Então camarada, todos passam por suas primeiras vezes, e como você também tive a minha árdua jornada em se acostumar e aprender a usar os serviços e a configura-los.
Basicamente você precisa do mysql se quiser autenticar seus usuários pelo radius usando uma base de dados! Você também pode optar por configurar arquivos texto, é o modo tradicional. Usar o MySQL como um backend é bem interessante quando você possui alguma aplicação que gerencia seus usuários! É muito mais eficiente do que ficar editando arquivos texto!
Mas primeiramente você precisa conseguir se conectar ao MySQL com um usuário administrativo, como root para poder criar o banco (do radius) pela primeira vez.
Você tentou conectar ao banco mysql sem senha? Se você instalou ele muito provavel não colocou senha. Se sim você precisa se lembrar qual foi.
Quero poder te ajudar, mas você precisa fazer sua parte dai!