|
|||||||
| Wiki | Classificados | Galeria | Reviews | Jogos | Comunidades | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Sobre |
| Cadastre-se | Fotos | Blogs | Lista de Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
![]() |
|
|
LinkBack | Opções do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
Olá pessoal!!Depois de muito tentar... pesquisar (guia do hardware, under-linux, vivaolinux, terra postmaster, etc) fazer e refazer e fazer mais uma vez.... CANSEI. Não queria fazer mais um tópico sobre DNS Reverso, porque tá cheio, mas não achei outro jeito. O detalhe é o seguinte: nó temos um AS (Faixa de IP) um /20. YYY.XX.WW/20 Nós temos autoridade sobre esta faixa. Ela é nossa (nós somos a operadora) então não é problema de pedir pra operadora liberar o reverso, achei muito disso no fórum então estou esclarecendo logo. Lá no Registro.br estão as opções pra eu delegar a faixa de ip pra resolver no servidor que eu quiser. Fui configurar o servidor de DNS pra essa rede, depois de muito bater e tentar, tá funcionando. Está resolvendo o nome do meu domínio pra um ip desses da faixa /20. tenho os servidores DNS. serv1.meudominio.com.br serv2.meudominio.com.br eles estão funcionando sem problema nenhum e os serviços desses dependentes dele também (página, e-mail). O grande problema de tudo é o REVERSO. Esse bem dito não funciona e isso é um problema já que tenho o servidor de e-mails e muitos e-mails estão sendo considerados spam. Vou passar abaixo as configurações dos meus arquivos do BIND e peço que algum iluminado ache onde está o problema. Detalhes: está funcionando com FEDORA 6 e o bind em CHROOT AQUIVO named.conf: =================================== =========================== // generated by named-bootconf.pl options { directory "/var/named"; /* * If there is a firewall between you and nameservers you want * to talk to, you might need to uncomment the query-source * directive below. Previous versions of BIND always asked * questions using port 53, but BIND 8.1 uses an unprivileged * port by default. */ query-source address * port 53; listen-on { 127.0.0.1/32; 0.0.0.0/0; }; allow-recursion { 127.0.0.1/32; YYY.XX.WW/20; }; }; // // a caching only nameserver config // controls { inet 127.0.0.1 allow { localhost; } keys { rndckey; }; }; zone "." IN { type hint; file "named.ca"; }; zone "localhost" IN { type master; file "localhost.zone"; allow-update { none; }; }; zone "0.0.127.in-addr.arpa" IN { type master; file "named.local"; allow-update { none; }; }; zone "0.in-addr.arpa" { type master; file "named.zero"; }; zone "255.in-addr.arpa" { type master; file "named.broadcast"; }; zone "meudominio.com.br" IN { type master; file "db.meudominio.com.br"; allow-transfer { YYY.XX.WW.91; }; }; zone "WW.XX.YYY.in-addr.arpa" { type master; file "db.YYY.XX.WW.0.rev"; allow-update { none; }; }; include "/etc/rndc.key"; =================================== ============================== --X-- ARQUIVO DO REVERSO db.YYY.XX.WW.0.rev =================================== ============================== $TTL 86400 @ IN SOA serv1.meudominio.com.br. hostmaster.meudominio.com.br. ( 20080600702 3H 15M 1W 1D ) IN NS serv1.meudominio.com.br. IN NS serv2.meudominio.com.br. 90 IN PTR meudominio.com.br. 91 IN PTR serv2.meudominio.com.br. =================================== ============================= O PROBLEMA: Quando vou testar com dig -x YYY.XX.WW.90 dá a seguinte mensagem: ;; global options: printcmd ;; Got answer: ;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: SERVFAIL, id: 58717 ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 0, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0 ;; QUESTION SECTION: ;90.WW.XX.YYY.in-addr.arpa. IN PTR ;; Query time: 0 msec ;; SERVER: 189.90.80.90#53(189.90.80.90) ;; WHEN: Sat Jun 7 12:06:01 2008 ;; MSG SIZE rcvd: 43 esse SERVFAIL está me tirando o juizo! É isso. Alguém aponte o cocô que eu fiz. Sds. |
Usuário
![]() Registrado em: Apr 2008
Agradeceu: 1
Agradecido 13 vez(es) em 10 Posts
Reputação: 11
![]() |
|
|
|
|
#5 (permalink) | |
|
Citação:
no seu named.conf coloque assim: zone "AAA-BBB.WW.XX.YYY.in-addr.arpa" { type master; file "db.YYY.XX.WW.0.rev"; }; onde AAA-BBB são respectivamente o primeiro e último IP da sua faixa. No meu caso aqui é uma máscara /28 então está indo de 108 (ip do roteador da operadora) até 123 (ip broadcast).
Elder J Lehnsherr LINUX USER #422378 [ Debian GNU/Linux ] |
Usuário
![]() |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| dns bind, reverso |
| Opções do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| DNS Reverso | ivanribeiro | Bind/Named/Djbdns | 3 | 03-05-2007 10:43 |
| DNS REVERSO | spyderlinux | Bind/Named/Djbdns | 3 | 16-02-2006 10:24 |
| Dns reverso | andreylch | Bind/Named/Djbdns | 4 | 02-01-2006 9:22 |
| Server can't find meuIPreverso.in-add.arpa: NXDOMAIN | Bind/Named/Djbdns | 10 | 24-02-2005 22:36 | |
| DNS REVERSO | Bind/Named/Djbdns | 8 | 13-05-2003 17:39 | |