|
|
||||||
| Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Membros | Calendário | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber... 1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K? 2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN? 3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer? 4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS? obrigado
|
![]() Registrado em: Apr 2004
Agradeceu: 0
Agradecido 1 vez em 1 Post
Reputação: 0
![]() |
|
|
|
|
#2 (permalink) | ||||
|
Citação:
A maioria das placas FXO utilizam a tecnologia da TigerJet, e tem alguns modems 56k que utilizam esse chip, tipo o MD3200. Citação:
Citação:
É bom saber, que essas placas genericas possuem um problema com o callerid. A diferença de preço entre essas genericas e as "originais" sao de uns US$750.00 no mínimo. Citação:
FXO recebe linha, FXS gera tom de linha. Valeu?
||||
|
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
Citação:
![]() Primeiramente.. para integrar seu asterisk com a PSTN (linha convencional) você necessitará de placas com portas FXO.. para isso você pode usar qualquer placa que lhe forneça essa porta.. existem alguns modems que são suportados pelo asterisk e identificados como X100P (Clones da digium).. os modelos suportados até o momento são: Intel 537PG and 537PU Ambient MD3200 Motorola 62802 - Alguns casos esses modems são identificados como SM56 PCI. (Porém.. com testes que eu fiz.. algumas funcionabilidades nao são tão perfeitas.. se queres algo garantido.. procure pelas placas digium | http://www.digium.com ) Quanto a sua segunda pergunta, como você sabe, algumas operadoras ocultam o id das ligações para poder oferecer um plano de identificação de id, as conhecidas binas, nesses casos vc terá que solicitar um plano para que suas ligações recebam o id, nas ligações originadas de celular normalmente o id não é ocultado, podendo assim, receber o numero da pessoa. A sua terceira pergunta eu acho que não está bem clara, mas em todos os casos, se a ligação é feita entre troncos asterisk, isto é possivel sim, mas ao sair para a PSTN você necessitará estar ligado a ela (lógica de rede) sendo assim, ao entrar na rede PSTN o id será repassado através da linha que é originado. A diferença entre FXO e FXS é : FXS (Foreign eXchange Station): Fornece alimentação (-48V) e ring, comporta-se como a placa de um PABX. (ramal) FXO (Foreign eXchange Office): Fornece endereçamento, ou seja, disca números telefônicos, comporta-se como um telefone.(linha) Não sei se fui claro.. Mas acredito que tenha ajudado.. ![]() Valeu |
![]() |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Citação:
E a FXS qual seria a funcionalidade dela na real então?
Agradecido 9 vez(es) em 8 Posts
![]() |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.
Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.
Agradeceu: 2
Agradecido 42 vez(es) em 40 Posts
Reputação: 387
![]() |
|
|
|
|
#8 (permalink) | |
|
Citação:
e a FXS eu uso para ligar no pabx para conectar os telefones ramais. No entando se eu tiver uma FXO e utilizar SoftPhone eu posso fazer ligações para a rede PSTN, correto.
![]() |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) | ||
|
Citação:
vc pode fazer ligacoes por fxs.. porem.. se quiser fazer ligacao para pstn precisará uma fxs.. (utilizando troncos de outras operadoras.. a conversao para a pstn é feita pela operadora.. nesses casos nao é necessario FXO na sua maquina.. pois vc é um ramal do tronco.. )
|
![]() |
||
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
FXS então é para ligar ele como PABX e fazer RAMAIS.
então só para mim entender para que eu possa ligar para PSTN eu preciso de uma FXO ou FXS.
![]() |
|
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Administração via web para o asterisk em pt-Br? | ibsol | Asterisk | 2 | 26-08-2006 22:57 |
| How to Asterisk | Eliandro Gerhartt | Adm. em Geral | 2 | 25-07-2006 11:24 |
| Asterisk | LeoJfa | Adm. em Geral | 12 | 28-11-2005 16:44 |
| essa é pros gurus! | Dragumra | Adm. em Geral | 13 | 11-04-2005 16:05 |
| Aos gurus em seguranca (Melhorar firewall!) | Proxy/NAT/Firewall | 2 | 17-02-2003 13:41 | |