Visite também: Br-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]
Voltar   Under-Linux.org Fóruns > Sistemas Operacionais > Serviços > Bind/Named/Djbdns
Wiki Classificados Reviews Jogos Grupos Sociais RSS Feeds FAQ Termos de Uso Contato Sobre
Registrar Fotos Membros Calendário Pesquisar Postados Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Problema grave no DNS

Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico
Antigo 09-03-2007, 08:22   #1 (permalink)
Padrão Problema grave no DNS

Olá pessoal.

Estou com um grave problema que me tirou o sono esta noite... Tenho um servidor de dominio com varios dominios nele e um que uso como o principal, mas ontem começaram os problemas, muitos clientes começaram a ligar dizendo não estarem conseguindo receber e enviar emails desse respectivo dominio. Mas o curioso disso tudo foi que como não consegui nenhuma informacao a nivel local(porque internamente esta funcionando) entrei na fapesp e de lá o dominio resolve normal...e em atendimento com a telemar na tentativa de solucionar esse problema foi identificado que de alguns locais eles resolvem e de outros naum...o que deixa parecer que os servidores que tem esse endereço em cache consgue enxerga-lo, mas os demais nao.....Estou pirando...gostaria de obter ajuda de voces para resolver esse problema....Muito obrigado...

Ps. pensei na possibilidade do Servidor de DNS naum estar divulgando esse dominio...Mas se for isso não sei como resolver.

Agradeceu: 63
Agradecido 10 vez(es) em 7 Posts
Reputação: 89 standart
Enviar mensagem via ICQ para standart
standart está offline  
Antigo 09-03-2007, 08:39   #2 (permalink)
Padrão

Pelo que sei, a FAPESP publica seu dns em três horários, não lembro ao certo mas é algo em tornode 8h, 12h e 18h então eles podem ter feito alguma lambragem e isso só vai ser resolvido na próxima publicação, levando em consideração o refresh dos servidores, vai demorar um tempo para a informação convergir.

É uma possibilidade.....

Agradeceu: 2
Agradecido 4 vez(es) em 4 Posts
Reputação: 0 RicardoPerin
RicardoPerin está offline  
Antigo 09-03-2007, 08:45   #3 (permalink)
Padrão

Olá Ricardo, cara no desespero que estou fico feliz de obter ja uma tentativa de ajuda em tao pouco tempo que postei...Muito Obrigado mesmo.

Mas para sua informação veja essa publicação do resgistro.br.

"Prezado(a) Usuário(a),

Publicação DNS Quasi-on-line
----------------------------

A partir de 23/10/2006, às 10:00 h, entra em operação um novo
procedimento para publicação das delegações DNS. As publicações DNS
que atualmente ocorrem 3 vezes ao dia passarão a ocorrer a cada 30
minutos."

Obs: E meu problema esta ocorrendo desde ontem.

Valeu amigo

Citação:
Postado Originalmente por RicardoPerin Ver Post
Pelo que sei, a FAPESP publica seu dns em três horários, não lembro ao certo mas é algo em tornode 8h, 12h e 18h então eles podem ter feito alguma lambragem e isso só vai ser resolvido na próxima publicação, levando em consideração o refresh dos servidores, vai demorar um tempo para a informação convergir.

É uma possibilidade.....

standart está offline  
Antigo 09-03-2007, 10:19   #4 (permalink)
Padrão Telemar é coisa do capeta!!!!

Cara, estou com um problema quase parecido...e é justamente com a Telemar (sempre digo que quem inventou a Telemar foi o Capeta, pq pra infernizar a vida dos outros eles são bons demais...hehehehhe), mas vamos lá: Meu bloco de IP não tinha zona de DNS reverso, então entrei em contato com eles (foram dois dias só pra conseguir um email de contato) para que fosse delegado o DNS reverso. Depois de algumas horas, recebi um email informando a delegação, só que foi delegado da seguinte forma: IP CNAME xxx.xxx.xxx.200,in-addr.arpa. Acontece que alguns servidores que administro (Embratel e outros com links de provedores da cidade) conseguem resolver o DNS reverso para o endereço informado acima, mas servidores UOL, Terra, Yahoo, não fazem. Devido a esse problema não consigo enviar emails para esses provedores, pois eles verificam o DNS reverso. Fiz um teste de DNS Reverso no Terra (Terra - Postmaster) e é informado que não está configurado corretamente.

Só que tenho uma dúvida: ao invés da delegação feita pela Telemar que foi um CNAME para xxx.xxx.xxx.200.in-addr.arpa (não existe host com esse nome) não deveria apontar para meu servidor DNS (ns1.meudominio.com)???????

Se alguém puder ajudar, fico agradecido, pois já estou com esse problema há uma semana e a Telemar diz que por lá está tudo certo. E que o problema estaria no meu servidor DNS.

Abraço à todos!

Agradeceu: 0
Agradecido 17 vez(es) em 16 Posts
Reputação: 45 macvitor
macvitor está offline  
Antigo 09-03-2007, 14:24   #5 (permalink)
Padrão

Pessoal, é o Seguinte, verificam se internamente no proprio servidores de dns seus, eles estão sendo resolvido normalmente o reverso.
Caso esteja normal, façam a verificação de delegação no registro.br, se está ok, se tiver ok, cabo nem esquente a cabeça com isso abra um chamado na Telemerd....
E falem o problema que vc está tendo.
Tive um problema de reverso a alguns meses, atrás link EBT, mas do nada não sei o que houve no Registro.br tinha descadastrado os meus servidores de dns., Bom fica ae a dica, qualquer coisa, se puder ajudar posta ae flw.

T+

Agradecido 9 vez(es) em 8 Posts
Reputação: 0 LinuxKids
LinuxKids está offline  
Antigo 09-03-2007, 15:54   #6 (permalink)
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por macvitor Ver Post
Cara, estou com um problema quase parecido...e é justamente com a Telemar (sempre digo que quem inventou a Telemar foi o Capeta, pq pra infernizar a vida dos outros eles são bons demais...hehehehhe), mas vamos lá: Meu bloco de IP não tinha zona de DNS reverso, então entrei em contato com eles (foram dois dias só pra conseguir um email de contato) para que fosse delegado o DNS reverso. Depois de algumas horas, recebi um email informando a delegação, só que foi delegado da seguinte forma: IP CNAME xxx.xxx.xxx.200,in-addr.arpa. Acontece que alguns servidores que administro (Embratel e outros com links de provedores da cidade) conseguem resolver o DNS reverso para o endereço informado acima, mas servidores UOL, Terra, Yahoo, não fazem. Devido a esse problema não consigo enviar emails para esses provedores, pois eles verificam o DNS reverso. Fiz um teste de DNS Reverso no Terra (Terra - Postmaster) e é informado que não está configurado corretamente.

Só que tenho uma dúvida: ao invés da delegação feita pela Telemar que foi um CNAME para xxx.xxx.xxx.200.in-addr.arpa (não existe host com esse nome) não deveria apontar para meu servidor DNS (ns1.meudominio.com)???????

Se alguém puder ajudar, fico agradecido, pois já estou com esse problema há uma semana e a Telemar diz que por lá está tudo certo. E que o problema estaria no meu servidor DNS.

Abraço à todos!

Brother, essa zorra de DNS reverso é um pouco confusa mesmo...Mas na zona de DNS reverso voce configura IN PTR e naum CNAME...se é isso que voce esta querendo saber....espero ter ajudado.

standart está offline  
Antigo 09-03-2007, 16:01   #7 (permalink)
Padrão

Putz pessoal, tive de fazer uma rapida viagem e agora acabei de chegar, mas para minha supresa a coisa piorou um pouco....agora nem da fapesp esta sendo resolvendo para esse dominio.

Mas internamente continua funcionando perfeitamente...

standart está offline  
Antigo 09-03-2007, 16:02   #8 (permalink)
Padrão

LinuxKid,

Como vc resolveu seu problema?

Outra pergunta: Como faço o teste de delegação para um dominio .com? o registro.br só faz .com.br.

O que acho mais estranho no meu problema é que:

- Internamente:
host 200.xxx.xxx.xxx
resposta: xxx.xxx.xxx.200.in-addr.arpa domain name pointer ns1.meudominio.com.

- Externamente
host 200.xxx.xxx.xxx
resposta: xxx.xxx.xxx.200.in-addr.arpa domain name pointer xxx.xxx.xxx.200-in-addr.arpa.

Internamente o reverso é resolvido normalmente, sendo o correto ns1.meudominio.com, já externamente não há a mesma resposta. Esse problema é da Telemar, correto? Deveriam ter apontado o reverso para ns1.meudominio.com....meu pensamento está certo?

Valeu pela ajuda!

macvitor está offline  
Antigo 09-03-2007, 16:22   #9 (permalink)
Padrão

Olá,

Existe a possibilidade do servidor de DNS não estar divulgando o meu dominio??

Valeu

standart está offline  
Antigo 09-03-2007, 17:15   #10 (permalink)
Padrão

standart,

Não foi só com vc...meu problema tbm piorou...externamente o reverso não responde mais, só interno. Abaixo colocarei as consultas.

******************* Consultas Internas ao meu servidor DNS ************************
- Consulta Direta

nslookup
> server ns1.meudominio.com
Default server: ns1.meudominio.com
Address: 200.123.456.156#53
ns1.meudominio.com
Server: ns1.meudominio.com

Name: ns1.meudominio.com
Address: 200.123.456.156

Tudo OK!

***Consulta Inversa

nslookup
> server ns1.meudominio.com
Default server: ns1.meudominio.com
> 200.123.456.156
Server: ns1.meudominio.com

156.456.123.200.in-addr.arpa name = ns1.meudominio.com.

- Tudo OK!

****************** Consultas solicitadas ao DNS da Telemar ************************

*** Consulta Direta

nslookup
> server ns2.telemar-ba.net.br
Default server: ns2.telemar-ba.net.br
Address: 200.223.0.84#53
> ns1.meudominio.com
Server: ns2.telemar-ba.net.br

Non-authoritative answer:
Name: ns1.meudominio.com
Address: 200.123.456.156

- Até aqui tudo OK!

*** Consulta inversa

nslookup
> 200.123.456.156

** server can't find 156.456.123.200.in-addr.arpa: NXDOMAIN

- Aqui que pega!!!! Agora não retorna nada, mas antes o servidor da Telemar retornava 156.154-161.456.123.200.in-addr.arpa., ficando assim:

nslookup
> 200.123.456.156

156.456.123.200.in-addr.arpa name = 156.154-161.456.123.200.in-addr.arpa.

- É esse 156.154-161.456.123.200.in-addr.arpa. que não concordo. Para mim ele está errado, pois deveria ter a mesma resposta quando fiz o teste internamente (ns1.meudominio.com).

Eu queria tirar essa dúvida com vcs, porque estou querendo meter sem cuspe na Telemar. Isso já me tirou o sono de uma semana e sem falar nas reclamações de não conseguir enviar emails para determinados domínios, por causa da checagem de DNS reverso.

Se alguém puder analisar e ajudar, agradeço muito!!!!

macvitor está offline  
Tópico Trancado

Ferramentas do Tópico

Regras para Posts