Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Voip > Asterisk
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

para os gurus Asterisk

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 20-08-2006, 13:03   #1 (permalink)
Padrão para os gurus Asterisk

Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?

2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?

3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?

4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS?

obrigado

Agradeceu: 0
Agradecido 1 vez em 1 Post
Reputação: 0 The-shadow
The-shadow está offline  
Antigo 20-08-2006, 15:15   #2 (permalink)
Padrão Re: para os gurus Asterisk

Citação:
1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?
A ideia seria ter uma placa FXO da digium,digivoice,sangoma, algo do genero, seria a maneira mais correta, mas existe um jeito diferente.
A maioria das placas FXO utilizam a tecnologia da TigerJet, e tem alguns modems 56k que utilizam esse chip, tipo o MD3200.

Citação:
2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?
Sim, se na linha possuir identificador de chamadas e utilizar uma placa "original" e nao "genericas". Genericas seria essas placas 56k fajuta.

Citação:
3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?
Bem, voce pode trocar o "callerid" para chamadas SIP, na teoria até daria de trocar, mas eu (experiencia propria) ainda nao tive essa oportunidade.
É bom saber, que essas placas genericas possuem um problema com o callerid.
A diferença de preço entre essas genericas e as "originais" sao de uns US$750.00 no mínimo.

Citação:
A placa FXO recebe sinal, a FXS gera sinal.
FXO recebe linha, FXS gera tom de linha.

Valeu?

Distribuição: *BSD
Agradeceu: 6
Agradecido 76 vez(es) em 74 Posts
Reputação: 178 GrayFox GrayFox
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para GrayFox
GrayFox está offline  
Antigo 20-08-2006, 15:18   #3 (permalink)

Citação:
Postado Originalmente por The-shadow
Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

obrigado
Caro The_Shadow..
Primeiramente.. para integrar seu asterisk com a PSTN (linha convencional) você necessitará de placas com portas FXO.. para isso você pode usar qualquer placa que lhe forneça essa porta.. existem alguns modems que são suportados pelo asterisk e identificados como X100P (Clones da digium).. os modelos suportados até o momento são:

Intel 537PG and 537PU
Ambient MD3200
Motorola 62802 - Alguns casos esses modems são identificados como SM56 PCI.
(Porém.. com testes que eu fiz.. algumas funcionabilidades nao são tão perfeitas.. se queres algo garantido.. procure pelas placas digium | http://www.digium.com )

Quanto a sua segunda pergunta, como você sabe, algumas operadoras ocultam o id das ligações para poder oferecer um plano de identificação de id, as conhecidas binas, nesses casos vc terá que solicitar um plano para que suas ligações recebam o id, nas ligações originadas de celular normalmente o id não é ocultado, podendo assim, receber o numero da pessoa.

A sua terceira pergunta eu acho que não está bem clara, mas em todos os casos, se a ligação é feita entre troncos asterisk, isto é possivel sim, mas ao sair para a PSTN você necessitará estar ligado a ela (lógica de rede) sendo assim, ao entrar na rede PSTN o id será repassado através da linha que é originado.

A diferença entre FXO e FXS é :
FXS (Foreign eXchange Station): Fornece alimentação (-48V) e ring, comporta-se como a placa de um PABX. (ramal)
FXO (Foreign eXchange Office): Fornece endereçamento, ou seja, disca números telefônicos, comporta-se como um telefone.(linha)

Não sei se fui claro..
Mas acredito que tenha ajudado..

Valeu

Agradeceu: 1
Reputação: 0 budairc
Enviar mensagem via ICQ para budairc Enviar mensagem via Windows Live Messenger para budairc
budairc está offline  
Antigo 20-08-2006, 20:47   #4 (permalink)

entao basta eu ter uma placa FXO para conseguir efectuar e receber chamadas da PSTN?

Reputação: 0 The-shadow
The-shadow está offline  
Antigo 20-08-2006, 23:16   #5 (permalink)

exato.. istó é.. se ela estiver ligada a pstn.. ehhe

Enviar mensagem via ICQ para budairc Enviar mensagem via Windows Live Messenger para budairc
budairc está offline  
Antigo 21-08-2006, 10:15   #6 (permalink)

Citação:
Postado Originalmente por budairc
exato.. istó é.. se ela estiver ligada a pstn.. ehhe
Pera ae colega, é isto mesmo que eu entendi, para que eu possa fazer e receber ligações eu só preciso de uma placa FXO!
E a FXS qual seria a funcionalidade dela na real então?

Agradecido 9 vez(es) em 8 Posts
Reputação: 0 LinuxKids
LinuxKids está offline  
Antigo 21-08-2006, 11:07   #7 (permalink)

Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.

Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.

Participe do Underlinux Wiki!
http://www.under-linux.org/wiki/
Super Moderador

Agradeceu: 2
Agradecido 42 vez(es) em 40 Posts
Reputação: 387 mistymst
mistymst está offline  
Antigo 21-08-2006, 11:15   #8 (permalink)

Citação:
Postado Originalmente por mistymst
Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.

Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.
Então tipo assim a FXO eu utilizo ela, para receber ligações da PSTN, certo, e fazer ligações vinda da internet ou de adaptadores ATA correto.
e a FXS eu uso para ligar no pabx para conectar os telefones ramais.
No entando se eu tiver uma FXO e utilizar SoftPhone eu posso fazer ligações para a rede PSTN, correto.

LinuxKids está offline  
Antigo 21-08-2006, 11:20   #9 (permalink)

Citação:
Postado Originalmente por LinuxKids
Citação:
Postado Originalmente por mistymst

Então tipo assim a FXO eu utilizo ela, para receber ligações da PSTN, certo, e fazer ligações vinda da internet ou de adaptadores ATA correto.
e a FXS eu uso para ligar no pabx para conectar os telefones ramais.
No entando se eu tiver uma FXO e utilizar SoftPhone eu posso fazer ligações para a rede PSTN, correto.
Entenda da seguinte forma.. FXO (linha) FXS (ramal)
vc pode fazer ligacoes por fxs.. porem.. se quiser fazer ligacao para pstn precisará uma fxs.. (utilizando troncos de outras operadoras.. a conversao para a pstn é feita pela operadora.. nesses casos nao é necessario FXO na sua maquina.. pois vc é um ramal do tronco.. )

budairc está offline  
Antigo 21-08-2006, 11:27   #10 (permalink)

FXS então é para ligar ele como PABX e fazer RAMAIS.
então só para mim entender para que eu possa ligar para PSTN eu preciso de uma FXO ou FXS.

LinuxKids está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts