Fala campeão!
Eu sou um usuário Debian faz alguns anos, então eu acho que eu consigo argumentar sobre isso um pouco...
É um fato atualmente que existem várias distribuições no mercado e cada uma possui suas características e seus padrões e, sobretudo, existem seus modelos de desenvolvimento (Assim como qualquer outra aplicação existente no mundo). A visão da Debian não é colocar algo que esteja o mais atualizado possível, porque o mais atualizado não é testado o suficiente.
Um caso existente em algum lugar no planeta: Eu utilizo uma distribuição que quer se manter o mais atualizada possível das novidades fresquinhas do software-livre e todos os dias eu instalo algo novo no meu servidor de produção, dois dias depois da versão ter sido lançada pelo desenvolvedor. A equipe que mantém a distribuição acha legal sempre estar atualizado, faz alguns testes básicos e lançam a versão nova no repositório oficial da distribuição.
Como eu sou um administrador de redes/sistemas que adora estar atualizado, porque atualização testada é um pilar para a segurança, vou e instalo o software mal-testado da minha distribuição utilizada.
Seis dias depois, o sistema que funcionava perfeitamente de repente não funciona mais. O serviço fica intermitente, hora funcionando e hora não e você-não-faz-a-menor-idéia-do-que-pode-estar-acontecendo. É exatamente este o momento que você vai procurar ajuda na internet. Ajuda que não existe, porque a versão é nova e pouquíssimas pessoas estão passando pelo mesmo problema que você e geralmente estas pessoas que estão passando pelo mesmo problema não avisam a distribuição (Sejamos sinceros, 90% dos usuários de uma distribuição/software não divulgam eventuais bugs encontrados para a equipe responsável). E agora? O quê você faz? Chora? Pede ajuda para Jesus?
É tendo em vista isso que Debian simplesmente não mantém tão atualizados os releases, porque os softwares que os compõem não estão maduros o suficiente.
Entretanto, but, mas, convenhamos...
Existem outros releases da Debian oficiais, como o Unstable e a Testing. A Unstable é a verdadeira área de guerra de eliminação de bugs de softwares e nunca vai tornar-se uma versão estável, mas vai selecionando os softwares neste estágio de eliminação dos bugs maiores. A Testing é composta de softwares que já foram testados na Unstable e já podem ser considerados relativamente estáveis, lembrando que esta vai ser a próxima versão estável. Para ter uma noção das versões Debian e um melhor entendimento, recomendo
este link.
A distribuição Ubuntu possui dois pilares em seus desenvolvimentos. A humanização do GNU/Linux, ou seja, torná-lo acessível e fácil para pessoas que não estão familiarizadas com o SO; e manter uma distribuição que possua os softwares um pouco menos testados, mas mais atualizados e com um intervalo de release de uma versão para a outra menor.
A Debian ultimamente decidiu diminuir o intervalo de release entre uma versão e outra também.
Mas, para os administradores de sistemas/servidores que necessitam utilizar softwares um pouco mais atualizados e ainda sim estáveis, existem os ports de pacotes, que podem ser conferidos
aqui, mas os usuários que são caseiros e que gostam de brincar, podem instalar/atualizar a/para versão Testing em suas máquinas, e apenas com alguns poucos comandos (E algumas horas de download).
Devo assumir que em casa eu utilizo muito pouco Debian, e sim Ubuntu. Adorei plugar meu iPod nele e funcionar sem eu ter que fazer nada, só utilizar o GTKPod.
PS: Eu usei muito pouco Slackware na minha vida, mas não seria "Patrick" ao invés de "Paul"?
Bem, é isso... vamos deixar aqui aberto à discussões!
Um abraço!!!