Tópico: Tef
Ver Resposta Única
Antigo 06-05-2008, 18:28   #18 (permalink)
Lightbulb

Caro mistymst!

Vamos lá para alguns esclarecimentos:

Seu post:
"""Convenhamos que rodar "comandos" no cliente para pegar informações não é muito "legal", pois pode abrir margens para furos (Nao estou dizendo que o Zabbix possui um furo em relação a isto)."""
R.:
É desta forma que o Zabbix funciona, obtive esta informação na documentação oficial da solução (howto:a_pretty_complete_windows_mon itoring_solution []. - uma contribuição realizada) e através de diversos posts no forum do zabbix - ZABBIX Forums.
E pode haver furo sim no Zabbix; por tudo que já li e acompanhei sobre esta solução contém algums bugs, que são geralmente solucionados por Alexei - ZABBIX Forums - View Profile: Alexei

Seu post:
"""Para mim o Zabbix conseguiria ler todas as informações necessarias oriundas do SNMP, pois esta é uma informação presente na MIB-II padrão, por isto questionei, no caso eu nao uso Zabbix, uso outro software que me permite rodar informações em hosts mas eu nao uso esta opção dele, trabalho somente com o SNMP."""
R.:
Para o zabbix trazer alguma informação (processos, algumas portas) sobre um host (servidor linux ou windows) é necessário você incluir um Parâmetro de usuário ou um PerfCounter. Para Linux é bem fácil gerenciar tudo (processos, portas e utilização de hardware em geral), porém para o Windows (Win2K3, XP, Vista) ele se utiliza do suporte aos "Contadores de Performance" (já possui alguns templates prontos, porém são insuficientes para alguns monitoramentos).
O Zabbix através de sua documentação fala sobre um recurso chamado "suporte à Snmp trap translation" através de uma implementação utilizando o "http://www.snmptt.org/" (já fiz uns testes com o Nagios + snmptt porém não obtive resultados). Sinceramente até agora não testei isto ainda, pois estou homologando uma solução de monitoramento que já algumas centenas de itens (Linux, Windows, Printers, roteadores, switchs, portas, processos, filas de mail, etc) sendo monitorados (alertas através de mail e SMS).

Seu post:
"""Fico no caso aguardando a solução para o seu problema e lhe pergunto se o Zabbix não consegue pegar essas informações a partir do SNMP."""
R.: Se eu não conseguir resultados em conseguir monitorar através dos contadores de performance (que é considerado o default da solução; que utiliza uma implementação snmp atrás desta mágica), vou ser obrigado a instalar o suporte a snmp para coletar as informações.
O que estou procurando é trocar experiências com alguém que já tenha passado por esta situação.

Bom.. eu acho que é isso.!
Abraços
Wal

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0 Wal
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Wal
Wal está offline