Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Voip > Asterisk
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Voip Interno

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 10-08-2007, 22:46   #11 (permalink)
Padrão

Só p/ corrigir...o codec correto é o g711 (alaw e ulaw) e não o g723.
Foi mau

Agradeceu: 1
Agradecido 0 vez(es) em 0 Posts
Reputação: 20 DrSwimmer28
DrSwimmer28 está offline  
Antigo 10-08-2007, 22:58   #12 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por DrSwimmer28 Ver Post
Olá, Marcelo... por enquanto estou rodando o trixbox no VirtualPc como teste em uma rede wi-fi com 20 usuários (extensions)...estou utilizando os codecs iLBC e G723 (alaw e ulaw), que rodam melhor em redes sem fio...principalmente o iLBC, que é oferece menor perda de pacotes em redes wireless... sem contar que o X-lite tem esses 03 codecs...tem o codec G729, mas é pago.
Comecei os testes há 15dias e, até agora, tudo bem...mesmo em horários de pico...Usamos o AP G120plus da Zinwell e ativei o QoS neles, dando prioridade alta em UDP para a porta 5060 e a faixa 10000-20000 (configuro essa faixa de porta no X-lite), p/ facilitar a liberação no firewall tb; TCP/UDP, porta 80, como prioridade média, TCP porta 21 como baixa, e as demais como média.
As únicas vezes que a voz fica metalizada e quando o fornecedor (Hispamar) falha conosco...por sinal, estamos tentando contato coma ComSat e a IPnet p/ mudar de fornecedor de sinal...moro em uma das ilhas do arquipélago do Marajó, então o sinal é só por satélite mesmo.
Se souberem algum bom fornecedor de conexão (menos Hispamar, Embratel, BrasilTelecom), entrem em contato (alvaro_med@click21.com.br), ok?
Grande abraço
Boa noite Álvaro ... Obrigado pelo compartilhamento da sua experiência ...
Rapaz ... Vc roda em cima de um sinal de satélite ainda ? Não adiciona muita latência ?
Me diz uma coisa ... Vc tem 20 usuários ... mas quantas ligações concorrentes vc tem geralmente ou no horário de pico ? Não uso o G.711 apesar da qualidade superior exatamente pela perda de pacotes ... mas com certeza o iLBC ganha de todos em ambientes cuja perda de pacotes.

Obrigado novamente, e me deixe saber ...
Pra falar a verdade, não testei ostensivamente ainda ... mas vou ... e posto os resultados ...

Sds,

Agradeceu: 6
Agradecido 2 vez(es) em 2 Posts
Reputação: 19 marcelocbf
marcelocbf está offline  
Antigo 11-08-2007, 15:47   #13 (permalink)
Padrão Usuários

Até que não percebo muito a latência...só quando o link da hispamer...fica ruim....
Aki...até o telefone convencional (TELEMAR) é via satélite...ou seja, normalmente já existe latência...um pouco de "équio"...as vezes, o voip está até melhor que o convencional, por mais incrível que possa parecer...
Até agora, o máximo que testei foi até 10 usuário simultâneos...nunca passou disso...
Estamos adquirindo outra máquina p/ fazer testes melhores e, possivelmente, usarei um IP "quente" nela...então começarei a fazer ligações VOIP com alguns amigos e parentes de outras localidades...o objetivo é fazer os ajustes até dezembro p/ , em janeiro, concluir a instalação de servidor VOIP interno e comercialização de créditos VOIP, bem como outros serviços de telefonia IP p/ pequenas empresas.

Última edição por DrSwimmer28; 12-08-2007 às 00:13. Motivo: Acrescentar informações

Reputação: 20 DrSwimmer28
DrSwimmer28 está offline  
Antigo 21-08-2007, 01:34   #14 (permalink)
Padrão

Ajuda no trixbox

--------------------------------------------------------------------------------

Rodo ele aqui numa rede com 20 maquinas, o servidor não senta mesmo em horarios de pico

Minha configuração é:

2 MD3200 x100p clone
1 p4 2.4ghz
1 giga ram
40 HD
placa rede intel ( EIS O SEGREDO, I/O )

Se precisar de ajuda no TRIXBOX/ELASTIX manda ai ok

Ah, outra coisa, voip funciona bem sim em wireless ok, tenho enlaces aqui de 2 km que falam muito bem.

Reputação: 23 int21
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para int21 Enviar mensagem via Skype para int21
int21 está offline  
Antigo 21-08-2007, 02:57   #15 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por int21 Ver Post
Ajuda no trixbox

--------------------------------------------------------------------------------

Rodo ele aqui numa rede com 20 maquinas, o servidor não senta mesmo em horarios de pico

Minha configuração é:

2 MD3200 x100p clone
1 p4 2.4ghz
1 giga ram
40 HD
placa rede intel ( EIS O SEGREDO, I/O )

Se precisar de ajuda no TRIXBOX/ELASTIX manda ai ok

Ah, outra coisa, voip funciona bem sim em wireless ok, tenho enlaces aqui de 2 km que falam muito bem.
Legal ...
Bom saber que o seu VoIP roda bem em sua rede wireless ...
Posso fazer uma pergunta ? O que vc usa para o Access Point ?

Valeu,
Obrigado

Agradeceu: 6
Reputação: 19 marcelocbf
marcelocbf está offline  
Antigo 21-08-2007, 11:09   #16 (permalink)
Padrão

estou usando AP-2000

Reputação: 23 int21
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para int21 Enviar mensagem via Skype para int21
int21 está offline  
Antigo 09-10-2007, 20:57   #17 (permalink)
Padrão Ai pessoal

Li todos os comentarios acima porem nao encontrei nada dizendo sobre banda, ou seja para 20 a 30 usuarios quanto de banda sera nescessario.
Se alguem poder me ajudar ficarei grato.

Agradeceu: 0
Reputação: 0 llbarcelos
llbarcelos está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts