Ver Resposta Única
Antigo 03-08-2006, 20:45   #4 (permalink)
Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

Na verdade a solução do problema é mais conceitual do que difícil.

A definição de TTL é o tempo de vida do pacote até que ele alcance o seu destino. O TTL de um pacote pode depender do sistema operacional da máquina destino e da região em que o host se encontra. Para cada nó da rota, é subtraído 1 número do TTL do pacote.

Seguindo esse conceito, você há de concordar comigo que um roteador sob o seu domínio vai passar por 2, 3 nós até chegar ao seu servidor, que estará rodando IPTables. Então você pode montar algo mais ou menos assim (Não posso afirmar com certeza porque eu estou na faculdade e aqui só tem Microsoft Windows):

Existe um módulo do IPTables que permite setar e identificar o TTL de um pacote que esteja passando por ele:

Código:
# iptables -t nat -A PREROUTING -s $cliente -j TTL --set-ttl 2
# iptables -t nat -A FORWARD -m ttl --ttl-gt 62 -j DROP
Estes são apenas exemplos para você ter uma idéia do quadro inteiro, mas eu recomendo que você dê uma lida no Wikipedia sobre o conceito e depois dê uma caçada no Google sobre o assunto. Se você digitar como chave de pesquisa a string "-m ttl" netfilter vai encontrar a solução pro seu problema com certeza.
A verdadeira felicidade não está na meta, mas sim na trilha utilizada. Por isso eu só aponto as direções neste fórum.<br />Se usuário tivesse extensão, com certeza seria .fdp<br />Faça perguntas da maneira correta!<br />http://www.istf.com.br/perguntas
xstefanox
Administrador

Agradeceu: 5
Agradecido 123 vez(es) em 118 Posts
Reputação: 415 xstefanox
Enviar mensagem via ICQ para xstefanox
xstefanox está offline