|
|
||||||
| Fóruns | Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Blogs | Calendário | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() |
Olá comunidade, espero que todos estejam bem.
É o seguinte, estou enfrentando um problema e gostaria de saber qual seria a melhor solução. Informações necessárias: Tenho um Server Itautec, com três hd’s hot swap rodando raid 5 via software (slackware). O raid está configurado da seguinte maneira: Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on /dev/sda2 3.8G 1.8G 2.0G 48% / /dev/md0 4.1G 1.1G 3.0G 27% /usr/local /dev/md1 4.3G 311M 4.0G 8% /home Esse, é um Server de email e vai entrar em produção em uma empresa que tem muitos e muitos usuários. Obs.: A controladora tem espaço para 6 hd’s,ou seja, ainda tem três espaços disponíveis. Meu problema: O problema é o espaço disponível, lembrando que as mailbox’s dos usuários ficarão em /var/spool/imap/, ou seja, tenho apenas 2 GB disponíveis nessa partição. Dúvidas sobre as possivéis soluções: Se eu apenas acrescentar outro, ou outros hd’s , o que exatamente irá acontecer ??? O sistema operacional e/ou a controladora scsi vai reconhecer o novos hd’s normalmente ??? O raid 5 nos três HD’s que estão na ativa, continuarão funcionando normalmente, ou terei algum problema ?? Estava pensando em colocar mais um HD hotswap , formatar ele usando o reiserfs e depois criar um link simbólico para que as informações do /var/spool/imap fiquem na verdade nele. Será que dá certo isso ?? PS.: O que eu não quero fazer é reconfigurar tudo novamente, portanto se alguém tiver alguma solução melhor, postem por favor. Desde já muito agradecido a todos
|
|
#2 (permalink) |
|
Super Moderador Cacique
![]() Registrado em: Apr 2003
Distribuição: Debian, Kubuntu
Agradeceu: 8
Agradecido 231 vez(es) em 208 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 461 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
cara...
esse RAID está configurado por onde? pelo sistema ou pela controladora? seria interessante você adicionar esse novo hd ao RAID, por questões de segurança, se você simplesmente adicionar este HD e criar um link simbólico para ser usado para armazenar os e-mails, se ocorrer algum problema nesse HD irá perder tudo, já, se ele estiver no RAID você não irá perder. interessante mesmo é RAID pela controladora, acredito que ela tenha, se a configuração for por ela, é só adicionar o HD, entrar nas configurações da controladora e fazer o que for preciso, sempre lembrando, se houver dados importantes é melhor fazer backup antes. interessante também, seria usar LVM, com isso você pode ajustar o tamanho de cada unidade de acordo com o necessário.
![]() Machine Registered: 300.107 "Não queira saber tudo mas seja bom naquilo que sabe." Educação é bom e evita penalização! ____ Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui) ____ -= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!! |
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Super Moderador Cacique
![]() Registrado em: Apr 2003
Distribuição: Debian, Kubuntu
Agradeceu: 8
Agradecido 231 vez(es) em 208 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 461 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
você não precisa fazer novamente, até onde sei..
vai apenas adicionar o HD ao RAID.. dá uma procurada na net sobre raid, tem bastante material..
![]() Machine Registered: 300.107 "Não queira saber tudo mas seja bom naquilo que sabe." Educação é bom e evita penalização! ____ Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui) ____ -= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!! |
|
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Clonar HD's SATA??? | alfagnish | Slackware | 3 | 24-03-2006 21:01 |
| comando para listar hd's | fisiconuclear18 | Adm. em Geral | 3 | 21-12-2005 19:14 |
| dd do IDE /p SCSI | cunhajr | Hardware | 2 | 20-02-2005 21:15 |
| HD's acima de 7.200 rmp ( Ajuda ) | fireblue | Hardware | 5 | 27-11-2004 09:20 |
| ide-scsi (SCSI emulation) | NeoRamza | Adm. em Geral | 4 | 31-03-2004 09:19 |
| Divulgue |