Olá Urbano!!!
Tenho uma opinão diferente, não sei se muitos vão concordar , mais vou arriscar!!rs
Seguinte, eu recomendo a distro dependendo do q vc vai usar , por exemplo, se vc não quer ter muito trabalho para configurar , e instalar programas, aconselho o kurumin, pois ele já vem pronto a entrega , assim como o nosso amigo rowdy disse tem muitos documentos completos e em português, já o ubuntu fica devendo muita coisa, como documentação , algumas bibliotecas, sinceramente leva um tempinho pra deixar ele legal , pelo menos comigo foi assim , então digo o seguinte pra vc , se vc quer aprender a configurar , a quebrar a cabeça aconselho o ubuntu, pois é uma delícia quando vc pega seu sistema faltando algumas coisas, e começa a configura-lo, depois de um bom tempo vc olha pra ele e está perfeito ... rs.. vc aprende a como configurar um sistema de acordo com o seu gosto, agora se vc não tem paciência , e quer ele pronto aconselho o kurumin , pois ele é perfeito pra isso, as 2 distro são boas , mais para aprender legal o linux recomendo o ubuntu ... não sei o q vc vai querer fazer , mais antes de tudo faça como o nosso amigo evandro disse teste as 2 e vê qual agrada vc.
um grande abraço !!
e se precisar estamos aew!!!