|
|||||||
| Wiki | Classificados | Galeria | Reviews | Jogos | Comunidades | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Sobre |
| Cadastre-se | Fotos | Blogs | Lista de Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Opções do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
![]() Registrado em: Nov 2006
Distribuição: Ubuntu 7.10
Agradeceu: 102
Agradecido 60 vez(es) em 58 Posts
Reputação: 91
![]() ![]() ![]() |
Pessoal eu estava pesquisando sobre configuração de um server DNS (BIND9) nesse site aqui: DNS server Setup using bind in Ubuntu -- Ubuntu Geek
porém fiquei em dúvidas com algumas coisas. Alguém poderia me ajudar?? Ele configura uma zona de DNS da seguinte forma: Código:
zone “example.com” {
type master;
file “/etc/bind/zones/example.com.db”;
};
No arquivo /etc/bind/zones/example.com.db ele configura o seguinte: Código:
example.com. IN SOA ns1.example.com. admin.example.com. ( 2007031001 28800 3600 604800 38400 ) example.com. IN NS ns1.example.com. example.com. IN MX 10 mail.example.com. www IN A 192.168.0.2 Após isso ele configura a zona inversa: /etc/bind/zones/rev.0.168.192.in-addr.arpa Nela ele coloca: Código:
@ IN SOA ns1.example.com. admin.example.com. ( 2007031001; 28800; 604800; 604800; 86400 ) IN NS ns1.example.com. 1 IN PTR example.com O que é "IN NS" e "1 IN PTR" antes dos nomes?? Não consegui encontrar muita literatura sobre essas coisas... Alguém pode me indicar alguma?? O mais interessante é que eu configurei meu DNS alterando somente alguns parâmetros e funcionou sem problemas...Mas eu queria muito entender o que todas essas coisas querem dizer!! Desde já agradeço pessoal! |
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Super Moderador Cacique
Distribuição: Debian, Kubuntu
Agradeceu: 5
Agradecido 204 vez(es) em 183 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 427
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
acredito que neste link existem respostas para suas dúvidas...
Artigos br-linux.org: Configurando um servidor *DNS primário *no Conectiva Linux valeu []'s
![]() Machine Registered: 300.107 "Não queira saber tudo mas seja bom naquilo que sabe." Educação é bom e evita penalização! ____ Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui) ____ -= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!! |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram lucianogf por este post: | Magnun (18-03-2008) |
|
|
#3 (permalink) |
![]() Registrado em: Nov 2006
Distribuição: Ubuntu 7.10
Agradeceu: 102
Agradecido 60 vez(es) em 58 Posts
Reputação: 91
![]() ![]() ![]() |
Luciano, muto obrigado pelo link ele ajudou muito mas ainda tenho algumas dúvidas. Será que você pode me ajudar?
Nos arquivos de zona direta e reversa ele sempre traz o texto "@ IN SOA ns1.example.com. admin.example.com." antes dos parênteses e vários números. Ainda não descobri o que quer dizer esse @, o SOA e porque ele sempre põe dois FQDN. Sei que o primeiro é o servidor dns, mas e o segundo? No tutorial que você me indicou não são utilizadas essas linhas na zona direta: "example.com. IN NS ns1.example.com. example.com. IN MX 10 mail.example.com." Porque? Por último, na zona reversa é utilzado o seguinte parâmetro: "1 IN PTR www.meudominio.com.br" O que significa o parâmetro PTR?? É necessário criar uma zona reversa para todos os servidores que eu possuir? Nesse caso quais parâmetros são utilizados?? Seria da mesma forma que na zona direta? Utilizando o parâmetro A??? Desde já agradeço pessoal! |
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Super Moderador Cacique
Distribuição: Debian, Kubuntu
Agradeceu: 5
Agradecido 204 vez(es) em 183 Posts
Envios no Blog: 1
Reputação: 427
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O caracter @ no início da linha é um sinônimo para o nome do dominio especificado na diretiva "zone" do arquivo named.conf, então se no named.conf você colocou exemplo.com o @ será equivalente a ele neste arquivo.
IN - indica estar na internet e define o tipo de rede. SOA - na ordem vem o name server e o endereço de e-mail do responsável pela zona, no endereço de e-mail o caracter @, que para o DNS tem um significado particular, deve ser substituito por um ponto. SOA (Start of Authority) - Contém as informações básicas sobre a zona, como e-mail do administrador, servidor DNS principal, tempo máximo de cache e outros. A (Address) - Mapeia um nome de máquina a um IP. NS (Name Server) - Indica um servidor de nomes do domínio. MX (Mail Exchanger) - Indica o servidor de e-mail do domínio. CNAME (Canonical Name) - Define um apelido para um nome de host. PTR (Pointer) - Mapeia endereços IP para nomes de máquina. SRC (Service) - Registro genérico para indicar um servidor responsável por um determinado serviço. Ex. Kerberos, ldap. TXT (Text) - Os registros TXT servem para acrescentar texto descritivo aos registros de DNS, Ex: IN TXT "Servidor HTTP"
![]() Machine Registered: 300.107 "Não queira saber tudo mas seja bom naquilo que sabe." Educação é bom e evita penalização! ____ Copiando do Alexandre Correa - (clique aqui) ____ -= Como fazer perguntas inteligentes =- <-- cliquem aqui!!!! |
|
|
| Os seguintes usuarios agradeceram lucianogf por este post: | Magnun (18-03-2008) |
![]() |
| Tags |
| bind9 |
| Opções do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Duvidas sobre QoS | Dedao | Adm. em Geral | 1 | 13-09-2007 14:27 |
| Duvidas sobre SFQ e TBF | napster | Proxy/NAT/Firewall | 0 | 04-06-2007 10:52 |
| duvidas sobre a SCM | evertonfritz | Wireless | 1 | 09-12-2005 23:19 |
| Duvidas sobre C | Programação | 5 | 10-01-2005 10:38 | |
| Duvidas sobre VPN | Redes/Protocolos | 5 | 27-06-2003 16:06 | |