Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Curso: Gerenciadores de Boot - Introdução

Avalie este Post de Blog
Olá pessoa!!

A um tempo atrás falei sobre o CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento). Até disponobilizei um curso que eu fiz lá: Filosofia GNU.

Essa semana comecei um que acho que vale a pena compartilhar com vocês!! Lembrando que esse conteúdo é feito sobre os termos da FDL, o que me garante o direito de reproduzi-lo.



1 - Introdução



O que é um carregador de boot?


O carregador de boot ou boot loader é um dos primeiros programas a serem carregados quando um computador é ligado. Esse programa é formado por alguns arquivos e programas menores que possibilitam a inicialização do sistema sistema operacional ou permitem a escolha dentre um dos sistemas instalados, caso suporte Multiboot (GRUB e LILO).


O processo de boot

Toda vez que o micro é ligado ou reiniciado o primeiro software a entrar em ação é o BIOS da placa-mãe que conta toda a memória disponível, reconhece alguns dispositivos como HD's, cdrom, gravadoras e procura algum dispositivo de boot, que tanto pode ser um cd, um disquete, um dispositivo usb, o disco rígido ou qualquer outro que a placa-mãe suporte, esse processo é chamado de POST (Power-on Self Test). No caso em que o dispositivo de boot é o disco rígido, o próximo passo é a leitura do primeiro setor do disco, chamado de MBR(Master Boot Record). Nesse setor fica o carregador , na verdade um pequeno "software" indica o BIOS a carregar o "executável" do LILO ou do GRUB em alguma parte do disco, pois o MBR tem apenas 512 bytes, 446 para esse pequeno software e 66 para a tabela de partições, onde ficam registrados algumas informações sobre as partições do disco. Após esse processo o carregador passa o controle do sistema operacional para o kernel, no caso de sistemas Unix-like, ou carrega o boot loader do outro sistema (caso do Windows).


LILO

LILO vem de Linux Loader que significa carregador do Linux. É o principal gerenciador de boot do Linux, vem como padrão em diversas distribuições. O LILO pode ser carregado através de um disquete ou de um HD, tanto IDE quanto SCSI. Ele tem suporte a Multiboot, o que permite que até dezesseis sistemas operacionais diferentes possam ser instalados na mesma máquina como, por exemplo, GNU/Linux, Windows, BSD's, SCO Unix, UnixWare, IBM OS/2, e também trabalha com a maioria dos sistemas de arquivos suportados pelo Linux. Uma simples interface gráfica permite a escolha do sistema a ser carregado e um terminal de linha de comando permite outras configurações.GRUB vem de Grand Unified Boot Loader que em português significa grande carregador unificado de boot.


GRUB

GRUB vem de Grand Unified Boot Loader que em português significa grande carregador unificado de boot. O GRUB vem substituindo o LILO em diversas distribuições devido à várias vantagens em relação a este. Ele é capaz de carregar uma grande quantidade de sistemas operacionais como GNU/Linux, GNU/Hurd, DOS, Windows(9x, ME, NT, 2000, XP), IBM OS/2, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, SCO UnixWare e QNX. Outra grande vantagem é o suporte a vários sistemas de arquivos ext2, ext3, ReiserFS, FAT16, FAT32, NTFS, FFS, JFS, XFS, minix e etc. Por ser capaz de carregar imagens de boot e múltiplos módulos o GRUB é o único boot loader capaz de carregar o conjunto de servidores do GNU/Hurd. Esse gerenciador de boot permite também buscar uma imagem de kernel através da rede, por cabos seriais, suporta também hd's IDE, SCSI, detecta toda a memória RAM disponível no sistema, tem interface gráfica com menu, interface de linha de comando e suporta acesso por terminais remotos.

Comentários

  1. Avatar de kakinho
    Cara, muito obrigado msmo por disponibilizar estes materias Magnun, eu jah até tentei ingressar nestes cursos mais nada de resposta
  2. Avatar de Magnun
    Sempre que tiver um interessante lá (e for sob a licença FDL) vou posta aqui!

    Esse de gerenciadores de boot vou postar uma parte por dia, inclusive sabados e domingo! Deve acabar lá pra quarta feira....

    O próximo acho que será sobre gerenciadores de pacotes!

    Até la...

+ Enviar Comentário