|
|||||||
| Wiki | Classificados | Galeria | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Sobre |
| Registrar | Fotos | Membros | Calendário | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
Pessoal,
To reparando uma coisa estranha nos meus servidores. Tenho um servidor com 4 processadores Xeon MP, exclusivo para calculos. Eu rodo o mrtg com script para ler o /proc/loadavg. Bom ai vem a coisa estranha, quando o servidor esta muito carregado, ou seja, muitas tarefas de calculo, o loadavg retorna valores acima de 4... Nao deveria ser no maximo 4, sao 4 cpus trabalhando a 100%. Mas tenho reparado q este valores estao chegando a 12... ou seja, meu servisor esta trabalhando a 300%... Nao q isso seja ruim... seria como se eu tivesse comprado um servidor com 4 provessacores e vieram 12. Algume sabe me explicar isso??? [] Dotta :twisted:
Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0
![]() |
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
4 Xeon, rodando com HT, isso da 8 processadores virtuais.
agora chegando a 12.. realmente.... eh bizarro ! o que o "man" diz?
Agradeceu: 2
Agradecido 42 vez(es) em 40 Posts
Reputação: 387
![]() |
|
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
Citação:
[] Dotta :twisted:
![]() |
|
|
|
|
|
#4 (permalink) | ||
|
Citação:
oq este comando deveria retornar ?
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
a ultima msg fui eu...
[] Dotta :twisted:
![]() |
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
Fodotta meu velho!
Mano, realmente c tah usando coisa pesada pra kct em? ehehee, loadaverage de 12 em quadxeon ? :P Mano, o load não retorna a carga do cpu em %... retorna algo mais parecido com o tempo de resposta do servidor (na verdade é um calculo todo escroto, onde se calcula quantidade de processos, processamento e etc...). 1.00 não é 100% de carga assim como 12.00 não é 1200% de carga :P Pequena tentativa de explicar o calculo do LA: http://www.teamquest.com/resources/gunther/ldavg1.shtml Citação:
"Resolveu? Agora é tão dificil assim avisar que deu certo e agradecer? "<br />LPIC-1 / CCNA <br />Debian / SuSE / Red Hat <br />Linux User: #382006 |
![]() Registrado em: Jan 2005
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
![]() |
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Opa,
q o load nao retorna qm % eu sabia, mas achava q so ia ate 1, ou no meu caso 4 (para 4 cpus) Eu ja descobri como eh q eh o loadavg ou melhor o q significa os valores, eh assim: Como eu tenho 4 cpus 100% da maquina eh 4.00 (100% para cada cpu). No caso de uma unica cpu, 1.00 sgnifica q a maquina ta cheia, entre 1 e 10, a maquina ta cheia mas ta aguentanto (fica um pouco mais lenta), acima de 10 e menor q 100 a maquina fica realmente lenta e valors maior q 100 vc travou a maquina. Para maquinas multprocessadas basta multipicar estes valores pelo numero de processadores. [] Dotta :twisted:
![]() |
|
|
|
|
#9 (permalink) | |
|
Citação:
booooooooooa dotta.... nada q um poko di matematica num resolva... XD :crazy: gostei dessa ! abraços
Se vc perde a maum fika maneta, se perde a perna fika perneta, se perde o punho... fika ? <br />cotó neh !?!? 6 jah tavam pensando bestera... >=] <br />:dedi: vlw PessuALL !! <br />SDM e LenTu UnderFofos 2005!!! |
![]() |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
A unica coisa q achei ruiz, foi a documentacao da Red Hat...
Quando percebi este problema foi ver a documentacao do RH Enterprise para ver o /proc/loadavg, ai la na documentacao tava assim... o loadavg mede a carga da maqui.... blablabal... o 1 campo eh a media de 1 min, o segundo e a media de 5 min.... etc... e so isso nao falava q os valores poderiam passar de 1, ou 5 no meu caso.... e nem q no caso de multpcocessados o valor de 100% = num de cpus... :@: [] Dotta :twisted:
![]() |
|
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Alguem pode testar pra mim | Segurança | 3 | 12-07-2005 17:55 | |
| ALGUÉM PODE ME AJUDAR | Joaquim | Sendmail/Qmail/Postfix | 0 | 10-03-2004 10:46 |
| adicionar usuarios! -s (tipo shell) alguem poderia explicar? | meraki | Adm. em Geral | 1 | 03-01-2004 18:07 |
| Alguem poderia me Explicar oq eh RPC (remote procedure call) | Adm. em Geral | 3 | 11-08-2003 18:06 | |
| VPN alguém pode me ajudar ? | Redes/Protocolos | 0 | 14-03-2003 11:56 | |