"Redirecionamento" automático de internet - Página 2 - Under-Linux.org Fóruns
Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Geral > Serviços > Alta Disponibilidade, Clustering e Load Balance
Wiki Classificados Galeria Reviews Jogos Comunidades RSS Feeds FAQ Termos de Uso Sobre
Cadastre-se FotosBlogs Lista de Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

"Redirecionamento" automático de internet

Tópico Trancado

LinkBack Opções do Tópico
Antigo 07-04-2008, 14:25   #6 (permalink)
Padrão

Os acessos a internet são via DSL e cada um utiliza um modem. Acho que o pessoal aqui não tem interesse em mudar isso para o linux.
Tem como fazer isso sem mudar certo?

Acho que balanceamento não se aplica exatamente ao que é necessário. Acho que se trata mais de failover. Que ferramenta é necessária para utilizar o failover no Suse?

Obrigado!
Participe de uma comunidade!

If you choose not to decide, you still have made a choice." - Freewill (Rush)
Escrevando na Wiki!!
Autor

Distribuição: Debian/Ubuntu
Agradeceu: 131
Agradecido 81 vez(es) em 79 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 108 Magnun Magnun Magnun Magnun
Magnun está offline  
Antigo 07-04-2008, 14:31   #7 (permalink)
Padrão

Acho que o iproute2 faz... geralmente a gente prefere fazer balanceamento para que o outro link nao fique sem utilizacao nenhuma somente esperando o failover (afinal voce esta pagando por ele).

E acredito que a tecnologia que voce usa para se conectar na internet nao interfere em nada, inclusive porque o Linux nao é roteador

Participe do Underlinux Wiki!
http://www.under-linux.org/wiki/
Super Moderador

Agradeceu: 2
Agradecido 41 vez(es) em 39 Posts
Reputação: 385 mistymst
mistymst está offline  
Os seguintes usuarios agradeceram mistymst por este post:
Magnun (07-04-2008)
Antigo 07-04-2008, 14:57   #8 (permalink)
Padrão

Sei que o balanceamento utilizaria os 2 links. O caso é que esse não é o foco pois os 2 links já estão sendo utilizados, mas cada por aplicações diferentes. Só queria que quando ocorresse alguma coisa com o link que dá acesso à internet aos cliente eles fosse roteados (e serão também nateados) para o outro link. Por isso o failover se aplica mais à minha necessidade!

Sim, sei que a tecnologia não interfere. Me referia a questão de que meu gateway sempre vão ser os Modens e tudo que encontrei na net sobre failover utilizava como exemplo um gatway de IP válido. No caso de queda do link o gateway não responderia mais. No meu caso o gateway vai responder mesmo que o link caia. Essa é a minha dúvida. O iproute2 consegue detectar que o link caiu através das mensagens de erros do protocolo ICMP?? ou so por perda de conectividade?
Você falou: "Se botar tudo no Linux da para fazer". Você se referia a mover os links de acesso a internet para o linux certo?! tem como fazer isso sem ser necessário colocar tudo no Linux?!

Obrigado...
Participe de uma comunidade!

If you choose not to decide, you still have made a choice." - Freewill (Rush)
Escrevando na Wiki!!
Autor

Distribuição: Debian/Ubuntu
Agradeceu: 131
Agradecido 81 vez(es) em 79 Posts
Envios no Blog: 3
Reputação: 108 Magnun Magnun Magnun Magnun
Magnun está offline  
Antigo 07-04-2008, 15:06   #9 (permalink)
Padrão

Entendo, é pelo que eu percebi dos usuarios da sua rede eh que nao tem um controle efetivo para "bloquear" a saida pelo modem 2 caso seja necessario, por isso falei no caso de por tudo no gateway.

Vamos por parte:

1) Nao me lembro se o iproute2 detecta queda de link por icmp ou algum outro problema, tenho certeza que por "link down" na interface ele detecta... a muito tempo atras quando eu fiz o balancer (2-3 anos) ele nao fazia, agora jah nao sei, to desatualizado nele... eu geralmente faço com router. Mas se nao FIZER a gente pode por no crontab um scriptzinho para rolar de 1 em 1 minuto que em menos de 5 segundos rode e verifique se existe conectividade, e ai tome as devidas decisões.

2) Sim, o correto seria por tudo no Linux, mas não, nao precisa por tudo no Linux, afinal é so uma questão de rotas, quando eu falei por tudo no Linux foi pensado no quesito segurança.

Participe do Underlinux Wiki!
http://www.under-linux.org/wiki/
Super Moderador

Agradeceu: 2
Agradecido 41 vez(es) em 39 Posts
Reputação: 385 mistymst
mistymst está offline  
Tópico Trancado

Tags
iproute2, link_redundante

Opções do Tópico

Regras de Mensagens