)
- 11-11-2008 #8
Deixa eu ver se entendi direito, oque da pra mim fazer é configurar (router - Linux eth1 mesma classe de ip 192.168.0.0/24).
Na eth0 que esta ligada na minha rede local minha rede é 10.1.1.0/24 .
Nao tem como eu configurar modem - router em uma classe e router - linux outra , a não ser que for modem - wan do router (DHCP - recebe o ip real do velox) ae sim router - linux (192.168.0.0/24)...
É isso mesmo neh ?
- 11-11-2008 #9
- Data de Ingresso
- Nov 2006
- Posts de Blog
- 160
- Reputação
- 202
Cara, a questão é o seguinte: Se o router vai ligar o seu Linux e o Modem ADSL ele precisa rotear. E pra ele rotear ele precisa ter redes diferentes em cada interface. Uma rede na interface que liga com o modem e outr rede na interface que liga com o linux.
Agora, sinceramente, não acho necessário esse router! O Linux já roteia por si só e o modem faz a conexão com a internet. Pra que um router?!?!Magnun Leno
CISCO CCNA: CSCO10991731
e-mail: magnunΘunder-linux.org
Blog: root@blog:/# chmod o+r *
Participe de uma comunidade!

"If you choose not to decide, you still have made a choice."
- Freewill (Rush)
- 11-11-2008 #10
Magnun,Concerteza eu vou tirar o roteador e ficar somente com o modem e o servidor linux, so que tenho pouco tempo para fazer tudo isso ja que abro às 08:00 fecho às 24:00 hs (ou mais) e de segunda a segunda e se seu fizer algo errado fico sem internet nos meus 2 estabelecimentos até que eu consiga reverter isso, o tempo que da pra mim mexer no servidor é quando fecho e eu trabalho com Lan House e dependo da net...esse servidor linux vai ser meu roteador...hoje quem faz o roteamento é o router 3com e preciso deixar ambos funcionando ate que consiga deixar o servidor linux redondinho...entendeu?
Tópicos Similares
não estou conseguindo colocar 2 gateways
Por iuredaluz no fórum MikrotikRespostas: 2Último Post: 06-03-2008, 02:49Redirecionamento com iptables, nao estou conseguindo
Por djhulk no fórum Proxy/NAT/FirewallRespostas: 0Último Post: 20-04-2006, 18:49Não estou conseguindo instalar o CLIP
Por aprendiz_ce no fórum Adm. em GeralRespostas: 11Último Post: 05-08-2005, 13:51Não estou conseguindo enviar emails.
Por gafiel no fórum Adm. em GeralRespostas: 1Último Post: 20-11-2004, 02:59Não estou conseguindo iniciar o boot
Por andermaxe no fórum Adm. em GeralRespostas: 3Último Post: 16-09-2003, 16:25
Visitantes encontraram esta pagina procurando por:
Nobody landed on this page from a search engine, yet!

LinkBack URL
About LinkBacks

Marcadores