|
|
||||||
| Fóruns | Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Blogs | Calendário | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() Registrado em: Jun 2007
Agradeceu: 15
Agradecido 18 vez(es) em 17 Posts
Reputação: 45 ![]() ![]() |
Amigos,
Estive pensando.. qual a melhor maneira de reiniciar um serviço remotamente... assim... ontem eu mexendo no iptables de um servidor q fica a 300km fisicamente de mim.. fiz alguma merda.. q agora nao tenho mais acesso.. estou esperando chegar amanha.. segunda.. pra pedir alguem q reboot o mesmo... entao pensei.. seria bom se nós admins.. criassemos um script q consertasse isso de alguma forma inteligente... a maneira mais rude q pensei.. foi criar um agendamenteo (Cron) para q em tanto tempo 5 min por exemplo.. rodasse o iptables correto para garantir o acesso remoto de volta... mas aih.. pensei isso.. ateh fiz o script shell.. mas nao agendei.. e aih jah sabem... estou sem acesso. aih resolvi chegar ateh aki para pensarmos juntos em algo mais inteligente.. com por exemplo... um ping infinito em algum servidor 34 horas.. tipo globo.com e caso falhasse.. rodasse o tal script de socorro.. algo do tipo.. alguem tem alguma ideia boa? Aproveitando.. (acho q assisti filmes demais - ontem assisti a 1a temporada de prison break) pensei tb: tem como eu rodar um serviço/script/bin/qquer coisa executavel, caso eu pingasse uma porta especifica no meu server? claro q isso nao tem nada a ver com o assunto de cima.. mas queria fazer algo q nao sei ainda.. e acho q isso deve server... por exemplo.. pingar a porta 9876 no server e ele dispara um evento ou programa..?? alguem doido por aih?? grato, Eugenio
|
| Os seguintes usuarios agradeceram eugeniomarques por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#2 (permalink) |
|
Moderador
![]() Registrado em: Nov 2006
Distribuição: Debian/Ubuntu
Agradeceu: 146
Agradecido 107 vez(es) em 105 Posts
Envios no Blog: 15
Reputação: 132 ![]() ![]() ![]() ![]() |
Cara, lendo seu tópico tive 2 idéias:
1. Quando você for começar algum trabalho desse tipo você pode agendar um reboot pra 30min depois através do comando shutdown. Caso você faça algo de errado, é só ir tomar um café e qnd você voltar ele vai ter rebotado e a última alteração não vai estar salva. Eu utilizava algo parecido quando ia fazer alguma configuração de rotas/ACL nos swiches/routers do meu trabalho... 2. Existe algo parecido com o que você disse, acessar uma porta e ele executar um script. Se chama knockd. Aqui tem um site que explica: fernando.scherrer.nom.br » Blog Archive » Um pouco sobre o knockd Bem é isso ai. Qualquer dúvida posta ai... Até mais...
Magnun Leno CISCO CCNA: CSCO10991731 e-mail: magnunΘunderlinux.org Blog: Temple of Syrinx Participe de uma comunidade! ![]() "If you choose not to decide, you still have made a choice." - Freewill (Rush) |
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Super Moderador
![]() Registrado em: Jul 2005
Distribuição: Gentoo 64
Agradeceu: 71
Agradecido 46 vez(es) em 41 Posts
Envios no Blog: 18
Reputação: 158 ![]() |
Tutoriais/Adm/wol - UnderLinux Wiki
[Dicas-L] Ligue seu micro remotamente (wake on lan) Já consegui ligar uma máquina do meu trabalho a partir do meu PC em casa. ![]() Ab, Duca.
Shoryuken _o) Campanha - Use Tags.Perguntas Inteligentes? \0/ Dúvidas? Utilize nosso FAQ. A RESPOSTA FUNCIONOU, AGRADEÇA!!! ![]() "Todo mundo tem clientes. Apenas nós e traficantes temos usuários." ![]() ![]() |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram Duca por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#4 (permalink) | |
![]() Registrado em: Mar 2008
Agradeceu: 20
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 11 ![]() |
Citação:
___________________________________ _______ Ai galera estou procurando alguem que alugue ou compartilhe CNH "Carteira Nacional de Habilitação!!! Pois até hj não consegui tirar a minha, como o pessoal por ai compartilha SCM acho que deve ter alguem que compartilhe CNH que é uma licença tão inrelevante perto da SCM.. né, imagina eu ficar dirigindo de boa com a CNH de outro como se fosse minha... |
|
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram newturbo por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#5 (permalink) | |
![]() Registrado em: Jun 2007
Agradeceu: 15
Agradecido 18 vez(es) em 17 Posts
Reputação: 45 ![]() ![]() |
Citação:
Agradecendo a TODOS, mas citando o John Leno... E se o shutdown nao resolver.. tipo.. alterei meu iptables.conf.. e rodei ele na mão.. aih travou a net.. nao tenho acesso remoto.. o shutdown vai ser feito em 30min.. mas vai rodar o iptables de novo.. e vai travar de novo.. q tal um script.. q copiasse o bom por cima do teste algo assim: cp /home/backup/iptables_bom.conf /etc/init.d/iptables.conf e simplesmente rodasse o iptables bom.. sem nem reiniciar a makina.. eh simples fazer neh? eh soh fazer um script.sh e jogar no cron..?? grato, Eugenio
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram eugeniomarques por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#6 (permalink) |
|
Moderador
Sim também pode ser feito. Mas acho que se for mexer com script vale mais a pena usar o script no knockd evitando assim ter que reiniciar a máquina...
Mas caso não queira mexer com o knockd cria um scrit que de um iptables -F e um iptables -t nat -F e depois adiciona umas regras básicas. Ai quando você for fazer manutenção você configura esse script pra ser chamado durante a inicialização. Dessa forma ele sobe "limpo". No final da manutenção você simplesmente comenta a parte que chama o script. Mas a idéia do Knockd é muito mais interessante... Dá uma lida no link, ele não parece ser difícil de implementar. O link já é um tutorial bem simples e explicativo... "citando John Leno" foi foda! hehe...
Magnun Leno CISCO CCNA: CSCO10991731 e-mail: magnunΘunderlinux.org Blog: Temple of Syrinx Participe de uma comunidade! ![]() "If you choose not to decide, you still have made a choice." - Freewill (Rush) |
|
|
|
|
#7 (permalink) |
![]() |
amigo, knockd eh o que ha !!!
ou entao nesse caso da sua " cagada a 300 Km de distancia" vc vai ter que utilizar um Watchdog de hardware, custa uns 200 reais, ele desliga ate da energia eletrica. Utilizo esse metodo porque no meu caso e diferente, cada cluster que administro fica no minimo 40 Km um do outro .... dai nao tem erro. abracos e ... ( ja vi Prison Break ate o final da Terceira temporada) nao se empolgue tanto!!!
|
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram ulix por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#8 (permalink) |
|
Moderador
realmente... Eu não havia pensado em um watchdog de hardware pra isso... Seria interressante...
Mas como ele mesmo citou, e caso ele altere algo no arquivo de configuração? Algo que um simples reboot não resolva? Mas nada dá 100% de garantia... Nem um script, nem o knockd, nem o watchdog e nem um shutdown temporizado... é cara... Livin' On the Edge (como diria o Steven Tyler)
|
|
|
|
#9 (permalink) |
![]() Registrado em: Apr 2008
Agradeceu: 1
Agradecido 5 vez(es) em 5 Posts
Reputação: 12 ![]() |
Meu apelido e pankdo pois dizem que eu sou meio maluco
então esse tópico tem a minha cara estudo Eng. Elétrica e sou técnico em telemática e já tive esse problema d ter que mandar alguem lá longe so pra apertar o botão de reset ai tive uma ideia (meio louca mas funciona) um circuito ligado na porta paralela de outro PC (o mais fraco que for) que a capas de fechar um rele em paralelo ao botão de reset esse pc tem uma placa de rede em cada lado da rede e acessivel via ssh ou seja sempre que vc quiser resetar a maquina e so entrar nesse ouro pc e rodar um codigo basico que coloca determinado pino da porta paralela em 1 e depois em 0 resetando o outro pc viajando mais ainda a porta paralela te bits de entrada ok vc pode ligar algum pino de saida do pc en algum bit de entrada do seu servidor(ou o q for) so servidor um script mt mt mt simples q fica vendo se o bit ta ta em 1 ou 0 assim q for pra um ele pode rodar qualquer coisa como todos os comandos vem de uma outra maquina... e meio viagem mas e bem legal se quiserem manda um e-mail que eu mando os codigos em C pra setar e ler os bits os scripts pra controle e os circuitos e ja aviso q a ja a muito esquecida e diga-se de passagem inutil porta paralela pode ate ser uma mão na roda para as mais loucas ideias
| Os seguintes usuarios agradeceram pankdo por este post: | Magnun (04-04-2008) |
|
|
#10 (permalink) |
|
Moderador
Pankdo, sou formado em engenharia elétrica e telecomunicações. Acho que é mal de todo mundo que se forma nessa área ser meio louco (Também sou)!
A sua idéia é semelhante ao watchdog. Mas dando uma melhorada na sua idéia, poderia ser utilizado um microcontrolador (como o PIC por exemplo - Microcontrolador PIC) associada a um módulo ethernet (por exemplo a IP Dragon -IP Dragon II) e um pouco de programação em assembler pra fazer exatamente isso mas com uma economia de energia considerável e a possibilidade de implementar diversas outras coisas... Mas caímos de novo na questão: e se só um boot não resolver?? Como por exemplo a alteração estiver salva e for necessário alterar a configuração? Ai eu digo: O knockd é a melhor solução!
Magnun Leno CISCO CCNA: CSCO10991731 e-mail: magnunΘunderlinux.org Blog: Temple of Syrinx Participe de uma comunidade! ![]() "If you choose not to decide, you still have made a choice." - Freewill (Rush) Última edição por Magnun; 04-04-2008 às 10:25 |
|
|
![]() |
| Tags |
| firewall, iptables, knockd, redirecionamento, ssh, wake on lan, wakeonlan, winbox, wol, zkzkd |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| q coisa estranha | vfsmount | Adm. em Geral | 7 | 20-04-2005 15:24 |
| coisa boba | Proxy/NAT/Firewall | 2 | 16-04-2005 22:22 | |
| DNS que coisa louca viu | Visitante | Bind/Named/Djbdns | 7 | 22-02-2005 13:08 |
| Coisa Simples | Dick_Vigarista | Proxy/NAT/Firewall | 1 | 04-09-2003 14:15 |
| A coisa tá feia!!!! | mirror | Samba/SMB | 1 | 03-01-2003 11:58 |
| Divulgue |