|
|
||||||
| Wiki | Classificados | Reviews | Jogos | Grupos Sociais | RSS Feeds | FAQ | Termos de Uso | Contato | Sobre |
| Registrar | Fotos | Membros | Calendário | Pesquisar | Postados Hoje | Marcar Fóruns Como Lidos |
Quer ver menos banners de publicidade ? Entao Cadastre-se!
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
Olá a todos,
Instalei o shaper, mas não consigo usar o CBQ pra fazer o controle de banda. Vejam abaixo os comandos que usei e o resultado deles. O arquivo cbq.init existe, mas tá vazio. Onde estou errando? Grato a todos. server:/etc/shaper# dpkg -l shaper Desejado=U=Desconhecido/Instalar/Remover/aPagar/H=Manter | status=Não/Instalado/arquiv.-Config./U=Descomp./Falhou-config/H=semi-inst. |/ Erro?=(nenhum)/H=Mantido/precisa-Reinst./X=os dois problemas (status,Erro: maiúsculas=ruim) ||/ Nome Versão Descrição +++-===============-===============-=================================== =========== ii shaper 2.2.12-0.7.3-2. Traffic shaper init script (cbq.init) for Linu server:/etc/shaper# cbq compile -bash: cbq: command not found server:/etc/shaper# cbq start -bash: cbq: command not found server:/etc/shaper# cbq stats -bash: cbq: command not found server:/var/cache/shaper# ls cbq.init server:/var/cache/shaper# cat cbq.init server:/var/cache/shaper# server:/etc/shaper# cat cbq #Arquivo de exemplo cbq-0002.fulano_in64k: # DEVICE=eth2,10Mbit,1Mbit RATE=64K WEIGHT=6Kbit PRIO=5 RULE=192.168.100.12 BOUNDED=yes ISOLATED=yes # #Arquivo de exemplo cbq-0002.fulano_out64k: # #DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit RATE=64K WEIGHT=6Kbit PRIO=5 RULE=192.168.100.12, BOUNDED=yes ISOLATED=yes |
![]() |
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Cara... você não tem um binario chamado cbq!
Olhando o que vem nesse pacote que você instalou (shaper) ele não tem isso não! Da uma olhada na pagina da debian.org! Debian -- Filelist of package shaper/etch/all Você não esta usando a ferramenta da maneira correta! Você ja tentou executar /etc/init.d/shaper [start|stop|restart] ?
Distribuição: Debian/Ubuntu
Agradeceu: 3
Agradecido 74 vez(es) em 68 Posts
Envios no Blog: 10
Reputação: 101
![]() ![]() |
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Zenun,
Esqueci de dizer que instalei o shaper com o apt-get. A pasta /etc/init.d/shaper foi criada, o arquivo shaper nesse local tem um grande scritp. ### Default CBQ_PATH & CBQ_CACHE settings CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/shaper} CBQ_CACHE=${CBQ_CACHE:-/var/cache/shaper/cbq.init} O conteúdo acima é do shaper. Ficarei grato se você puder me dá uma ajuda na instalação e uso correto do CBQ. Abraços. |
![]() |
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Imagino que você deva ter feito isso... mas em sistemas debian?
Porque olhando o site da debian.org esse é o conteúdo do pacote que você instalou: Código:
/etc/cron.d/shaper /etc/default/shaper /etc/init.d/shaper /usr/share/doc/shaper/README.Debian /usr/share/doc/shaper/README.shaper.gz /usr/share/doc/shaper/changelog.Debian.gz /usr/share/doc/shaper/copyright /usr/share/doc/shaper/tcio7.ps.gz Você pode verificar se você possue algum comando execute o "whereis"!
![]() ![]() |
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Citação:
Então cara... o que eu acho é que esse script que esta em /etc/init.d/shaper irá ler esse seu arquivo de configuração (/etc/shaper/cbq.ini) e irá aplicar as regras que você colocou ali! Tente isso!
![]() ![]() |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Zenun,
Correto. O conteúdo que cheguei a ver aqui foi esse mesmo. Mas depois perdi isso tudo. Logo que instalei o shaper com o apt-get, usei os comandos: dpgk -l shaper que um colega do forum me passou, e cheguei a ver informações do shaper. Depois usei o comando: cbq stats, onde também vi informações, mas depois de mexer, mexer, nem isso mais eu vi. Quanto ao tc, veja o resultado que me foi reportado: server:/etc/init.d# whereis tc tc: /sbin/tc /usr/lib/tc /usr/share/man/man8/tc.8.gz Provavelmente o shaper foi "bichado", depois de tanto eu mexer. |
![]() |
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Hummm então em um momento você teve o comando cbq?
Alguma coisa foi feita entao que ele não existe mais! Você chegou a remover algum programa? Porque eu acho que só com o script /etc/init.d/shaper ele ja deve aplicar as regras de QoS usando o tc baseado no que você configurou no /etc/shaper/cbq.ini Você fez alguma tentativa do tipo /etc/init.d/shaper start para ver se ele aplicou as regras?
![]() ![]() |
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Zenun,
Esse arquivo tá vazio, o cbq.init que fica nesse caminho: /var/cache/shaper/cbq.init. Eu criei um arquivo de nome cbq que fica dentro de /etc/shaper, lá eu coloquei o script que supostamente faria o controle na entrada e saída. Creio que fiz todos os passos corretos. Mas se você puder me dá uma "luz", ficarei grato. |
![]() |
|
|
![]() |
| Ferramentas do Tópico | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Apanhando do Dude | Gervani | Mikrotik | 0 | 22-03-2007 10:12 |
| Apanhando do Bind | centralservice | Bind/Named/Djbdns | 11 | 06-07-2005 16:10 |
| Apanhando do Apache+SSL | estanisgeyer | Apache | 2 | 30-10-2003 07:32 |
| apanhando do xfree86 | noir | Iniciantes | 5 | 04-07-2003 12:16 |
| Apanhando do SIM! | Mero_Aprendiz | Adm. em Geral | 1 | 23-03-2003 02:27 |