Windows Server 2003 vs Red Hat - Under-Linux.org Fóruns
Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Geral > Serviços > Adm. em Geral
Wiki Classificados Galeria Reviews Jogos Comunidades RSS Feeds FAQ Termos de Uso Sobre
Cadastre-se FotosBlogs Lista de Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Windows Server 2003 vs Red Hat

Tópico Trancado

LinkBack Opções do Tópico
Antigo 29-08-2007, 1:39   #1 (permalink)
Padrão Windows Server 2003 vs Red Hat

Olá.

Estou cursando ciência da computação, e meu professor de Sistemas Operacionais me pediu para fazer uma pesquisa. Eu tenho que responder a seguinte pergunta:

"Qual dos dois sistemas operacionais você escolheria para os serviços de autenticação de rede e compartilhamento de arquivos em uma empresa de grande porte? Justifique."

Bom... no site da Microsoft eu encontrei material sobre as tecnologias utilizadas para autenticação e tal. Mas compartilhamento de arquivos está complicado. E Red Hat então... pior. Alguém sabe me responder essa pergunta ou ao menos sabe onde posso achar material para estudar?

Desde já agradeço,
Rasert.
Usuário

Agradeceu: 0
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 0 rasert
rasert está offline  
Antigo 29-08-2007, 7:55   #2 (permalink)
Padrão

bom.. tudo depende de conhecer o sistema

quem trabalha com M$ diz que o samba é até bom sim! mas para ambientes de até 100, 150 funcionários.. além disso a parada desanda..
(escutei isso tem 2 semanas na empresa)

quem trabalha com LINUX diz que quem trabalha com M$ não conhece linux o suficiente para realizar configurações de desempenho no samba e na rede
(isso é o que eu PERCEBO.. porque quem trabalha com linux atualmente não é muito qualificado.. eu VEJO isso na empresa há 4 meses)

sua pesquisa será basicamente AD M$ x SAMBA+LDAP

abraços

Linux User # 325843
Usuário

Agradeceu: 2
Agradecido 36 vez(es) em 36 Posts
Reputação: 0 _N3o_
_N3o_ está offline  
Antigo 29-08-2007, 7:56   #3 (permalink)
Padrão

Desculpe mas esse teu professor viajou na maionese legal.. pq os dois são excelentes para estes serviços, ai vai depender da forma que a empresa quer e dos profissionais que ela tem pq tanto faz usar um ou outro para fazer estes mesmos serviços o que vai evitar é pagar um bom dinheiro para linceciar um software proprietario no caso o windows 2003. O Red Hat tambem é pago, mas tem outras opções. Cent OS e Fedora.

Para o linux procure os serviços de LDAP e NSF ou até o samba, vc pode pesquisar com qualquer distribuição linux, não precisa ser Red Hat, basta procurar tem varias, Debian, Slackware, Ubuntu, etc..ou até BSDs como é o FreeBSD no qual eu uso.

alguns links que pode ajudar..

NFS - compartilhar diretórios Linux - dicas e tutoriais.
Ldap
Usuário

Reputação: 0 mantunespb
mantunespb está offline  
Antigo 29-08-2007, 7:59   #4 (permalink)
Padrão

Usuário

Reputação: 0 mantunespb
mantunespb está offline  
Antigo 29-08-2007, 8:37   #5 (permalink)
Padrão

O problema é que muitos profissionais que vejo por aí tem o seu conhecimento limitado para um tunning nos serviços e falta de conhecimento de normas, RFC's, boas práticas e outras (Vide servidores de emails - quanto problema não se depara todo o dia com terceiros, por questões de falta de conhecimento de RFC's, boas práticas e até configuração básica). Isso é tanto para Windows quanto para Linux. O problema maior é quando o profissional MS Windows acha que é capaz de realizar o serviço no ambiente Linux e se depara com dificuldades, aí vem a desculpa em cima dos softwares abertos, como você mesmo menciona. Samba é flexível, poderoso e confiável. Para autenticação, alem do OpenLDAP, verifique também o Kerberos. Apesar de complicado, é ótimo.
Usuário

Agradecido 1 vez em 1 Post
Reputação: 0 estanisgeyer
Enviar mensagem via MSN para estanisgeyer
estanisgeyer está offline  
Tópico Trancado

Opções do Tópico

Regras de Mensagens